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Por Vinícius Cassela, Mariana Laboissière, betnacional paysandu — Brasília
05/06/2024 12h42 Atualizado 05/06/2024
O Ministério Público Federal (MPF) propôs 🧬 ao Senado Federal a possibilidade de utilização da inteligência artificial (IA) para prevenção à criminalidade. A sugestão busca alterar o 🧬 projeto que regulamenta a inteligência artificial (IA) no Brasil.
O texto está em betnacional paysandu fase de discussão na Casa, e, segundo 🧬 o relator, senador Eduardo Gomes (PL-TO), previsto para ser votado até 12 de junho.
Uma das sugestões apresentadas pelo MPF ao 🧬 Senado — de um universo de 12 propostas — é para que a IA seja usada na prevenção de crimes. 🧬 Entretanto, o órgão não detalha como esse uso seria realizado.
‘Entendeu? Ou quer que desenhe?’: Debate sobre inteligência artificial no dia 🧬 a dia
Para alguns especialistas, contudo, é importante entender, na prática, como o recurso vai ser empregado nesses casos (leia mais 🧬 abaixo).
Para o MPF, inclusive, a aliança entre prevenção de crimes e o uso da inteligência artificial deve ser incorporada como 🧬 um princípio para a “mitigação de riscos e danos” e para “impedir que atos de violência possam vir a acontecer”.
As 🧬 propostas do MP nasceram a partir de um estudo desenvolvido por um grupo de trabalho do órgão, voltado à área 🧬 de tecnologia e comunicação.
Esse grupo analisou ponto a ponto do projeto e as possibilidades de alteração na redação do texto.
Em 🧬 seguida, o estudo foi enviado à Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial no Brasil (CTIA) do Senado, onde o assunto 🧬 está em betnacional paysandu debate.
Ainda segundo o relator do projeto, ao todo, o Senado recebeu mais de 2,5 mil contribuições de 🧬 diversas entidades.
“É preciso ter bom senso para que a inteligência artificial não ultrapasse direitos e também para definir regras para 🧬 responsabilizar os envolvidos”, afirmou o relator.
Inteligência Artificial —
: Canva
Veja abaixo o que o projeto divulgado diz e as mudanças 🧬 propostas:
Quais mudanças foram sugeridas?
Redação apresentada pelo relator
A redação do projeto — divulgada pelo relator — diz que fica proibido o 🧬 uso de IA que utilize parâmetros com base em:
traços de personalidade;características físicas;comportamento passado, criminal ou não
Isso, dentro de um contexto 🧬 de análise de risco do cometimento de crimes.
Mas, para o MPF esse trecho precisa de mudanças (leia abaixo quais).
Propostas de 🧬 mudança do MPF
De acordo com o Ministério, as forças de segurança precisam, sim, ter a possibilidade de utilizar da inteligência 🧬 artificial em betnacional paysandu apoio aos profissionais nos seguintes casos:
prevenção;investigação;persecução (processo que ocorre quando há suspeitas de um crime);processo criminal.
Paralelamente, o 🧬 MPF destaca que todos esses casos devem ser embasados em betnacional paysandu fatos objetivos e verificáveis.
Além disso, que tais situações devem 🧬 estar diretamente ligadas a uma atividade criminosa.
"Evidentemente, a presunção de inocência e a ausência de discriminação impedem que pessoas sejam 🧬 classificadas como tendentes ao cometimento de crime, conforme características individuais ou de grupo", pontuou o MPF no estudo.
"No entanto, isso 🧬 não deve impedir que a atividade policial, do Ministério Público e do Poder Judiciário, no âmbito penal, não possa ser 🧬 melhorada na defesa da sociedade com o uso de sistemas de inteligência artificial", completou o parecer do órgão.
Observações de especialistas
Para 🧬 o professor da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em betnacional paysandu computação e direito digital, Frank Ned Santa Cruz de 🧬 Oliveira, um problema que a sociedade pode enfrentar, em betnacional paysandu função da abrangência do uso de inteligência artificial na segurança 🧬 pública, é o comprometimento do direito individual devido ao uso excessivo e incorreto das ferramentas pelo Estado.
“Quando a gente abre 🧬 essa possibilidade de uso dessas tecnologias por essas corporações, certamente a gente está colocando a sociedade brasileira em betnacional paysandu risco, 🧬 porque são inúmeros os exemplos de desvio da utilização do aparato policial no sentido”, afirmou.
O professor ainda lembrou que a 🧬 implementação de tecnologias no serviço diário de combate à criminalidade enfrenta resistência, como nos casos das câmeras corporais utilizadas por 🧬 policiais militares.
No estado de São Paulo, por exemplo, as câmeras nas fardas — que não usam biometria facial, isto é, 🧬 IA — são alvo de questionamentos. O governo do estado divulgou o edital de compra de 12 mil novas câmeras, 🧬 com a possibilidade do policial desligar a filmagem quando quiser, o que foi criticado por especialistas do segmento.
De acordo com 🧬 o professor, essa situação já possibilitaria a “ampliação das violências cometidas” pelas forças.
“Sem falar dos abusos de poder, né? A 🧬 gente verifica agora, por exemplo, na dificuldade que é na implementação de tecnologias mais simples que é a câmera corporal 🧬 [em policiais militares]. Esse equipamento permitiria registrar abordagem até para segurança, não só do policial, mas do próprio cidadão. E 🧬 a resistência que nós encontramos na corporação, e nós temos aí um risco imenso de não criar uma superforça policial, 🧬 mas da ampliação das violências cometidas por essas corporações”, disse Oliveira.
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Treinamento de IA
O especialista também cita um exemplo de um sistema implantado em betnacional paysandu Brasília que usa 🧬 câmeras de segurança, mas que depende de ação humana. Segundo ele, os acionamentos são maiores para suspeitos negros que brancos.
Diante 🧬 disso, ele avalia que, se, em betnacional paysandu casos de decisões humanas já há um viés, o risco é ainda maior 🧬 com o uso de IA, uma vez que ela pode reproduzir esse padrão a partir de um treinamento humano.
Frank ainda 🧬 pondera que o texto precisa definir, de forma clara, comissões de “governança, auditoria e transparência”, assim como mecanismos de controle 🧬 da forma como a inteligência artificial será utilizada.
“Se tecnologias como essa, que são muito poderosas, forem operadas dentro de caixas 🧬 cinza, nós temos aí um uma potencialização, uma 'exponencialização' de riscos à sociedade. Na violação de direitos fundamentais.”
O advogado Marcelo 🧬 Cárgano, especialista em betnacional paysandu direito digital, diz que, primeiramente, é importante entender que o projeto de lei brasileiro, que tem 🧬 o objetivo de regulamentar a inteligência artificial, se espelha no modelo europeu, que proíbe, por exemplo, o policiamento preditivo, que 🧬 seria baseado em betnacional paysandu previsões sobre o cometimento de crimes antes mesmo deles acontecerem.
Ainda de acordo com Cárgano, qualquer discussão 🧬 que permita a tomada de decisões a partir do uso de algoritmos — que façam inferências sobre probabilidades de uma 🧬 pessoa cometer um crime ou não — é algo perigoso.
“É, obviamente, extremamente perigoso, porque você trata a princípio todo mundo 🧬 como criminoso em betnacional paysandu potencial e você, no extremo, chega a prender a pessoa antes mesmo do cometimento do crime”, 🧬 afirmou o advogado.
“Usar isso [a inteligência artificial] a partir de certas evidências, comportamentos, dá um indício de que aquela pessoa 🧬 está propensa a cometer um ato criminoso, que seria um Minority Report [filme]. Então, eu acho que a sociedade, o 🧬 Estado não está pronto ainda pra esse tipo de regulação, e é muito arriscado isso.(...) Uma vez que você pode 🧬 ter viés dentro da construção do próprio algoritmo, esse viés pode ser direcionado para perseguição política, perseguição de etnia, perseguição 🧬 de classe social e aí você tem problemas”, complementou Frank.
Segundo Marcelo Cárgano é importante questionar, por exemplo:
“Até que ponto a 🧬 base de dados usada para o cálculo desses modelos probabilísticos é correta e não enviesada?”;“Até que ponto a base de 🧬 dados não se baseia em betnacional paysandu dados incompletos, inexatos ou errados?”;“E, ainda que a base de dados seja ampla, até 🧬 que ponto você consegue extrapolar do modelo probabilísticos o risco que uma determinada pessoa vai deixar de cometer um exato 🧬 crime?”
“É uma discussão muito ampla, que começa pela base de dados que se tem, as inferências, o tipo de vigilância 🧬 que a gente vai implementar”, afirmou Cárgano.
Reconhecimento facial, câmera, segurança digital —
: Bernard Hermant/Unsplash
Relatório prévio
O projeto de lei original 🧬 — sem as alterações propostas pelo MPF — segundo o relator Eduardo Gomes, amplia poderes dados aos órgãos públicos.
Um relatório 🧬 apresentado por Gomes na comissão temática pondera que as ferramentas de inteligência artificial podem ser usadas para monitorar a população 🧬 nos casos específicos:
de inquérito ou processo criminal, mediante autorização da Justiça – desde que não seja para investigação de "infração 🧬 penal de menor potencial ofensivo";para busca de desaparecidos, vítimas de crimes ou circunstâncias de ameaça grave à integridade física;de investigação 🧬 e repressão de flagrantes delitos, desde que os crimes tenham pena mínima de dois anos; epara recaptura de réus evadidos, 🧬 cumprimento de mandados de prisão e medidas restritivas.
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