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Rieko Hirosawa: A Blind Woman Keeping the Goze Music Alive in Japão
Rieko Hirosawa senta-se brabet oficial um banco de pedra ao 💳 lado debrabet oficialcasa, afina seu instrumento e toma um deep breath. Ela solta uma nota impossivelmente alta enquantobrabet oficial💳 bachi batida nas três cordas de seu shamisen, um instrumento tradicional.
Juntos, eles cortam a stillness de uma tarde opressivamente úmida. 💳 Se seus vizinhos estavam se perguntando se a Hirosawa, geralmente falando suavemente, estava brabet oficial casa, agora eles sabem.
Pouco mais de 💳 uma década se passou desde que a Hirosawa começou a aprender goze uta (canções de mulheres cegas) - um gênero 💳 prodigioso de música que abrange quatro séculos e que a maioria dos japoneses provavelmente nunca ouviu.
Que ela agora toque com 💳 a compostura de uma veterana é notável por duas razões: não existe uma única partitura musical goze e, mesmo que 💳 as cordas e notas tenham sido escritas, a Hirosawa não seria capaz de lê-las.
"Eu soube quando era uma criança jovem 💳 que iria perder a visão", diz a Hirosawa brabet oficialbrabet oficialcasa no topo de uma colina brabet oficial Tomi, Nagano, com 💳 a linha do horizonte dos Alpes Japoneses do Norte ao fundo.
O vínculo espiritual com a música goze
Mas é devido à 💳 brabet oficialcondição, não brabet oficial spite dela, que a 65-year-old formou um vínculo espiritual inquebrável com a música das goze - 💳 mulheres cegas e visualmente impaired que ganhavam a vida como músicas itinerantes e que chegaram a número brabet oficial centenas no 💳 final do século 19.
Na região noroeste, onde a tradição floresceu durante o período Edo (1603-1868), a Hirosawa está no centro 💳 de um movimento para proteger o legado das goze .
"Elas cantavam músicas enquanto viviam vidas realmente difíceis", diz ela. "Só 💳 sobreviver era um desafio. Eles usavam música para ter um sentido de propósito e depois passavam essas habilidades para seus 💳 aprendizes."
O gênero musical, que textos históricos e obras de arte sugerem ter começado há tanto quanto os séculos 1500, não 💳 era uma escolha de carreira simples. Na Japão feudal, meninas de regiões rurais pobres que sofriam de deficiência visual como 💳 resultado da catarata e do sarampo, então comuns, tinham apenas duas formas de ganhar a vida - como massagistas ou 💳 como músicas itinerantes.
Aqueles que escolheram a segunda rota da pobreza e discriminação se tornaram aprendizes residenciais brabet oficial guilds dirigidas por 💳 uma goze experiente, que passaria as músicas por palavra de boca e ensinaria o shamisen sentando-se atrás de músicos mais 💳 jovens e guiando suas mãos ao longo das três cordas do instrumento.
A vida entre esses grupos de quatro ou cinco 💳 mulheres era rigorosamente regulamentada, mesmo que as aprendizes fossem incentivadas a ver suas pares como irmãs ebrabet oficialmestra como 💳 uma figura materna.
A vida como goze
Eram esperadas para dar uma parte de suas ganâncias à mulher mais senior brabet oficial um 💳 ato de lealdade e observavam uma hierarquia rigorosa, desde o uso de honoríficos para endereçar músicas seniores, até a forma 💳 como elas usavam seu cabelo. As menos experientes comiam e se banhavam por último,brabet oficialclassificação aumentando a cada ano 💳 de seu aprendizado.
As mulheres não eram autorizadas a se casar e os homens eram banidos de suas moradias. Aqueles que 💳 foram encontrados brabet oficial relacionamentos ilícitos corriam o risco de serem expulsos do grupo ou de perder anos de seu aprendizado.
"Não 💳 era incomum para os pais ir diretamente para a mestra de uma casa goze e pedir que ela aceitassebrabet oficial💳 filha", diz Zenji Ogawa, curador de um museu dedicado às músicas brabet oficial Takada, uma cidade brabet oficial Niigata prefeitura que costumava 💳 ser casa de quase 100 performers.
"Eles estavam preocupados com o que aconteceria com eles depois de morrer, brabet oficial um tempo 💳 brabet oficial que as pessoas com deficiências tinham poucas oportunidades e não havia assistência social."
A vida na estrada era ainda mais 💳 árdua. Três ou quatro músicas, lideradas por uma guia vidente, passavam 300 dias do ano andando de uma aldeia para 💳 a outra, principalmente nas prefeituras noroeste do Japão de Nagano e Niigata, embora algumas tenham viajado para Fukushima na costa 💳 do Pacífico ou até mesmo para presente-dia Tokyo.
Carregando seus instrumentos e pertences, elas atravessavam montanhas e neve profunda, cada uma 💳 mantendo uma mão na ombro da mulher à frente. Aqueles que desmaiavam de exaustão teriam que ser carregados para a 💳 próxima aldeia.
As mulheres eram pagas brabet oficial arroz que elas trocariam por dinheiro. "Havia a crença de que as goze deveriam 💳 ter poderes mágicos para terem superado tantas adversidades e se tornarem músicas, então as pessoas comprariam de volta o arroz 💳 que elas tinham doado às mulheres", diz Ogawa, que organiza turnês de ônibus brabet oficial locais e museus relacionados ao goze 💳 e conversa felizmente com visitantes ao museu que passou a década passada preenchendo com artefatos, desde as waraji sandálias de 💳 palha que as mulheres usavam na estrada até
s raras brabet oficial preto e branco de suas performances.
"Eles achavam que alimentar 💳 o arroz para seus filhos os faria tão firmes quanto as mulheres", adiciona Ogawa, co-fundador da Associação de Preservação e 💳 Promoção da Cultura Takada Goze. "Foi o contrário da discriminação. As pessoas com deficiências sofreram discriminação terrível naqueles dias, claro, 💳 mas as goze eram tratadas diferentemente."
As mulheres eram esperadas para memorizar um grande número de músicas para tocar brabet oficial casas 💳 particulares e brabet oficial festivais, muitas delas jōrūri narrativas das lutas de pessoas comuns, às vezes com uma mensagem espiritual.
A última 💳 verdadeira goze
A propagação de entretenimento moderno, juntamente com a introdução de assistência social, melhor educação para pessoas com deficiências visuais 💳 e uma atitude mais iluminada brabet oficial relação às pessoas com deficiências visuais, acelerou o declínio das goze , cujos números 💳 caíram dramaticamente após a segunda guerra mundial.
Haru Kobayashi, que ficou cega aos três meses de idade, é considerada a última 💳 verdadeira goze . Nascida brabet oficial 1900, ela passou a infância trancada brabet oficial um quarto no fundo debrabet oficialcasa brabet oficial 💳 Niigata e começoubrabet oficialcarreira aos oito anos.
Ela continuou se apresentando até 1978 e foi nomeada tesouro nacional vivo e 💳 recebeu a medalha de honra.
Se não fosse por a longevidade de Kobayashi - ela morreu brabet oficial uma casa de repouso 💳 brabet oficial 2005 aos 105 anos - a Hirosawa pode nunca ter descoberto a história, a cultura e a música das 💳 goze .
"Kobayashi-san tinha 101 anos quando a conheci", diz a Hirosawa, que queria entrevistar a musicista para seu programa de 💳 rádio local, Rieko no Mado (Rieko's Window). "Ela havia perdido a visão, claro, ebrabet oficialaudição estava falhando também."
A Hirosawa 💳 havia sido advertida por funcionários da casa de repouso de que Kobayashi não seria capaz de cantar durantebrabet oficialreunião.
"Mas 💳 ela estava determinada a cantar um verso de uma música para mim. Quando ouvibrabet oficialmúsica, foi como trovão ... 💳 Eu nunca tinha experimentado nada parecido. Ele me deu arrepios, e eu chorei o tempo todo, mesmo no trem de 💳 volta para casa."
Inspirada pelo encontro, ela continua a memorizar mais do repertório goze com a ajuda de um professor que 💳 uma vez estudou sob Kobayashi. "Tudo o que quero é que as pessoas desfrutem da música ... depois de todo, 💳 isso era o propósito original das goze", ela diz.
A Hirosawa, que se apresenta brabet oficial eventos brabet oficial todo o Japão, soube 💳 por 20 anos que perderia a visão.
"Eu estava realmente ansiosa pelo futuro e me perguntava como eu sobreviveria. Minha experiência 💳 é completamente diferente da das goze, claro. Eu sou uma personalidade de rádio por mais de 30 anos e tenho 💳 uma família ... e é o caso de outras mulheres cegas.
"Mas a sociedade ainda impõe limites do que as mulheres 💳 podem fazer ... ainda mais para mulheres cegas. Então, quando as pessoas ouvem mim tocar goze uta, espero que as 💳 pessoas tenham um verdadeiro sentido das lutas que as mulheres comuns japonesas experimentaram há tantos anos."
Com o cão-guia Sophia a 💳 seus pés, a Hirosawa se prepara para outra música: "Eu gosto de vir aqui e cantar enquanto estou diante das 💳 montanhas", ela diz. Não há dúvida de que as montanhas estão ouvindo.
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