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Aprendamos lições da história hoje mais do que nunca

Mães com filhos pequenos sentam-se isoladas luva bet aposta suas próprias casas, inconscientes dos 👍 experimentos de criação comunal de crianças dos anos 70. Radiodifusores justificam o conteúdo populista com o argumento de que é 👍 o que "pessoas comuns" querem, apesar da rica tradição intelectual de trabalhadores do século XIX. A adesão atual da liderança 👍 trabalhista a regras fiscais rígidas despreza os sucessos passados de empréstimos para investir e tributar as rendas mais altas luva bet aposta 👍 90%. Essas histórias nos permitem ver que os males contemporâneos como austeridade e desigualdade são contingentes, não inevitáveis: não tem 👍 que ser assim.

O mantra da atitude mindfulness de "viver no presente" nos distrai do problema real: não estamos vivendo o 👍 suficiente no passado. A "agora" perpétua da vida online erode nossa memória coletiva. Romances históricos e séries de TV estão 👍 luva bet aposta demanda, mas muitas vezes como veículos de escapismo. O História para Amanhã não poderia, portanto, ser mais oportuno ou 👍 bem-vindo. Os livros de Roman Krznaric incluem O Bom Ancestral: Como Pensar de Longo Prazo luva bet aposta um Mundo de Curto 👍 Prazo, e este último também está focado luva bet aposta abordar o aquecimento global, a divisão social e a Inteligência Artificial luva bet aposta 👍 expansão para construir um futuro melhor; desta vez minerando a história para precedentes e paradigmas que possam oferecer soluções esquecidas.

Um 👍 olhar para o passado para construir um futuro melhor

Nós começamos luva bet aposta Jamaica luva bet aposta 1831, quando 20.000 escravos perderam a paciência 👍 com o gradualismo altivo dos elite brancas, incendiando plantações e tomando o controle da terra: uma revolta que provou ser 👍 "um ponto de virada crucial" na história da abolição. Krznaric faz um caso mais amplo para este "efeito de flanco 👍 radical", luva bet aposta que ativistas instigam uma crise política que acelera o ritmo do cambio: veja também o Black Power e 👍 a Extinction Rebellion (embora ainda não seja possível determinar se o último será decisivo luva bet aposta evitar o desastre climático).

Políticos populistas 👍 gostam de associar o sentimento anti-imigração à tradição luva bet aposta vez de racismo (pelo menos luva bet aposta público); chamar para mais tolerância 👍 parece um ataque a comunidades estabelecidas. Krznaric cita a contratradição do multiculturalismo na medieval Andaluzia, onde judeus, muçulmanos e cristãos 👍 conviveram razoavelmente bem (embora alguns estudiosos vejam isso como uma visão enrijecida). A proximidade forçada da vida urbana facilita a 👍 convivialidade: um fenômeno conhecido como "teoria do contato".

Conforme o excesso de consumo esgota os recursos planetários, Krznaric aponta a cidade 👍 japonesa de Edo, agora Tóquio, onde, a partir do século XVII, os xoguns reinantes responderam à escassez instituindo uma economia 👍 circular rigorosamente regulamentada de zero-resíduos (um de muitos buzzwords neste livro). Quase tudo era reutilizado, reparado ou reciclado: "restos de 👍 cera de vela eram remoldados, potes de metal antigos eram derretidos, cabelos humanos eram vendidos a fabricantes de perucas". Agora 👍 o desafio é como simular a escassez luva bet aposta uma era de aparente abundância do consumidor.

Enquanto medidas de cima para baixo 👍 como as de Edo podem ser eficazes, Krznaric prefere o autogoverno descentralizado e de base, como a tribunal de água 👍 (Tribunal de las Aguas) estabelecido por governantes islâmicos na Valência medieval e ainda luva bet aposta operação hoje, com agricultores locais se 👍 reunindo para fazer cumprir a distribuição justa deste recurso precioso. É um sistema que desafia a ideia prevalecente de que, 👍 deixadas às suas próprias disposições, as pessoas pegam mais do queluva bet apostaparte: o chamado "trágico do comum".

Há histórias de 👍 advertência aqui também, como o movimento eugenésico que assombra o desenvolvimento da tecnologia de edição genética comercial. Melhor olhar para 👍 o desenvolvimento da vacina contra a poliomielite eluva bet apostainiciativa de "pré-financiamento coletivo" (a "March of Dimes") que levantou fundos 👍 suficientes para financiar o maior ensaio clínico luva bet aposta campo da história médica americana, liderado pelo virologista Jonas Salk. Após a 👍 descoberta da vacina luva bet aposta 1955, Salk foi entrevistado na TV pelo entrevistador Ed Murrow, que perguntou-lhe a quem pertencia a 👍 patente. "Bem, o povo, diria eu", respondeu Salk. "Poderia patentear o sol?" Há uma mensagem aqui para a vasta indústria 👍 biotecnológica privatizada.

Uma lição do passado para o presente

Uma chave para evitar o colapso da civilização foi oferecida tão cedo quanto 👍 1375 pelo estudioso árabe Ibn Khaldun luva bet aposta seu livro The Muqaddimah, uma tentativa de explicar como as antigas cidades norte-africanas 👍 cairam luva bet aposta ruínas. Em 1400, o conquistador turco-mongol Timur (ou Tamerlane) sitiou Damasco. Ouvindo que Khaldun havia sido capturado, Timur 👍 o baixou por uma corda luva bet aposta uma cesta sobre as paredes da cidade luva bet aposta seu acampamento para ouvir suas insights. 👍 Khaldun explicou que as antigas impérios careciam de asabiya, "solidariedade coletiva". Os pesquisadores contemporâneos Luke Kemp e Peter Turchin concordam, 👍 argumentando que a concentração de riqueza e a desigualdade política são os maiores impulsionadores da desintegração social.

A solidariedade foi reforçada 👍 no passado pela presença de uma ameaça externa, e infelizmente o aquecimento global não se sente realmente assim. Alguma esperança 👍 reside luva bet aposta identificar inimigos internos (empresas de combustíveis fósseis e bilionários). Ou podemos reacender "biophilia", o amor pela natureza, expresso 👍 no livro de John Evelyn de 1664 Sylva, que iniciou uma mania de plantio de árvores, e na explosão de 👍 poesia natural, botânica linneana e jardinagem recreativa no século XVIII.

Apesar de abundantes sinais, ainda assim guardamos uma crença residual do 👍 Iluminismo na progressão automática (uma ideia que devemos descartar), levando a perigosos descuidos e o que ecologistas chamam de síndrome 👍 do "sapo cozido" - ou "rãs fervendo" -: uma tendência a subestimar o declínio de longo prazo. Empresas de tecnologia 👍 alegam que seus produtos criaram oportunidades sem precedentes para conexões sociais e compartilhamento de informações, mas cafés cosmopolitas já estavam 👍 servindo isso no século XVIII.

Especialistas luva bet aposta história podem ser distraídos por seus próprios contra-exemplos que complicam as "lições aprendidas", mas 👍 Krznaric admite facilmente ter colhido cerejas: seu objetivo é exibir um buffet de idéias para escolher. O problema para mim 👍 é que a seleção é um pouco magra. Demasiado espaço é dedicado a estabelecer argumentos bem trilhados que certamente já 👍 são aceitos pelos leitores prováveis do livro (mudança climática ruim, multiculturalismo bom, consumismo ruim, igualdade boa), e muitos dos exemplos 👍 são facilmente encontráveis nos clichês esquerdistas-verdes. Queria que este livro cavasse mais fundo no registro histórico, se engajasse mais profundamente 👍 luva bet aposta debates sobre o que faz com que o cambio aconteça e trabalhasse mais para demonstrar como esses precedentes podem 👍 ser costurados no agora e aqui.

História para Amanhã: Inspiração do Passado para o Futuro da Humanidade de Roman Krznaric 👍 é publicado pela WH Allen (£22). Para apoiar o Guardian e o Observer, encomendeluva bet apostacópia no guardianbookshop.com. Podem ser 👍 aplicadas taxas de entrega.


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