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Dakhla, uma pequena cidade no território disputado do Sahara Ocidental que é controlado principalmente por Marrocos.

Está localizado cbet gg 4 um longo 🌜 cuspe de areia entre o Oceano Atlântico e uma lagoa com água salgada. Seu vento consistente faz dele hotspot para 🌜 entusiastas do kitesurf, mas a construção por meio da metade pode transformar essa área num portal comercial

O megaprojeto de USR$ 🌜 1,2 bilhão deverá ser concluído cbet gg 4 2028. Abrangendo 1.650 hectares, o complexo incluirá um porto comercial com terminal petrolífero e 🌜 estaleiro naval; haverá uma ponte ligando a porta à terra para além da estrada que liga esta cidade ao longo 🌜 do litoral até Tânger ou na fronteira sul entre Mauritânia (Madeira).

"Estamos construindo um ecossistema", disse Nisrine Iouzzi, diretora de construção 🌜 da

O Porto Atlântico de Dakhla, diz à cbet gg 4 . Uma vez operacional ela espera que o porto manipule 35 🌜 milhões toneladas por ano da mercadoria

Isso não só impulsionará a economia de Marrocos, diz ela. Mas poderia ajudar o país 🌜 se tornar um centro marítimo para comércio mundial e conectar regiões como África Ocidental Oriente Médio - Europa – 🌜 América do Norte-Americana (América Latina), Ilhas Canárias ou mesmo da America Do Sul;

"A localização geográfica é fundamental para o sucesso 🌜 do porto", diz ela, acrescentando que a iniciativa atraiu investimentos estrangeiros significativos.

O projeto faz parte da estratégia portuária nacional de 🌜 Marrocos, que visa modernizar e fortalecer a infraestrutura portuária até 2030 para melhorar seu papel nas cadeias globais.

Portos marítimos como 🌜 Casablanca, Tanger-Med e Agadir já foram ou estão sendo atualizados mas devido àcbet gg 4localização o porto de Dakhla é 🌜 visto particularmente significativo na abertura do aeroporto.

outras partes do continente africano para o comércio mundial.

“Acreditamos firmemente que com essa infraestrutura 🌜 – infra-estrutura portuária, infraestruturas rodoviárias e energias renováveis - seremos muito atraentes para os investidores cujo objetivo é chegar a 🌜 um dos mercados de crescimento mais rápido”, diz Mounir Houari.

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Porto Atlântico de Dakhla quer impulsionar comércio na África Ocidental

Com a implementação do acordo de 🌜 livre comércio continental da África, que visa criar um mercado único para bens e serviços o porto poderia incentivar 🌜 ao processamento das matérias-primas dentro deste continente.

"Menos de 5% dos recursos naturais africanos são processados na África porque não há 🌜 infraestrutura industrial e infra-estrutura exportadora", diz Houari. O porto Dakhla" incentivará muitos Africanos a começar o processamento desses mesmos meios, 🌜 permitindo que os países criem mais empregos para melhorar suas habilidades ou know how (conhecimento) além do fortalecimento das próprias 🌜 indústrias."

Espera-se que a região do Sahel, especialmente países sem litoral como Mali Chade e Burkina Faso se beneficiem. Houari 🌜 explica o facto de Marrocos ter concedido à Região acesso às suas infraestru

"uma porta para o comércio marítimo atlântico".

Turloch Mooney, 🌜 chefe de inteligência portuária e análise da empresa S&P Global Market Intelligence diz que o desenvolvimento pode ser benéfico para 🌜 a região.

"É muito positivo ver a infraestrutura portuária e comercial moderna sendo desenvolvida no Sahara Ocidental, onde há potencial para 🌜 apoiar um grande interior na África ocidental", diz ele. “A infra-estrutura portuário de qualidade é parte do pacote da garantia 🌜 dos investimentos diretos estrangeiros que tem sido fator chave nas estratégias bem sucedidas cbet gg 4 muitos países emergentes.”

Mas o Sahara Ocidental 🌜 e a região do Sahel têm uma longa história de agitação. "As disputas locais podem tornar muito mais desafiadoras as 🌜 infraestruturas portuária, bem como logística confiável", diz Mooney ndia

Ele adverte que a infraestrutura por si só não impulsionará o crescimento 🌜 do comércio na região e, portanto consequentemente dependa da boa governança dos portos.


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