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O uso de materiais alternativos pode ajudar a reduzir a extração de lítio e outros minérios para a fabricação de ♠ baterias

Puf! A luz acabou.

Mas, em uma rua na Índia, uma máquina de autoatendimento bancário segue funcionando alegremente, distribuindo dinheiro para ♠ as pessoas. Em parte, graças ao algodão queimado.

Essa máquina tem uma bateria de reserva no seu interior, que contém carbono ♠ proveniente de algodão cuidadosamente queimado.

"O processo específico é um segredo, para dizer a verdade", afirma Inketsu Okina, chefe de inteligência ♠ da empresa japonesa PJP Eye, fabricante da bateria.

E ele não está brincando. "A temperatura é um segredo e a atmosfera ♠ é um segredo. A pressão é um segredo", prossegue ele, cauteloso.

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Okina conta que é preciso atingir alta ♠ temperatura – mais de 3.000 °C. E que 1 kg de algodão gera 200 g de carbono. Como cada célula ♠ de bateria precisa de apenas 2 g, o lote de algodão comprado pela empresa em 2023 segue sendo usado até ♠ hoje, segundo ele.

As baterias são formadas por três componentes básicos: dois eletrodos e um eletrólito entre eles.

Podcast traz áudios com ♠ reportagens selecionadas.

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Um dos eletrodos passa a ter carga positiva e é conhecido como cátodo, enquanto o eletrodo com ♠ carga negativa é chamado de ânodo.

Durante o uso, partículas carregadas chamadas íons fluem do ânodo para o cátodo através do ♠ eletrólito. Este fluxo permite o movimento dos elétrons ao longo dos fios do circuito elétrico conectado à bateria.

Nas baterias desenvolvidas ♠ pela PJP Eye, em conjunto com pesquisadores da Universidade Kyushu de Fukuoka, no Japão, o carbono é empregado para formar ♠ o ânodo – um dos dois eletrodos entre os quais fluem os íons, que são as partículas carregadas das baterias.

Os ♠ íons se movem em uma direção quando a bateria está sendo carregada e na direção oposta ao fornecer energia para ♠ um aparelho.

A maioria das baterias usa grafite como ânodo, mas a PJP Eye defende quecomo apostar no futebol virtual betanoabordagem é mais sustentável, ♠ já que ela pode produzir ânodos utilizando resíduos de algodão da indústria têxtil.

Com a imensa demanda por baterias prevista para ♠ os próximos anos, impulsionada pelo aumento dos veículos elétricos e pelos grandes sistemas de armazenamento de energia, pesquisadores e empresas ♠ vêm desenvolvendo freneticamente possíveis alternativas para as baterias de grafite e íons de lítio, tão comuns hoje em dia.

Como a ♠ PJP Eye, eles defendem que poderíamos utilizar materiais muito mais sustentáveis e facilmente disponíveis para a produção de baterias.

A demanda ♠ cada vez maior por veículos elétricos requer o desenvolvimento de materiais sustentáveis para a fabricação de baterias

A mineração de lítio ♠ pode causar impactos consideráveis ao meio ambiente. A extração do metal exige grandes quantidades de água e energia e o ♠ processo pode deixar imensas cicatrizes no terreno.

O lítio recuperado costuma ser transportado do local de mineração por longas distâncias, até ♠ ser refinado em países como a China. E o grafite também é extraído da natureza ou produzido a partir de ♠ combustíveis fósseis, ambos com impactos ambientais negativos.

"É muito fácil imaginar qual pode chegar a ser o tamanho da pegada de ♠ carbono à medida que o material das baterias passa pela extração e transporte", segundo Sam Wilkinson, analista da empresa fornecedora ♠ de informações e análise de mercados S&P Global Commodity Insights.

Outro exemplo é o cobalto, empregado em muitas baterias de íons ♠ de lítio. O metal é extraído predominantemente na República Democrática do Congo – e existem relatos de perigosas condições de ♠ trabalho naquele país.

Da água do mar até os biorresíduos e pigmentos naturais, existe uma longa lista de possíveis alternativas naturais, ♠ disponíveis muito mais facilmente. O difícil é comprovar que qualquer uma delas pode competir de forma realista com as baterias ♠ existentes no mercado, aparentemente tão indispensáveis no nosso mundo repleto de aparelhos.

A PJP Eye também propõe a possibilidade de melhorar ♠ o desempenho das baterias e torná-las mais verdes.

"A superfície do nosso carbono é maior que a do grafite", segundo Okina. ♠ Ele descreve como a química do ânodo dacomo apostar no futebol virtual betanobateria de carbono único da marca Cambrian permite que ela seja ♠ carregada com rapidez até 10 vezes maior que as baterias de íons de lítio existentes.

O cátodo da bateria é feito ♠ de um óxido de "metal básico". Okina não conta exatamente qual é esse metal, mas eles incluem cobre, chumbo, níquel ♠ e zinco, que podem ser obtidos mais facilmente e são menos reativos do que metais alcalinos como o lítio.

A empresa ♠ afirma que está desenvolvendo uma bateria de eletrodos de carbono duplo, com os dois eletrodos feitos de carbono de origem ♠ vegetal. A tecnologia é baseada em pesquisas realizadas por pesquisadores da Universidade Kyushu, mas a bateria não deve estar disponível ♠ antes de 2025.

Poder carregar uma bateria rapidamente não faz muita diferença para uma máquina de autoatendimento bancário, mas é importante ♠ para veículos elétricos, quando você deseja abastecer para seguir viagem.

Okina menciona que a empresa chinesa Goccia, em parceria com a ♠ japonesa Hitachi, desenvolveu uma bicicleta elétrica alimentada pela bateria da PJP Eye, que será colocada à venda no Japão. Okina ♠ afirma que a velocidade máxima da bicicleta é de 50 km/h e você pode percorrer uma distância de 70 km ♠ com uma única carga.

Mas ela ainda está distante da única bateria que usa carbono proveniente de biorresíduos. Stora Enso, na ♠ Finlândia, desenvolveu um ânodo de bateria que usa carbono de lignina, um polímero aglutinante encontrado em árvores.

A extração de lítio ♠ causa graves danos ao meio ambiente, muitas vezes transformando toda a paisagem local

O algodão também pode ser usado no lugar ♠ do eletrólito que possibilita o fluxo de íons entre o cátodo e o ânodo, potencialmente criando baterias de estado sólido ♠ mais estáveis que as existentes hoje em dia, segundo alguns pesquisadores.

Mas há quem vislumbre fontes de energia maiores e potencialmente ♠ inexauríveis na natureza.

Os vastos oceanos do planeta representam um depósito "praticamente ilimitado" de material para baterias, segundo Stefano Passerini, vice-diretor ♠ do Instituto Helmholtz em Ulm, na Alemanha.

Ele e seus colegas descreveram o design de uma bateria que transfere íons de ♠ sódio da água do mar, para construir um depósito do metal sódio, em um documento publicado em maio de 2023. ♠ Para isso, a equipe projetou um eletrólito de polímero especial, através do qual podem passar os íons de sódio.

Aqui, a ♠ água do mar age como cátodo, ou o eletrodo com carga positiva. Mas não existe ânodo, pois o sódio não ♠ recebe carga negativa. Ele apenas se acumula em forma neutra.

Passerini afirma que podem ser utilizados excedentes de energia solar ou ♠ eólica para acumular o sódio, que pode permanecer ali até que seja necessário.

"Quando você precisar da energia, pode reverter o ♠ processo e gerar eletricidade", explica ele, descrevendo como o metal seria simplesmente devolvido para o oceano.

Mas existem dificuldades neste processo. ♠ Resumidamente, o sódio, de forma muito similar ao lítio, reage energeticamente quando entra em contato com a água. Nas palavras ♠ de Passerini, "você tem uma explosão".

Por isso, é fundamental garantir que não haja vazamento de água do mar para o ♠ depósito de sódio, para evitar que ocorra o desastre.

Essa possibilidade levou outros pesquisadores a buscar um material encontrado naturalmente nos ♠ nossos ossos e dentes, entre muitas outras fontes, como alternativa mais segura para os cátodos: o cálcio.

Ele pode, por exemplo, ♠ ser combinado com silício, o que ajudaria no transporte dos íons de cálcio para futuras baterias.

Veículos elétricos e sistemas de ♠ armazenamento de energia devem puxar a demanda por baterias nos próximos anos

A lista de materiais que podem impulsionar baterias no ♠ futuro está ficando cada vez mais estranha.

George John, da Universidade da Cidade de Nova York, nos Estados Unidos, e seus ♠ colegas pesquisam há muito tempo o potencial de pigmentos biológicos chamados quinonas, encontrados em plantas e outros organismos, para uso ♠ como eletrodos de baterias.

Eles chegaram a atingir resultados promissores com uma molécula derivada de hena – a tintura usada em ♠ tatuagens, derivada da árvore da hena, Lawsonia inermis.

"Este é o nosso sonho", afirma John. "Queremos fazer uma bateria sustentável."

Segundo ele, ♠ um dos obstáculos é a forte solubilidade da molécula de hena natural. Quando usada como cátodo, ela se dissolve gradualmente ♠ em um eletrólito líquido.

Mas, combinando-se quatro moléculas de hena e acrescentando-se lítio, John explica que elas são capazes de produzir ♠ um material reciclável com estrutura de cristal, muito mais resistente.

"À medida que a cristalinidade aumenta, a solubilidade é reduzida", explica ♠ ele.

John acrescenta que os designs de bateria desenvolvidos por ele e seus colegas podem não ter capacidade suficiente para alimentar ♠ veículos elétricos, mas, um dia, poderão ser usados em pequenos aparelhos vestíveis – talvez medidores dos níveis de açúcar no ♠ sangue em pessoas diabéticas ou outros indicadores, por exemplo.

Outros pesquisadores estudam o uso de materiais diferentes, como resíduos de milho ♠ e cascas de sementes de melão, para gerar novos tipos de eletrodos de baterias. Mas o desafio pode sercomo apostar no futebol virtual betano♠ produção em escala, de forma a atender à demanda cada vez maior da indústria.

Aliás, o desafio permanente para qualquer material ♠ de bateria alternativo é sempre atender ao extraordinário aumento esperado da demanda.

Se continuarmos usando a tecnologia de baterias de lítio ♠ e grafite de hoje em dia, o mundo irá precisar de cerca de dois milhões de toneladas anuais de grafite ♠ até 2030, para satisfazer a crescente indústria de baterias, segundo estima o analista Max Reid, da consultoria Wood Mackenzie.

Atualmente, o ♠ consumo anual é de 700 mil toneladas.

"A demanda irá triplicar, na verdade", afirma ele. É por isso, em parte, que ♠ as alternativas ao grafite precisam atender esse alto nível. "Atingir essa escala será incrivelmente difícil para qualquer material novo."

Alterar os ♠ processos de fabricação, eliminando o uso de grafite, seria muito caro e, possivelmente, um grande risco comercial, segundo a engenheira ♠ e cientista de baterias Jill Pestana, da Califórnia (EUA), que trabalha atualmente como consultora independente.

Ela é cética sobre o uso ♠ de biorresíduos para ânodos de carbono, pois as fontes desses resíduos nem sempre podem ser muito ecológicas. É o caso ♠ de uma plantação de árvores com má gestão da biodiversidade, por exemplo.

Por outro lado, em mercados com consumidores aparentemente preocupados ♠ com a sustentabilidade dos produtos adquiridos, materiais de baterias alternativos, provenientes de fontes adequadas, podem ter maiores chances – sejam ♠ as baterias feitas de carbono derivado de biorresíduos ou de qualquer outra substância potencialmente mais sustentável.

"O público pode desempenhar um ♠ papel importante, realmente impulsionando esses esforços", indica Pestana.

Leia a versão original desta reportagem (em inglês) no site como apostar no futebol virtual betano Future.

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