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Por Daniel Médici, cruzeiro vasco palpite

15/06/2024 07h00 Atualizado 15/06/2024

Avião fantasma: a história do voo Helios 522

Dois caças da 💻 Força Aérea Helênica, da Grécia, decolaram para interceptar um Boeing 737-300 que voava normalmente, mas não respondia a nenhum contato 💻 por rádio. O que os militares viram foi uma cena macabra: passageiros e pilotos inconscientes, e um único ocupante acordado, 💻 com uma máscara de oxigênio, tentando desesperadamente pousar o avião.

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Nada mais podia ser feito para salvar as 121 pessoas a bordo, porém. O voo 522 da Helios 💻 Airways permaneceu em cruzeiro vasco palpite piloto automático, em cruzeiro vasco palpite uma trajetória em cruzeiro vasco palpite círculos pelos céus de Atenas, até o combustível 💻 acabar, seus dois motores pararem —e a aeronave bater em cruzeiro vasco palpite uma área desabitada perto da capital grega.

O acidente, em 💻 cruzeiro vasco palpite 14 de agosto de 2005, é um dos piores da aviação comercial na Europa neste século, ocasionando até o 💻 encerramento das operações da companhia aérea, uma “low cost” baseada no Chipre.

Leme do voo Helios 522, que caiu na Grécia 💻 em cruzeiro vasco palpite 2005 após pilotos sofrerem hipóxia —
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: Petros Giannakouris/AP

O voo 522 da Helios Airways partiu do aeroporto de 💻 Larnaca, no Chipre, com destino a Praga, na República Tcheca. Na noite anterior, a aeronave havia voltado de Londres e 💻 a tripulação havia reportado um congelamento na vedação de uma das portas, o que poderia indicar uma falha na pressurização. 💻 Por isso, um teste foi solicitado.

Foi quando a sequência fatal de erros teve início. Para realizar o teste, o engenheiro 💻 da companhia aérea mudou, na cabine de comando, a chave da pressurização do modo automático para o manual. Ao fim 💻 do procedimento, ele deveria ter recolocado a chave no modo automático —mas ela permaneceu na posição incorreta.

Os pilotos designados para 💻 o voo até Praga eram experientes. O comandante tinha 59 anos e 5.500 horas à frente do 737. O copiloto, 💻 de 51 anos, acumulava 3.900 horas no modelo.

Antes da decolagem, os pilotos devem fazer uma checagem de diversos parâmetros que 💻 asseguram que a aeronave está em cruzeiro vasco palpite condição de voar – desde a quantidade correta de combustível para o peso 💻 e a distância do trajeto, até as condições dos componentes e as posições dos comandos no painel.

Checar a posição da 💻 chave de pressurização é obrigatório antes de qualquer decolagem, apesar de ela estar quase sempre no modo automático e quase 💻 nunca ter a posição alterada. Na cabine do 737-300, este comando fica do lado do copiloto; cabe a ele fazer 💻 a verificação.

O procedimento é tão importante que é feito duas vezes antes de a aeronave sair do chão. Por algum 💻 motivo, porém, a tripulação levou a cabo a decolagem com o dispositivo em cruzeiro vasco palpite modo manual.

Helios 522: a queda do 💻 'voo fantasma' na Grécia —
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: Arte/cruzeiro vasco palpite

Sinais ignorados

Uma pessoa consegue respirar normalmente, sem auxílio de máscaras, a 10 mil pés, 💻 ou cerca de 3.000 metros —e foi exatamente a 10.000 pés que se deu a última comunicação entre tripulação e 💻 torre. O piloto solicitou subir até 34 mil pés (10,3 mil metros) para seguir o voo de cruzeiro e os 💻 controladores autorizaram o procedimento.

Voar com a pressurização em cruzeiro vasco palpite modo manual não é um impeditivo para a decolagem, porque é 💻 possível que os pilotos controlem o mecanismo já com a aeronave no ar. Segundo o relatório do acidente, produzido pelas 💻 autoridades gregas, provavelmente a tripulação não se atentou à indicação, mesmo com um sinal luminoso aparecendo em cruzeiro vasco palpite verde no 💻 painel.

O mesmo relatório também aponta que as indicações de pressão interna da cabine estavam mostrando que o ar estava ficando 💻 cada vez mais rarefeito, mas mesmo assim comandante e copiloto seguiram ganhando altitude.

Nesse momento, a perda de pressão fez um 💻 alarme alto e irritante soar na cabine. Quando este alarme é acionado em cruzeiro vasco palpite voo, o procedimento padrão é que 💻 piloto e copiloto coloquem suas máscaras de oxigênio (elas não “caem”, ao contrário da dos passageiros). A atitude do comandante, 💻 revista graças à análise dos dados da caixa-preta, chamou a atenção dos investigadores. Em vez de tentar colocar a máscara, 💻 ele desliga o alarme e realiza alguns procedimentos de checagem, como desligar e ligar o piloto automático.

Logo depois, ele entra 💻 em cruzeiro vasco palpite contato com a equipe da base da Helios Airways e diz que a aeronave está indicando “problemas na 💻 configuração de decolagem”.

No 737, o alarme de configuração de decolagem é idêntico ao de falta de pressurização. A diferença é 💻 que ele só indica algum erro de configuração se estiver no solo – caso ele soe no ar, o alarme 💻 estará se referindo à pressão do ar.

Com a aeronave ganhando cada vez mais altitude, e os pilotos sem as máscaras, 💻 é provável que eles tenham começado a sentir os efeitos da hipóxia.

Morte silenciosa

Hipóxia é a falta de oxigenação do cérebro 💻 em cruzeiro vasco palpite altas altitudes —pode afetar, por exemplo, com alpinistas que escalam o Everest, com quase 9 mil metros. “Ela 💻 causa diversas disfunções, tanto cognitivas, quanto motoras, afetando o julgamento e provocando a perda de consciência, chegando a causar até 💻 a convulsão e a morte”, explica a médica Thais Russomanno, especializada em cruzeiro vasco palpite medicina aeroespacial.

Ela diz que a hipóxia causa 💻 reações diferentes nas pessoas. Hoje em cruzeiro vasco palpite dia, recomenda-se que os pilotos façam testes a cada cinco anos em cruzeiro vasco palpite 💻 câmaras hipobáricas, que simulam a falta de oxigênio em cruzeiro vasco palpite altitudes elevadas, para que eles aprendam a identificar o momento 💻 em cruzeiro vasco palpite que ocorre a hipóxia, de modo a reagir o mais rápido possível.

“A hipóxia é insidiosa, ela vai agindo 💻 aos poucos, sem que a gente perceba”, afirma. “Às vezes, é comum ver em cruzeiro vasco palpite filmes as pessoas tossindo com 💻 a falta de ar, mas isso não acontece. Um dos sintomas mais comuns é a euforia.”

“Nesse aspecto”, diz Thais Russomanno, 💻 “a hipóxia não deixa de ser semelhante ao álcool. Ela não percebe a intoxicação no começo, mas depois de um 💻 tempo, a pessoa perde a capacidade crítica.”

A médica diz que, dependendo da altitude e do tempo de exposição a um 💻 ambiente a um ar rarefeito, a hipóxia pode ser severa e levar muito pouco tempo para incapacitar o indivíduo.

“É por 💻 isso que, nas instruções antes do voo, os comissários pedem para que, se as máscaras de oxigênio caírem, você coloque 💻 primeiro em cruzeiro vasco palpite você mesmo e depois tente ajudar outra pessoa, se necessário."

Na cabine do voo Helios 522, os efeitos 💻 da hipóxia provavelmente se faziam sentir pelo comandante e pelo copiloto, o que lhes comprometia a capacidade de decisão. As 💻 máscaras de oxigênio dos passageiros caem, o que dispara uma luz no painel da cabine, mas os pilotos não fazem 💻 menção a isso na conversa via rádio com o engenheiro da companhia aérea; em cruzeiro vasco palpite vez disso, perguntam sobre outro 💻 aviso. O engenheiro chega a perguntar se o comando de pressurização está em cruzeiro vasco palpite “automático”, mas não há resposta.

Polícia faz 💻 buscas em cruzeiro vasco palpite meio a destroços do voo Helios 522, que caiu na Grécia em cruzeiro vasco palpite 2005 —
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: Petros 💻 Giannakouris/AP

O engenheiro tenta se comunicar com piloto e copiloto pela última vez quando a aeronave está a pouco menos de 💻 20 mil pés (9.000 metros) de altitude. O mais provável, segundo a investigação do acidente, é que ambos tenham perdido 💻 a consciência.

Máscaras de oxigênio e voo em cruzeiro vasco palpite círculos

Atrás da cabine de comando, os passageiros e os comissários do Boeing 💻 737-300 da Helios estão com as respectivas máscaras de oxigênio. É provável que os comissários estejam esperando que o piloto 💻 desça para 10 mil pés (cerca de 3.000 metros), onde há oxigênio suficiente.

As máscaras são projetadas para fornecer oxigênio por 💻 pouco mais de 10 minutos, tempo mais do que suficiente para que o piloto desça da altitude de cruzeiro. Mas 💻 isso não acontece.

Nesse momento, o Boeing está em cruzeiro vasco palpite piloto automático —dispositivo que mantém o avião em cruzeiro vasco palpite altitude, direção 💻 e velocidade estabelecidas pela tripulação. Assim, a aeronave segue a 24 mil pés (7.315 metros) e, ao chegar em cruzeiro vasco palpite 💻 Atenas, seguindo a configuração do plano de voo, começa a voar em cruzeiro vasco palpite círculos, sozinho, em cruzeiro vasco palpite um padrão de 💻 espera, como se o piloto aguardasse autorização para pouso.

Ninguém no assento do piloto

Não é comum que a tripulação de uma 💻 aeronave e o controle de tráfego aéreo fique muito tempo sem se comunicar. É praxe que pilotos relatem e peçam 💻 autorização ao mudar de altitude, por exemplo.

A torre do aeroporto de Atenas, responsável pelo tráfego aéreo da região por onde 💻 o avião estava, nota algo de estranho quando não recebe resposta da tripulação do voo 522 —decide, então, acionar a 💻 Força Aérea para interceptar o Boeing.

Familiares com retratos de vítimas do voo Helios 522, que caiu na Grécia em cruzeiro vasco palpite 💻 2005 —
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: Petros Karadjias/AP

Alguém vivo na cabine

Os pilotos dos caças reportam que não conseguem ver ninguém no assento do 💻 comandante. Há uma pessoa inconsciente no assento do copiloto, sem máscara, e pelo menos três passageiros pelas escotilhas, todos inconscientes 💻 e com suas máscaras de oxigênios acopladas no rosto.

Uma pessoa vestida como um comissário chega a entrar na cabine de 💻 comando, colocar a máscara de oxigênio e fazer sinais para os pilotos dos caças. Posteriormente, descobriu-se que alguns tubos de 💻 oxigênio que são levados no voo para emergências médicas foram utilizados –não se sabe por quantas pessoas.

Essa pessoa na cabine 💻 de comando provavelmente era um comissário que tentava pilotar o Boeing 737-300. Analisada durante a investigação, a caixa-preta registrou movimentos 💻 em cruzeiro vasco palpite um dos manches, o instrumento que comanda os movimentos do avião. Um dos comissários do Helios 522 tinha 💻 licença de pilotagem, mas não para pilotar uma aeronave como o 737.

Pouco depois, os motores pararam de funcionar, por pane 💻 seca, com dois minutos de diferença entre um e outro. A queda, nas colinas da cidade de Grammatiko, matou os 💻 115 passageiros e 6 tripulantes imediatamente.

A médica aeroespacial Thais Russomanno considera improvável que os passageiros tenham sofrido antes da fatalidade: 💻 “Como a hipóxia é insidiosa e progressiva, muito provavelmente elas ficaram inconscientes sem se dar conta”.

Criança coloca vela em cruzeiro vasco palpite 💻 memorial para as vítimas do voo Helios 522, que caiu na Grécia em cruzeiro vasco palpite 2005 —
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: Petros Karadjias/AP

Como costuma 💻 acontecer depois de acidentes aéreos, a indústria mudou procedimentos desde o desastre na Grécia: atualmente, há um sinal visual vermelho, 💻 mais óbvio, no painel de todos os Boeings 737, indicando falta de pressurização, para que o acidente do voo Helios 💻 522 não se repita.

“Voos fantasmas” já aconteceram outras vezes após a tragédia do Helios Airways, seja por problemas técnicos ou 💻 erros humanos, com aviões particulares, mas nunca mais houve um caso semelhante em cruzeiro vasco palpite voos comerciais.

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