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Dia 25 de agosto de 1944: a libertação de Paris e a verdade por trás dela
No meio do sol e 🔑 das celebrações selvagens do dia 25 de agosto de 1944, quando os alemães se renderam ao controle de Paris, Charles 🔑 de Gaulle proclamou a cidade como tendo sido "libertada por si mesma", com "a ajuda e assistência de toda a 🔑 França". A verdade não era tão nobre. De Gaulle queria representar "toda a França", mas era uma nação fracturada, sujeita 🔑 a violentos choques desde 1789. Seu exército desmoronou diante de Hitler d bet 1940, e a força francesa reconstituída que entrou 🔑 triunfante d bet Paris d bet 1944 consistia d bet uma divisão blindada inteiramente equipada e sob o comando operacional dos EUA.
Se alguém 🔑 salvou Paris, foi Dwight D Eisenhower, comandante aliado, que cedeu à lobby de De Gaulle – Ike sendo um dos 🔑 poucos que achava o General encantador – e concordou d bet marchar sobre a cidade. A intenção original dos aliados após 🔑 os desembarques no Dia D era contornar Paris, considerando-a irrelevante para a empurrada d bet direção à Alemanha. No entanto, Paris 🔑 não era irrelevante para o mundo. Ela transcendia a infeliz nação à qual pertencia, encarnando os sonhos, sexuais e artísticos, 🔑 de inúmeros "wannabe Hemingways e Picassos". Essa tocha da liberdade, a Cidade da Luz, caiu nas mãos das forças das 🔑 trevas, e havia uma nuvem literalmente escura sobre Paris d bet 10 de junho de 1940, à medida que os alemães 🔑 se aproximavam e o governo francês partia. A causa era fumaça de depósitos de combustível d bet chamas, mas "a stillness 🔑 da noite, o suave aroma de buganvílias misturado com gasolina apenas aumentou o sentido de iminente desastre".
Os personagens e as 🔑 escolhas entre a colaboração e a resistência
O livro Paris '44 conta a história da ocupação e da libertação, mas não 🔑 se lê como história militar. Não há perigo de se perder d bet logística. O livro se assemelha a alguma epopeia 🔑 thriller, com personagens vivamente evocados todos d bet algum lugar do espectro entre colaboração e resistência, vergonha e glória. No extremo 🔑 da colaboração, temos o marechal Pétain, chefe da regime fantoche de Vichy, cujos valores conservadores – para ser gentil – 🔑 foram simbolizados pela tranquila cidade termal d bet que estava baseado. Aprendemos sobre os hábitos diários de Pétain: "Todas as manhãs 🔑 de domingo às 11h15, ele ia à missa na igreja de São Luís, não tanto para rezar quanto para dar 🔑 o exemplo." Seu cúmplice, Pierre Laval, usava uma gravata de seda branca por sorte; ele parecia "um mafioso de Chicago, 🔑 bem como destacando as manchas de nicotina nos dentes".
Também no papel da desonra está o governador militar de Paris, o 🔑 general Dietrich von Choltitz, descrito por seus captores como "um oficial alemão de cinema", o que eles queriam dizer que 🔑 ele era gordo, usava monóculo e gritava alto. Mas ele não era o nazista mais monstruoso. No verão de 1944, 🔑 ele sabia que o jogo estava acabado e, conforme sugere Bishop, ele merece algum crédito pord betresposta relativamente restrita 🔑 à insurreição da Resistência. Após a guerra, ele tentou reivindicar o crédito por ter salvado Paris da ira de Hitler. 🔑 Ele havia supostamente desobedecido a uma ordem, enviada por telegrama do chefe, para incinerar a cidade ("Paris está d bet chamas?"), 🔑 mas isso provavelmente era apenas outro mito da libertação.
Os combatentes da resistência e a libertação de Paris
Os combatentes da Resistência 🔑 foram extraordinariamente corajosos, geralmente jovens e, neste sendo Paris, glamourosos. O gaullista dedicado e campeão de tênis Jacques Chaban-Delmas seria 🔑 posteriormente interpretado no cinema por um close lookalike, Alain Delon. Ele manteve 30 quartos, todos equipados com meios de saída 🔑 rápida (escadas de serviço, clarabóias, etc.);d betregra no metrô era "entrar no compartimento no último momento e sair novamente 🔑 justo quando as portas fechassem". E seguimos as aventuras emocionantes de Madeleine Riffaud, cuja beleza seria capturada após a guerra 🔑 d bet um esboço por Picasso e que se juntou à Resistência após ter seu bumbum chutado por um oficial alemão 🔑 na estação de trem de Amiens.
Outro personagem recorrente é Hemingway, que, como um turista de guerra cumprimentador-jornalista, seguiu os aliados 🔑 até Paris, libertando muito álcool pelo caminho. Ele continuava se encontrando com o "sutil" jovem GI, Jerry (ou JD) Salinger, 🔑 que avançava com a máquina de escrever perto e Holden Caulfield evoluindo d betd betmente. Os dois se davam bem, 🔑 mas, como Bishop observa, uma ideia de masculinidade estava cedendo a outra.
Que Bishop possa se afastar da guerra para algumas 🔑 reflexões literárias é testemunho ded betconfiança descontraída como escritor, e Paris '44 é um maravilhoso livro: engraçado, emocionante, com 🔑 um olho cinematográfico e nenhuma linha entediante nele.
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