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Nível socioeconômico afeta desempenho de alunos no exame
O Brasil teve o desempenho no Pisa, principal exame internacional em educação, bem 🌝 menos afetado pela pandemia do que o resto do mundo. No entanto, o país continua com resultados bem abaixo da 🌝 média dos outros países na prova, que avalia conhecimentos em Matemática, leitura e ciências.
Mesmo os estudantes brasileiros mais ricos tiveram 🌝 desempenhos abaixo da média internacional — e muito abaixo de estudantes com o mesmo nível socioeconômico em países com o 🌝 mesmo perfil do Brasil.
O Pisa, que avalia o desempenho de estudantes de 15 e 16 anos, é realizado a cada 🌝 três anos pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em 81 países, entre membros e parceiros da organização. 🌝 A avaliação mais recente deveria ter sido feita em 2023, mas foi adiada um ano (para 2023) por causa da 🌝 pandemia de covid-19. Os resultados foram divulgados nesta terça (5/11).
A média de pontos do Brasil (veja os gráficos abaixo) foi 🌝 de 379 em Matemática, 93 pontos abaixo da média da OCDE (de 472 pontos).
Em leitura, os resultados brasileiros foram de 🌝 410 pontos, 66 pontos abaixo da média (de 476).
Fim do Matérias recomendadas
O Brasil teve 82 pontos a menos do que 🌝 a média (de 485) em ciências, com um resultado de 403 pontos.
Em comparação com os resultados de 2023, a média 🌝 de resultados nos países caiu 10 pontos em leitura e quase 15 pontos em Matemática.
Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.
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Fim 🌝 do Podcast
A tendência de queda é anterior à pandemia de covid-19, aponta o relatório, mas a pandemia contribuiu para o 🌝 agravamento da tendência.
A Alemanha, por exemplo, teve uma queda na média de 25 pontos em Matemática, enquanto os EUA tiveram 🌝 uma queda de 13 pontos na área.
Já o Brasil teve uma queda de 5 pontos em Matemática, de 3 em 🌝 leitura e de 1 em ciências.
"É uma queda bem menor do que a dos outros países. Muito pequena e considerada 🌝 estatisticamente irrelevante pela OCDE", diz Olavo Nogueira Filho, diretor executivo da ONG Todos Pela Educação. "É um resultado bem melhor 🌝 do que esperávamos, considerando que o Brasil foi um dos países que ficou mais tempo com as escolas fechadas."
No Brasil, 🌝 74% dos alunos relataram que o prédio da escola onde estudam ficou fechado por mais de três meses devido à 🌝 covid-19. Em média, o índice foi de 51% dos estudantes relatando o mesmo cenário nos países da OCDE.
Segundo Nogueira, tudo 🌝 indica que, se não fosse a pandemia, o Brasil teria tido uma melhora nos resultados.
Países que tiveram melhora no desempenho 🌝 foram exceção. É o caso de Singapura, que teve os melhores resultados em todos os quesitos (575 em Matemática, 543 🌝 em leitura, e 561 em ciência). Em comparação com 2023, isso foi um aumento de 6 pontos na média em 🌝 Matemática, uma queda de 7 em leitura e um aumento de 10 em ciência. Já o Japão teve uma melhora 🌝 de 9 pontos em Matemática, 12 em leitura e 17 em ciência.
Analisando um cenário mais amplo, diz a OCDE, é 🌝 possível dizer que o Brasil tem tido um desempenho praticamente estagnado em Matemática, leitura e ciência desde 2009.
Com a queda 🌝 mais acentuada dos outros países entre 2023 e 2023, o Brasil subiu algumas posições no ranking: seis posições em Matemática 🌝 (de 71º para 65º); cinco posições em leitura (de 57º para 52º) e duas posições em ciências (de 64º para 🌝 62º).
No entanto, o país continua com um desempenho muito baixo, diz Nogueira, e em uma posição muito abaixo de outros 🌝 países com características parecidas — renda per capita, investimento em educação, etc.
"Você tem países mais desenvolvidos que estão estagnados também 🌝 há muito tempo, mas em um patamar alto. Nós estamos estagnados em um patamar muito baixo", diz Nogueira. "Mesmo 🌝 que a gente faça uma leitura positiva (sobre o Brasil não ter caído tanto com a pandemia), esses patamares brasileiros 🌝 são inaceitáveis."
Como em todas as outras edições da avaliação, realizada desde 2000, os resultados de 2023 mostram que o status 🌝 socioeconômico dos alunos está diretamente relacionado ao desempenho no exame em Matemática. Essa área do conhecimento foi o foco da 🌝 edição do ano passado. O fator socioeconômico é responsável por 15% da variação no desempenho dos alunos tanto no Brasil 🌝 quanto na média da OCDE.
No entanto, mesmo os alunos mais ricos no Brasil tiveram um desempenho em Matemática abaixo da 🌝 média da OCDE.
O perfil social, cultural e econômico do Pisa é calculado de tal forma que todos os estudantes que 🌝 realizam o teste podem ser comparados com alunos do mesmo nível socioeconômico independentemente do país onde vivem.
Os alunos brasileiros em 🌝 todos os estratos sociais tiveram um desempenho em Matemática abaixo dos alunos com perfil socioeconômico parecido em países com o 🌝 mesmo perfil do Brasil, como Turquia e Vietnã, diz o relatório da OCDE.
E mesmo o desempenho dos 25% mais ricos 🌝 não ficou acima da média de 472 pontos da OCDE (de alunos de todos os estratos sociais). Em comparação, os 🌝 25% mais ricos da Turquia e do Vietnã fizeram mais de 500 pontos em Matemática.
"No Brasil, temos não só um 🌝 problema na educação pública, mas também na educação privada", diz Nogueira.
"Por exemplo, a atratividade da carreira docente, a formação inicial 🌝 dos professores, a formação de diretores escolares. De modo geral, isso é muito parecido para o sistema público e o 🌝 sistema privado — com exceção das escolas de ultra elite, os 1% mais ricos", afirma.
Segundo Nogueira, esses dados — similares 🌝 aos de anos anteriores — demonstram que muitos problemas educacionais brasileiros também estão presentes “no grosso das escolas particulares”.
"É uma 🌝 falácia acreditar que basta estar numa escola particular que o resultado vai superior ao da escola pública. Isso não é 🌝 verdade", diz.
O Pisa é o principal exame internacional em educação e mede, a cada três anos, o desempenho de estudantes 🌝 de 15 e 16 anos — idade em que a maioria dos alunos caminha para o fim do ciclo da 🌝 educação básica.
A medição ocorre por meio de um teste computadorizado de duas horas de duração nas competências de leitura, Matemática 🌝 e ciências.
O objetivo não é medir conhecimentos específicos (por exemplo, se os alunos sabem aplicar determinada fórmula matemática), mas sim 🌝 se as escolas são capazes de prepará-los para a vida adulta, de acordo com Andreas Schleicher, coordenador do Pisa.
Na prática, 🌝 o que o exame avalia é se esses estudantes são capazes de entender plenamente um texto, formular, empregar e interpretar 🌝 conhecimentos matemáticos em diferentes contextos e compreender conceitos, dados e fenômenos científicos que lhes permitam engajar-se na sociedade como um 🌝 "cidadão letrado".
Na edição de 2023, cerca de 690 mil estudantes fizeram a prova no mundo todo, uma amostra que representa 🌝 29 milhões de adolescentes de 15 anos.
No Brasil, 10.798 alunos de 599 escolas completaram a prova de Matemática. Eles representam 🌝 cerca de 2,3 milhões de alunos de 15 anos (cerca de 76% da população total com esta idade).
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