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Omar Victor Diop e a Exploração da Identidade good cbet percentage "Being There"
Em 1967, no clássico romcom "Guess Who's Coming To Dinner", 🍐 o doutor encantador de Sidney Poitier é introduzido na vida dos Draytons, uma família de classe média branca, quandogood cbet percentage🍐 filha chega good cbet percentage casa e anuncia que tem noivo. Os pais são liberais, mas a notícia é chocante; eles não 🍐 estão certos se aprovarem de um casamento interracial. Mesmo que este homem seja atraente e de caráter irrepreensível - é 🍐 Sidney Poitier, por amor de Deus -good cbet percentagepresença, good cbet percentage toda agood cbet percentagenegritude, marca uma intrusão, abalando este espaço 🍐 até então branco.
Agora, imagine que não sabemos nada sobre os Draytons. Eles poderiam ser defensores dos direitos civis ou conservadores 🍐 ou membros fiéis do KKK. E nenhum final feliz de Hollywood está garantido. É nesse espaço provocativo que o espirituoso Omar 🍐 Victor Diop se encontra good cbet percentage "Being There".
Concebido pelo fotógrafo britânico Lee Shulman e pelo autoretratista senegalês Diop, a série vê 🍐 a dupla utilizar uma coleção de
s de família dos anos 1950 e 1960 da América, editando Diop good cbet percentage uma 🍐 série de cenas íntimas, tanto públicas quanto privadas, good cbet percentage lugares onde pessoas negras foram frequentemente excluídas.
As 60 ou mais
s, 🍐 slides good cbet percentage Kodachrome adquiridos no eBay por Shulman há anos, são retirados de seu "Anonymous Project", assim chamado porque Shulman 🍐 não tem ideia das identidades de nenhuma das pessoas neles. A coleção gerou vários projetos colaterais, incluindo um livro com 🍐 o fotógrafo britânico Martin Parr, e agora "Being There", que estreou na Paris Photo good cbet percentage novembro de 2024 e foi 🍐 recentemente transformado good cbet percentage um livro de café.
"Being There" entrou good cbet percentage existência quando Shulman notou que muitas das diapositivas continham um 🍐 assento vazio - presumivelmente o fotógrafo havia se levantado para tirar a
. "Havia uma ausência", ele disse good cbet percentage uma 🍐 entrevista good cbet percentage
conjunta com Diop. Isso ocorreu na América durante o movimento dos direitos civis, mas também do Sul 🍐 segregado, "meio muito na minha mente", ele explicou. Essa ausência se abstraiu. A pessoa ausente do assento evoluiu para um 🍐 totem de mundos e povos frequentemente excluídos dos privilégios da América Branca. "Toda vez que via essa cadeira, via Omar 🍐 sentado nela", Shulman adicionou.
Embora os dois fotógrafos nunca se conhecessem, isso faz sentido. Shulman possuía algumas obras do acclamado autoretratista, 🍐 que tem experiência anterior nesta área. A série "Diaspora" de Diop representa africanos fora da África good cbet percentage diferentes pontos da história 🍐 (embora com algumas propostas contemporâneas - geralmente relacionadas ao futebol –). Esse senso de brincadeira e humor continua good cbet percentage "Being 🍐 There", good cbet percentage que um Diop frequentemente sorridente oferece uma presença espirituosa good cbet percentage cada still.
Shulman e Diop selecionaram as imagens juntos. 🍐 "Estávamos procurando imagens que cobrissem um espectro amplo da vida, porque é um álbum de
s good cbet percentage família", disse Shulman.
Há 🍐 sinais de riqueza: um feriado de esqui, uma excursão para Havaí, uma visita ao Grande Cânion, além de aventuras mais 🍐 modestas como um piquenique ao lado da estrada e um dia no zoológico. A câmera entra good cbet percentage casas, capturando Diop 🍐 nas traseiras de celebrações de aniversário e relaxando com famílias. Mesmo quotidianos, esses momentos foram capturados por câmeras é um 🍐 sinal de privilégio racial e de classe, argumentou Shulman.
Outras
grafias, por natureza de seu local, são mais carregadas. Diop se 🍐 banha good cbet percentage uma piscina pública; se formou na faculdade; senta-se good cbet percentage um bar cheio. Ele está cercado por rostos brancos 🍐 enquanto faz isso, ocupando espaços que foram historicamente segregados good cbet percentage alguns estados. "O potencial político desta série tornou-o muito fácil 🍐 para mim entrar nisso", disse Diop.
"Tendemos a ter esse olhar glamorizado good cbet percentage direção à história. E fazendo isso, esquecemos como 🍐 é fácil não fazer lugar para alguém que é diferente", ele adicionou. "(A série) é um convite para olharmos para 🍐 nossas vidas hoje e vermos quantas pessoas diferentes de nós permitem good cbet percentage nossos círculos íntimos."
Inserir Diop nessas
s espontâneas envolveu 🍐 muita planificação. Diop usou props e figurinos periódicos good cbet percentage um cenário verde, com dispositivos que imitavam a iluminação de cada 🍐 slide. A pós-produção digital o inseriu nas
grafias, aprovando o grade e o grau de filme Kodachrome, juntamente com quaisquer 🍐 sombras, floreio e movimento na
.
Vestindo-se, Diop foi atingido por quanto ele se assemelhava a seu pai, que "rindo muito 🍐 ao passar pelo livro", o retratista disse.
"Ele havia sido estudante na Europa no final dos anos 50, então ele havia 🍐 estado sentado good cbet percentage essas mesas", Diop adicionou. "Claro, você não pode realmente comparar (ser um africano na Europa) com o 🍐 que os americanos negros passaram na mesma era, mas a ideia de ser diferente é algo que eles têm good cbet percentage 🍐 comum."
Os colaboradores nunca decidiram se Diop está interpretando o mesmo personagem good cbet percentage cada
grafia, ou se é um personagem good cbet percentage 🍐 todos os. Essa ambiguidade se estende à relação de Diop com a lente. "Uma das razões pelas quais funciona é 🍐 esse olhar que ele às vezes tem para a câmera", disse Shulman, "você sente que ele sabe o fotógrafo." Por 🍐 outro lado, se for o caso de Diop violar o espaço-tempo contínuo, as
grafias lêem-se como se ele estivesse trazendo 🍐 o espectador para dentro do segredo.
Da mesma forma, nem decidiram se Diop era uma presença bem-vinda ou um intruso good cbet percentage 🍐 cada cena.
Apesar de ter as diapositivas good cbet percentagegood cbet percentageposse há anos, Shulman ainda sabe pouco sobre seus sujeitos.
"Tão anônimos quanto 🍐 eles são, eles nos dizem muita coisa", ele insistiu. "Toda vez que olho para essas imagens, mesmo sem Omar nelas, 🍐 sinto que essas pessoas estão nos olhando e nos dizendo algo sobre a história."
Há outra, talvez uma dimensão não intencional, 🍐 às
grafias. A anonimidade dos brancos, e a falta de desejo de Shulman e Diop de investigá-los e suas vidas 🍐 internas, força o espectador a confiar good cbet percentage sinal e símbolo para construir identidade. Não sabemos suas políticas, nem como eles 🍐 responderiam à presença de Diop. Privados de detalhes, essas vidas se homogeneizam; embaladas. Dessa forma, eles são tratados como tantas 🍐 pessoas de cor foram tratadas quando representadas por um olhar ocidental hegemônico - e quase exclusivamente branco - que teve 🍐 um talento para retirar matizes. A presença brincalhona de Diop, preto e africano, parece dizer, "Olhe onde estou" mas também, 🍐 "Veja como você gosta."
Shulman insistiu que "não há pontos de culpa neste livro", enquanto mais tarde disse que nem ele 🍐 nem Diop "sentem que estejamos por trás disso" agora que foi lançado e "vivegood cbet percentagevida". Todas as interpretações são 🍐 válidas, uma verdade que eles dizem que os entusiasma.
Mais de 60 anos depois que as
s foram tiradas, muita da 🍐 América parece diferente agora. Suavemente explorando, satírico, Shulman e Diop nos lembram que muito ainda é o mesmo.
"Being There" está 🍐 disponível agora, publicado pela Textuel.
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