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Pular ondas no Réveillon é uma tradição comum em grupo vaidebet várias partes do país
Esta reportagem foi publicada originalmente em grupo vaidebet 🌜 29 de dezembro de 2023
O costume de celebrar a chegada de um novo ciclo no calendário não é nada novo. 🌜 Existe há mais de 4 mil anos.
Mas, naquela época, em grupo vaidebet vez de um "ano" novo, a passagem do tempo 🌜 era contada pelas estações do ano.
O primeiro povo a celebrar a festa de passagem teria sido o da Mesopotâmia, área 🌜 que corresponde hoje aos territórios de Iraque, Kuwait, Síria e Turquia.
Por dependerem da agricultura para sobreviver, eles celebravam o fim 🌜 do inverno e início da primavera, época em grupo vaidebet que se iniciava uma nova safra de plantação.
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Com 🌜 isso, a festa de passagem dos mesopotâmicos não se dava na noite do dia 31 de dezembro para 1º de 🌜 janeiro, mas sim do dia 22 para o 23 de março, data do início da primavera no hemisfério norte.
Foi somente 🌜 com a introdução de um novo calendário no Ocidente, em grupo vaidebet 1582 — o calendário gregoriano, adotado pelo papa Gregório 🌜 13 no lugar do calendário juliano — que o primeiro dia do novo ano passou a ser 1º de janeiro.
Podcast 🌜 traz áudios com reportagens selecionadas.
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Assim como acontece nas comemorações de Ano Novo atualmente, as celebrações de passagem também 🌜 representavam esperança.
Se hoje alguns rituais têm por objetivo atrair prosperidade e dinheiro — como usar a cor amarela na festa 🌜 de Réveillon ou comer lentilhas — os cultos de 4 mil anos atrás pediam alimento e fartura.
Já o termo Réveillon, 🌜 usado em grupo vaidebet várias partes do mundo para descrever a festa de véspera de Ano Novo, é mais recente: surgiu 🌜 no século 17, na França, e representava festas da nobreza que duravam a noite toda.
O Réveillon não tinha data para 🌜 acontecer, mas com o declínio da nobreza francesa a palavra foi sendo adaptada para a festa de véspera de Ano 🌜 Novo — a palavra Réveillon deriva do verbo "acordar" em grupo vaidebet francês.
No século 19, essas festas foram adotadas pela nobreza 🌜 de outros lugares do mundo que eram influenciados pela cultura francesa.
A nobreza do Brasil foi uma das que adotaram o 🌜 Réveillon, mas o sincretismo religioso característico do passado histórico do país fez com que as comemorações aqui adicionassem novos personagens, 🌜 costumes e comidas às festas de Ano Novo.
Crédito, ABR
Nas festas de Iemanjá, devotos vestem branco e levam flores como oferenda
Em 🌜 Salvador, a Igreja do Senhor do Bonfim é o principal ponto da cidade na última sexta-feira do ano, chamada de 🌜 "Sexta-feira da Gratidão".
Fiéis de todo o país vão até o templo para pedir proteção para o próximo ano e levar 🌜 objetos para benzer, como colares, as famosas fitinhas do bonfim, chaves de casa,
s e até o carro.
Em todas as 🌜 praias do Brasil, seguidores de Iemanjá costumam passar o Réveillon no litoral para fazer oferendas ou pular as sete ondas.
Iemanjá, 🌜 a Rainha do Mar, é uma divindade africana originalmente vinda da Nigéria, da tradição chamada de iorubá, e incorporada pelo 🌜 candomblé e pela umbanda no Brasil.
"Na Nigéria, o ritual a Iemanjá é feito no dia 2 de fevereiro (assim como 🌜 na Bahia), mas ele também ocorre no Brasil durante os últimos dias do ano e na véspera de Ano Novo", 🌜 explica o professor da Unirio Zeca Ligiéro, autor de livros sobre tradição e performance afro-brasileira.
"Iemanjá se popularizou nas religiões afro-brasileiras, 🌜 como a umbanda, o Tambor de Mina e o candomblé pela força deste arquétipo feminino que ela representa: mãe, vaidosa 🌜 que gosta de perfumes, flores e agrados e protetora das gestantes", completa o professor.
Ligiéro conta que a umbanda nasceu no 🌜 Brasil depois que os rituais africanos foram duramente perseguidos no país, tendo sido diretamente influenciada pela cultura nacional.
"Essa nova religião 🌜 de matriz africana, a umbanda, mesclou várias tradições ameríndias, espírita e católica, criando uma nova imagem para Iemanjá, uma espécie 🌜 de vênus cabocla, cujos quadris são mais fartos que os seios", explica o professor.
"A imagem de Iemanjá, por causa dessa 🌜 mescla, parece sair do mar como uma virgem de Botticelli, mas distribui graças com suas palmas abertas como algumas imagens 🌜 de Virgem Maria. Aliás, ela tem semblante de Maria, mas traz uma estrela na testa (símbolo da alta espiritualidade africana) 🌜 e tem longos cabelos negros, mais indígenas que afro."
"Todas as religiões fazem empréstimos umas das outras para construir suas ritualidades 🌜 específicas", explica o professor de História Moderna da Unicamp Rui Luis Rodrigues, ao falar sobre a origem histórica das festas 🌜 de final de ano.
"Pesquisas históricas, antropológicas e teológicas têm indicado os variados empréstimos que os grupos religiosos contraem entre si 🌜 em grupo vaidebet seus rituais."
O umbandista Marcelo Rodrigues, do Rio de Janeiro, conta ter o hábito de fazer, todos os finais 🌜 de ano, oferendas a Iemanjá.
"Procuro fazer a virada de ano na praia, mas, quando não é possível, costumo ir um 🌜 ou dois dias antes ao mar."
A relação do brasileiro com as praias nacionais durante o Réveillon, no entanto, não é 🌜 exclusiva de devotos de Iemanjá.
Apesar de morar longe do litoral, no interior de São Paulo, a família do paulista Rodrigo 🌜 da Gama costuma passar o Réveillon nas praias de Santa Catarina, Estado onde têm familiares.
"Quando estamos em grupo vaidebet Santa Catarina, 🌜 sempre vamos até a praia, usamos roupas brancas e pulamos as sete ondas na virada", conta Gama.
De uma família de 🌜 "católicos não praticantes", ele explica que o ritual de usar branco e pular as ondas, diferente de como é para 🌜 os umbandistas, não tem significado religioso, somente espiritual.
A tradição da família dele demonstra como a figura de Iemanjá se popularizou 🌜 no Brasil, principalmente nos anos 1950 e 1960, quando seu ritual passou a ser praticado nas praias da famosa Zona 🌜 Sul do Rio de Janeiro, ganhando visibilidade nacional.
"Mas a partir da organização de shows pirotécnicos e de patrocínios milionários para 🌜 as festas nas praias cariocas, os rituais a Iemanjá têm sido banidos para praias cada vez mais distantes", afirma Ligiéro.
"Percebemos 🌜 que os rituais de oferendas a Iemanjá correm cada dia mais risco, mesmo com Iemanjá congregando milhões de pessoas de 🌜 outras religiões, que se vestem de branco e vão para a praia. Assistimos à volta da perseguição às religiões afro-brasileiras 🌜 com a hostilização desses rituais."
Usar roupas brancas na festa de Ano Novo se tornou comum no Brasil na década de 🌜 1970
Usar roupas brancas na festa de Ano Novo se tornou comum no Brasil na década de 1970, quando membros do 🌜 candomblé passaram a fazer suas oferendas na praia de Copacabana. Pessoas que passavam pela praia e viam o ritual acharam 🌜 bonito o branco — e adotaram a vestimenta.
A tradição de pular as sete ondas na virada do ano, fazendo sete 🌜 pedidos diferentes, também está ligada à umbanda e ao culto a Iemanjá.
O sete é um número cabalístico, que na umbanda 🌜 representa Exu, filho de Iemanjá. Também tem relação com as Sete Linhas de Umbanda, conceito de organização dos espíritos sob 🌜 o comando de um orixás. Cada pulo, nesse caso, seria o pedido a um orixá diferente.
Crédito, Arquivo pessoal
Na casa de 🌜 Anna Beatriz Dodeles, celebração do hanukah, no final do ano, ganhou toque brasileiro com troca de presentes
As comemorações de Ano 🌜 Novo não acontecem necessariamente no dia 1º de janeiro. Isso porque existem vários calendários que organizam o ciclo anual de 🌜 maneira diferente do gregoriano.
Para os muçulmanos, o Ano Novo corresponde ao mês de maio do calendário gregoriano.
Para os judeus, corresponde 🌜 ao período de final de setembro e início de outubro.
Já os chineses celebram a passagem entre final de janeiro e 🌜 início de fevereiro.
A advogada Anna Beatriz Dodeles diz quegrupo vaidebetfamília é judia e não comemora o Ano Novo do 🌜 calendário gregoriano.
"O 'Ano Novo' Judaico se chama Rosh Hashana, conhecido como Dia do Julgamento e a Cabeça do Ano. Ele 🌜 acontece em grupo vaidebet um dos meses mais importantes do judaísmo, o mês de Elul", conta ela.
"Essa festividade ocorre no sétimo 🌜 mês do calendário judaico — Lunar — e marca para os judeus o nascimento do mundo, o início da criação 🌜 humana."
Para celebrar o Rosh Hashana, cujas comemorações duram dois dias, a família Dodeles faz orações e come determinadas comidas típicas 🌜 para a comunidade judia, como o vinho e a chalá redonda (pão fermentado arredondado) umedecido no mel.
"Nessa época, devemos pedir 🌜 perdão às pessoas que magoamos, não de forma genérica, mas de maneira pensada", explica a advogada.
"Caso aquela pessoa não aceite 🌜 as desculpas, o pedido deve ser feito no mínimo três vezes, e o mais importante é mudar o nosso comportamento 🌜 para que aquilo não se repita naquele novo ano."
Já a família da jornalista Flávia Sato, que é budista, também segue 🌜 tradições da cultura japonesa. Por isso,grupo vaidebetfamília se despede do ano velho no dia 31 de dezembro, mas fazendo 🌜 faxina na casa.
"No dia 31, na casa dos meus pais, praticamos um ritual chamado Oosouji, que é uma limpeza minuciosa 🌜 da casa para renovar as energias do ambiente e começar o Ano Novo do zero, com tudo limpo e organizado", 🌜 conta a jornalista.
A comida também é importante neste ritual de passagem.
"Não pode faltar ozoni, um caldo que leva um bolinho 🌜 de arroz; o moti, que, segundo a tradição, traz boa sorte para o ano que se inicia", diz, explicando que 🌜 o Ano Novo é o principal feriado em grupo vaidebet família dos budistas.
"Depois da queima de fogos e de comer moti, 🌜 nossa festa costuma acabar cedo, porque no dia seguinte, logo pela manhã, todos nos reunimos novamente para iniciar o ano 🌜 em grupo vaidebet oração."
Além da faxina, do jantar em grupo vaidebet família e da queima de fogos, também há rituais individuais na 🌜 casa dela.
"Meus pais sempre me incentivaram a aproveitar essa época para escrever todos os meus objetivos do ano, para que 🌜 eu pudesse ter foco e realizar minhas metas pessoais."
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