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Dìdi: um filme terno e específico sobre a adolescência na internet inicial
Dìdi, o longa-metragem de estreia 🧾 do escritor e diretor Sean Wang e um dos melhores novos filmes do ano, corre o risco de cair apostaganhabr.com 🧾 clichês desde o início ao se concentrar apostaganhabr.com um calendário literal na parede. O filme começa quase exatamente há 16 🧾 anos, apostaganhabr.com 29 de julho de 2008, e termina alguns dias depois. O Chris Wang de 14 anos (Izaac Wang) 🧾 - "Dìdi" paraapostaganhabr.comfamília taioanesa-americana, "Wang Wang" para seus amigos de infância apostaganhabr.com Fremont, Califórnia, "bigwang510" para seus poucos 🧾 espectadores do YouTube - despende o verão entre o oitavo e o nono ano do ensino médio da maneira como 🧾 a maioria dos crianças fazia então: parte online, parte passando o tempo e apostaganhabr.com todos os lugares um campo minado 🧾 de sentimentos quentes e pegajosos.
Wang sabe disso bem e o filme semi-autobiográfico 🧾 está repleto de referências específicas de 2008 - pulseiras Livestrong, telefones Motorola Krzr, pôsteres Paramore Riot. A irmã mais velha 🧾 e determinada de Chris, Vivian (Shirley Chen), à beira de ir para a faculdade na UCSD, tem um corte de 🧾 cabelo com franja desajeitada e calças plaid de baixa cintura. Sua paixão Madi (Mahaela Park) tem uma página do MySpace 🧾 decorada nas cores pastel do PB Teen que automaticamente reproduz uma música do Hellogoodbye. No computador desktop de Chris, Chris 🧾 alterna entre o AIM e o YouTube e o Google e o login do Microsoft XP, tudo pixelado e desatualizado.
🧾 Em mãos menos delicadas e estáveis, isso poderia parecer apenas isca de nostalgia barata; a revival dos 🧾 meados dos anos 2000 está apostaganhabr.com todos os lugares hoje e há algo inherentemente narcisista apostaganhabr.com se mergulhar profundamente no 🧾 passado não tão distante. Mas, como arranjado apostaganhabr.com Dìdi, essa hiperespecificidade assustadoramente precisa é fascinante, porque mostra exatamente o que 🧾 qualquer antigo adolescente entende: as coisas que você ama, as coisas que se prende - no caso de muitos milenaristas, 🧾
s do YouTube e fontes do AIM e selfies digitais com legenda "apenas porque (:" - não foram apenas tudo. 🧾 Para alguém passando por isso, como Chris, eles eram.
Que Dìdi evoque essa 🧾 sensação desde o início automaticamente o coloca no cânone dos bons filmes sobre a internet, dos quais há poucos. É 🧾 notoriamente difícil traduzir a experiência do telefone ou do computador para o cinema; na maioria das vezes, ironicamente, menos da 🧾 tela você colocar na tela, melhor (pense no Social Network de 2010, um dos textos fundamentais para filmes sobre a 🧾 internet, que quase não mostra a experiência de estar online apostaganhabr.com absoluto). A grande maioria dos filmes que tentam amarrar 🧾 o mundo digital apostaganhabr.com narrativa ou cair apostaganhabr.com moralização, falham apostaganhabr.com convencer ou acabam apostaganhabr.com simulação barata. Ainda estou surpreso 🧾 com o número de filmes e programas de TV que renderizam textos ou mídia social apostaganhabr.com gráficos on-screen chintzy e 🧾 distraentes.
Em representar um menino americano quase adolescente criado por um pais solteiro 🧾 - o pai de Chris está apostaganhabr.com Taiwan por motivos de trabalho, então a carga da casa recai sobreapostaganhabr.com🧾 mãe aspirante artista (uma Joan Chen excelente) - Dìdi imediatamente lembra o Eighth Grade de Bo Burnham (2024), o padrão 🧾 de ouro de filmes reais sobre a internet. Também evoca recentes sucessos na TV que retratam as humilhações rotineiras da 🧾 adolescência - Big Mouth, Life Sucks e Pen15; o último, como Dìdi, se regozija apostaganhabr.com um tempo específico e fetichizado 🧾 (o ano 2000). O filme de Wang vai mais fundo na internet do que todos eles, apostaganhabr.com alguns pontos assumindo 🧾 o cinema de desktop apostaganhabr.com pleno - um estilo pioneiro apostaganhabr.com muito mais sério por o diretor russo-cazaque Timur Bekmambetov, 🧾 no qual o filme se torna basicamente um registro de tela. O cursor de Chris oferece uma excursão pelo cérebro 🧾 adolescente milenar, rastreando relacionamentos através de postagens na parede, amigos do MySpace do topo e quem está no AIM ao 🧾 mesmo tempo; lendo apostaganhabr.com captions e statuses enfiados com piadas internas que você não sabe; Googlando "como ter um beijo 🧾 pela primeira vez"; tentando reinventar-se apostaganhabr.com tempo real mudandoapostaganhabr.com
de perfil de pato para um pout sério.
🧾 Eu sou admitidamente a faixa etária demográfica perfeita para esse retrato hiperespecífico - assim como Chris, também passei 🧾 o verão de 2008 entre o ensino médio e o ensino médio, tentando mexer com cliques mudando e acne apostaganhabr.com 🧾 público e os eu digitais de meus pares apostaganhabr.com particular. Como Madi, provavelmente também publiquei um álbum do Facebook chamado 🧾 "dia de praia verão 'oh sevennn!'" Para mim, parte do prazer é a precisão meticulosa e dolorosa de Wang, até 🧾 à ortografia exata de "gangstahhh" que as crianças diziam para outras crianças na época. (O amigo de Chris, Fahad, o 🧾 chata que ele deveria se esforçar por Madi porque ela "tem febre amarela fa shooo"; o racismo apostaganhabr.com seu grupo 🧾 de amigos multirraciais se sente tão casual e afiado que tenho que me perguntar se Wang salvou seus antigos chats 🧾 do AIM.)
Mas o filme funciona para todas as idades, todas as fatias 🧾 de experiência na internet, porque também tem uma firme compreensão do que faz um filme de passagem para a maioridade 🧾 emocionante, na linha de Lady Bird ou Are You There God? It's Me, Margaret - online e off, descobrindo identidade 🧾 e diferença entre pessoas que te amam, mas não te entendem completamente, não sabendo o que ainda não compreendes. Para 🧾 que isso se alinhe com o zumbido de abertura mundial da internet é um tipo especial de embalagem.
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