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Família tenta escapar de enchente na Índia; fundo de perdas e danos coloca em questão participação do país e da ♨️ China

A China e a Índia estão entre os maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo — a China ♨️ ocupa o primeiro lugar e a Índia, o terceiro.

Os dois países também têm grandes economias.

Então, por que há desacordo sobre ♨️ se eles deveriam ou não contribuir com um fundo destinado a conter as perdas e danos globais devidos às mudanças ♨️ climáticas?

Essa questão será debatida na COP28, a conferência das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas deste ano em Dubai, nos ♨️ Emirados Árabes Unidos.

O que é o fundo de perdas e danos?

Fim do Matérias recomendadas

Os países em desenvolvimento precisarão de mais ♨️ de US$ 300 bilhões (R$ 1,4 trilhão, na cotação atual) por ano até 2030 para se adaptarem às mudanças climáticas, ♨️ segundo um relatório de 2023 da ONU.

Após anos de discordâncias entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, um fundo de perdas ♨️ e danos foi acordado durante a COP27 do ano passado, no Egito.

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

O fundo ♨️ visa dar assistência financeira às nações mais pobres para lidarem com os impactos negativos das mudanças climáticas — por exemplo, ♨️ na reconstrução após incêndios florestais e na realocação de comunidades desalojadas pela subida do nível do mar.

Mas sem qualquer dinheiro ♨️ no fundo e sem quaisquer detalhes sobre seu funcionamento e quem irá financiá-lo, muitas questões continuam sem resposta.

Quem deve pagar ♨️ por isso?

Os Estados Unidos, um país desenvolvido e o segundo maior emissor de gases do efeito de estufa do mundo, ♨️ e outras nações desenvolvidas dizem que a China e a Índia deveriam juntar-se a eles não só no corte das ♨️ emissões, mas também no financiamento do fundo.

Mas a China e a Índia discordam, argumentando que os seus elevados níveis de ♨️ emissões são recentes quando comparados com o histórico de emissões de países como os EUA e o Reino Unido.

Ambas afirmam ♨️ também que ainda são países em desenvolvimento, tal como estabelecido na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, assinada ♨️ em 1992, e que, portanto, devem receber — e não gastar com — o fundo de perdas e danos.

Na COP27, ♨️ ativistas pediram entrada em vigor do fundo de perdas e danos

Desde a COP27, as partes tiveram debates acalorados sobre o ♨️ funcionamento do fundo e, finalmente, em outubro de 2023, chegaram a um conjunto de recomendações.

Agora, elas precisarão ser aprovadas na ♨️ COP28. As recomendações "exortam" os países desenvolvidos a apoiarem o fundo de perdas e danos e "encorajam" outros a apoiá-lo ♨️ voluntariamente.

As recomendações também deixam claro que todos os países em desenvolvimento são elegíveis para pedirem financiamento.

Mas os negociadores dizem que ♨️ as recomendações não acabaram com as tensões entre os países desenvolvidos e as principais economias em desenvolvimento, como a China ♨️ e a Índia, sobre quem deveria pagar pelo fundo e quem deveria recebê-lo.

"As fontes de financiamento continuam a ser uma ♨️ questão controversa importante que está empacada por enquanto", disse um negociador de um país ocidental que pediu para não ser ♨️ identificado.

Quem deveria recebê-lo?

A China ultrapassou os EUA como o maior emissor de dióxido de carbono (CO2) em 2006.

Mas tanto a ♨️ China como a Índia argumentam que a crise climática foi causada pelas emissões dos países desenvolvidos já na década de ♨️ 1850, quando começou o período industrial.

Os dois gigantes asiáticos também apontam para o princípio de "responsabilidades comuns, mas diferenciadas" da ♨️ Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

O princípio basicamente significa que todos os países têm a responsabilidade de reduzir ♨️ as emissões de gases do efeito de estufa, mas abetnacional comercialparticipação e responsabilidade dependem das suas necessidades para desenvolvimento.

Representante ♨️ da China nos debates, Xie Zhenhua; grandes economias como a chinesa argumentam que ainda são países em desenvolvimento

Muitas organizações da ♨️ sociedade civil e ambientalistas apoiaram o argumento.

"As enormes perdas e danos que estamos vendo neste momento são o resultado de ♨️ 30 anos de grande lentidão por parte dos países desenvolvidos na redução mais rápida das suas emissões e no fornecimento ♨️ de financiamento climático aos países em desenvolvimento", afirma Liane Schalatek, diretora associada da Fundação Heinrich Boll Stiftung nos EUA, que ♨️ acompanha de perto as negociações.

"Pedir aos países em desenvolvimento que contribuam para o novo fundo em pé de igualdade com ♨️ os países desenvolvidos é moralmente errado e desonesto", acrescenta ela.

Há nações, porém, que argumentam que a classificação do que são ♨️ os "países desenvolvidos" está desatualizada e precisa de ser revista.

Os países foram rotulados como desenvolvidos ou em desenvolvimento em 1992. ♨️ Os críticos dizem que muita coisa mudou desde então, especialmente em países como a China e a Índia, que são ♨️ agora grandes economias e estão entre os principais emissores.

"Esperamos que não apenas a China e a Índia, mas também os ♨️ Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita — países em desenvolvimento, de acordo com a lista de 1992 — considerem-se ♨️ mais como contribuintes do fundo do que como beneficiários", acrescentou o negociador anônimo.

'Responsabilidade moral'

Alguns pequenos países insulares também defendem essa ♨️ posição.

Michai Robertson é o principal negociador sobre o financiamento de perdas e danos da Aliança dos Pequenos Estados Insulares.

Ele argumenta ♨️ que há uma "responsabilidade moral de se envolver com o fundo" que precisa ser cumprida pelas principais economias como a ♨️ China e a Índia.

"Ter as palavras 'incentivar outras partes a fornecerem verbas' na recomendação é um reconhecimento por parte de ♨️ todo o comitê de que precisamos que os países desenvolvidos também estejam envolvidos e que outras partes também estejam envolvidas."

Queimada ♨️ em Manaus; um relatório de 2023 estima que países em desenvolvimento precisarão de pelo menos US$ 300 bilhões anuais para ♨️ se adaptar às mudanças climáticas

Mas não é a primeira vez que um fundo climático leva muito tempo para ser resolvido.

Ross ♨️ Fitzpatrick, da organização Christian Aid, compara o debate sobre o fundo de perdas e danos a uma promessa anterior de ♨️ financiamento climático que ainda não se concretizou.

"Não é surpreendente que muitos países em desenvolvimento vejam isto um pouco como uma ♨️ tática de adiamento, dada a falta de confiança que perdura há uma década e que está no cerne das negociações ♨️ climáticas da ONU", afirma.

"A falta de confiança é melhor exemplificada pelo fracasso das nações ricas em cumprir abetnacional comercialpromessa ♨️ anterior de fornecer US$ 10 bilhões em financiamento climático anual a partir de 2023."

O compromisso a que Fitzpatrick se refere ♨️ foi assumido pelos países desenvolvidos em Copenhagen, em 2009.

Enquanto essa promessa anterior não for cumprida, os países em desenvolvimento terão ♨️ sempre uma desculpa para adiar a finalização dos detalhes do fundo de perdas e danos, na avaliação de Aarati Khosla, ♨️ diretora da Climate Trends, uma organização sediada na Índia.

"Não é tão simples para a China e a Índia contribuir para ♨️ o fundo sem que o mundo desenvolvido primeiro tenha cumprido abetnacional comercialpromessa anterior", argumenta Khosla.

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