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O que é o Beta hCG e por que é importante?

Beta hCG, ou gonadotrofina coriónica humana beta, é um hormônio produzido após a concepção. Geralmente, seus níveis duplicam a cada 2 a 3 dias nas primeiras 8 a 10 semanas de gravidez. É um marcador importante para confirmar uma gravidez e ainda fornece informações sobre a idade gestacional.

Quando e como realizar o exame de Beta hCG?

O exame deve ser realizado após o atraso menstrual e pode ser feito através de uma análise de sangue ou urina. Os valores de referência variam ao longo das semanas de gravidez, conforme descrito abaixo:

Período de gestação Valores de referência
Até 2 semanas Inferior a 50.000 mIU/ml
3-4 semanas Entre 50.000 e 100.000 mIU/ml
5 semanas Entre 100.000 e 500.000 mIU/ml
6 semanas Acima de 100.000 mIU/ml

Algumas fontes podem fornecer diferentes intervalos, mas esses são os valores mais abrangentes e relevantes quando se discute Beta hCG.

Significado dos resultados do exame de Beta hCG

Nil ou Baixo: Resultado negativo. Não há evidência de gravidez. Algumas fontes indicam que entre 5 mlU/ml e 25 mlU/ml recomenda-se a repetição do exame após algum tempo. Se os níveis forem inferiores a 5 mlU/ml, é considerado um resultado negativo para gravidez.

  • Boa: Resultado positivo. Esse resultado indica fortemente uma gravidez em codigo de cadastro betano curso, especialmente se níveis acima de 25 mIU/ml ou 50 mIU/ml forem detectados.

Interpretando a idade gestacional através do Beta hCG

É possível ter uma estimativa da idade gestacional aproximada quando se obtém o resultado do exame. No entanto, a precisão desse cálculo pode variar de acordo com cada caso.

Período de gestação Níveis de Beta hCG no exame de sangue
9 a 12 semanas Entre 25.700 e 288.000 mIU/ml
13 a 16 semanas Entre 13.300 e 254.000 mIU/ml
17 a 24 semanas Entre 4.060 e 165.500 mIU/ml
25 a 40 semanas Entre 3.640 e 117.000 mIU/ml

Considerações Finais

Os níveis de Beta hCG podem variar consideravelmente nas primeiras semanas de gravidez. Se houver qualquer dúvida sobre osresultados do tests ou ausência de amenorréia, é recomendado repeti-lo após alguns dias. Em caso de dúvidas adicionais, consulte a um especialista para obter orientação adicional.

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Reactores codigo de cadastro betano navios podem capturar e armazenar CO2 por 100.000 anos, afirma especialista

O transporte internacional representa 80% do comércio global 🍋 e é responsável por cerca de 3% das emissões de carbono do mundo, mas atualmente não está codigo de cadastro betano linha para 🍋 atingir seus objetivos climáticos.

Há um ano, a Organização Marítima Internacional (OMI) - a agência das Nações Unidas que regula o 🍋 transporte marítimo - apertou as metas de emissões para a indústria do transporte marítimo, alinhando-a com outras indústrias que visam 🍋 atingir emissões líquidas de carbono até 2050. No entanto, combustíveis de baixa emissão, como metanol, hidrogênio e amônia, não estão 🍋 se tornando disponíveis o suficiente.

Agora, Jess Adkins, um oceanógrafo químico do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), acredita que pode 🍋 ajudar equipando navios cargueiros com reatores capazes de transformar o dióxido de carbono (CO2) emitido ao queimar combustível codigo de cadastro betano sais 🍋 oceânicos, mantendo-o trancado por 100.000 anos.

O processo é semelhante ao que já está acontecendo naturalmente nos oceanos. "Esta é uma 🍋 reação que o planeta tem estado executando por bilhões de anos", disse Adkins, que fundou a Calcarea, uma startup que 🍋 está projetando e testando os reatores.

"Se conseguirmos apenas acelerar, temos uma chance de armazenamento seguro e permanente de CO2."

A água 🍋 do mar absorve naturalmente cerca de um terço do CO2 emitido na atmosfera, tornando-a mais ácida e causando-a a dissolver 🍋 o carbonato de cálcio, que é abundante no oceano. "O carbonato de cálcio é o que esqueletos de coral, conchas 🍋 e a maioria das coisas que compõem a maior parte dos sedimentos no fundo do oceano são feitos", disse Adkins.

O 🍋 carbonato de cálcio dissolvido então reage com o CO2 na água para formar sais de bicarbonato, prendendo o CO2. "Há 🍋 38.000 gigatons (38 trilhões de toneladas) de bicarbonato no oceano agora", acrescentou Adkins.

A Calcarea deseja imitar este processo natural fazendo 🍋 passar os gases de escape do navio para um reator no casco do navio, onde os gases de escape são 🍋 misturados vigorosamente com água do mar e calcário - um tipo de rocha feita principalmente de carbonato de cálcio e 🍋 um ingrediente comum no concreto. O CO2 nos gases de escape reage com a mistura, criando água salgada que prende 🍋 o CO2 na forma de sais de bicarbonato. Adkins diz que com um reator codigo de cadastro betano escala total, ele pretende capturar 🍋 e armazenar cerca de metade das emissões de CO2 de um navio.

Na natureza, a reação leva mais de 10.000 anos, 🍋 de acordo com Adkins, mas codigo de cadastro betano reatores da Calcarea, isso leva cerca de um minuto, ele disse. Isso é alcançado 🍋 trazendo o CO2 e o calcário codigo de cadastro betano contato íntimo um com o outro.

A água salgada criada é simplesmente lançada no 🍋 oceano, onde não ameaça a vida marinha ou o balanço químico da água do mar, de acordo com Adkins. Ele 🍋 acrescentou que a empresa também está examinando a adição de um pré-filtro ao sistema para remover outros poluentes do escape 🍋 que possam ser misturados na água, como partículas e combustível não queimado, além de outros contaminantes.

Depois de dois anos trabalhando 🍋 no projeto, codigo de cadastro betano janeiro de 2024, ele transformou a empresa codigo de cadastro betano uma spin-off do Caltech, onde ainda é professor, embora 🍋 esteja de licença. Ele foi acompanhado por três co-fundadores: a estudante do ensino médio da Caltech Melissa Gutierrez, o engenheiro 🍋 Pierre Forin e o professor e geoquímico da Universidade do Sul da Califórnia (USC) Will Berelson.

Eles levantaram R$3.5 milhões codigo de cadastro betano 🍋 financiamento e se concentraram na indústria do transporte marítimo. "A beleza é que o navio é um bomba d'água natural", 🍋 disse Adkins, observando que o sistema requer água se movendo constantemente codigo de cadastro betano torno para que a reação entre os vários 🍋 elementos ocorra, algo fornecido naturalmente pelo movimento do navio.

Até agora, a Calcarea construiu dois protótipos de reatores, um no estacionamento 🍋 da USC e outro no Porto de Los Angeles. Em maio final, a empresa anunciou uma parceria com o braço 🍋 de pesquisa e desenvolvimento da empresa de transporte marítimo internacional Lomar. Adkins está confiante de que isso levará ao primeiro 🍋 protótipo codigo de cadastro betano escala total de seu reator a ser instalado codigo de cadastro betano um navio.

Os reatores serão adaptados para navios de diferentes 🍋 tamanhos, incluindo "os maiores que existem", a classe "Newcastlemax" capaz de transportar 180.000 toneladas métricas de carga. "Em um desses, 🍋 ocuparíamos cerca de 4% a 5% do tonelagem morta e transportaríamos cerca de 4.000 toneladas métricas de calcário. Mas não 🍋 usaremos todo isso", disse Adkins.

Antes que a Calcarea esteja pronta para instalar seu primeiro reator, existem alguns desafios de engenharia 🍋 a serem resolvidos. Por exemplo, como exactamente ajustar o reator no navio e a logística de carregar o calcário e 🍋 configurar a cadeia de suprimentos para entregá-lo. Esses podem ser passos lentos, avisa Adkins.

O custo do sistema vem, atualmente, codigo de cadastro betano 🍋 cerca de R$100 por tonelada de CO2 capturada no escape, o que inclui o rendimento da nave que perde ao 🍋 fazer espaço para o reator às custas da carga comercial.

Alguns navios cargueiros já têm dispositivos semelhantes a bordo, chamados scrubbers. 🍋 Eles são projetados para capturar e descarregar emissões de enxofre - nocivas para a saúde humana e o ambiente - 🍋 mas não CO2. Até junho de 2024, eles foram instalados codigo de cadastro betano cerca de 5% da frota mundial de navios mercantes, 🍋 de acordo com a Associação Britânica de Portos, embora estudos tenham encontrado que o resíduo de escoras pode ser "tóxico 🍋 agudo para organismos aquáticos". Os reatores da Calcarea também capturam enxofre como parte de seu processo de remoção de CO2.

A tecnologia de captura de carbono semelhante à da Calcarea também existe. 🍋 Uma empresa britânica chamada Seabound, por exemplo, faz um dispositivo que captura entre 25% e 95% das emissões de CO2 🍋 de um navio. No entanto, ele produz pérolas de carbonato sólido que devem ser descarregadas codigo de cadastro betano um porto.

De acordo com 🍋 Daniel Sigman, um professor de Ciências Geológicas e Geofísicas na Universidade de Princeton, que não está envolvido com a Calcarea, 🍋 a abordagem da empresa tem uma variedade de vantagens codigo de cadastro betano comparação com estratégias semelhantes que estão sendo perseguidas. Primeiro, é 🍋 a aceleração de um processo natural que ocorreria de qualquer forma. Em segundo lugar, porque a reação ocorre codigo de cadastro betano um 🍋 reator engenheiro no navio e não consome totalmente o suprimento de CO2, ela não aumentará os níveis de acididade dos 🍋 oceanos e não contribuirá para o problema da acidificação dos oceanos, que é prejudicial à vida marinha.

Porque os fundadores da 🍋 Calcarea são especialistas no ciclo de carbono dos oceanos, acrescentou, eles estão bem posicionados para evitar possíveis armadilhas da remoção 🍋 de CO2: "Muitas outras empresas que perseguem o aprimoramento da alcalinidade oceânica não entendem o ciclo de carbono codigo de cadastro betano escalas 🍋 relevantes e, portanto, estão suscetíveis a se concentrar codigo de cadastro betano abordagens que são ineficazes - ou até mesmo contra-produtivas."

Adkins acredita que 🍋 a Calcarea pode ajudar a indústria a descarbonizar durante a transição para combustíveis mais limpos e, no futuro distante, os 🍋 reatores podem até mesmo assumir a totalidade do espaço codigo de cadastro betano navios especiais, projetados para trancar CO2 capturado no armazenamento subterrâneo. 🍋 atmosfera, como alternativa ao armazenamento subterrâneo.

"Acreditamos que os navios realmente vão ser capazes de competir com o armazenamento subterrâneo de 🍋 CO2", disse ele. "Navios projetados que pegam CO2 e calcário codigo de cadastro betano um porto, vão para o mar e apenas executam 🍋 nossa reação - eles serão apenas máquinas eficientes e seguras para armazenar carbono no oceano como bicarbonato."


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