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13/04/2024 07h00 Atualizado 13/04/2024
Autoesporte completa 60 anos em h2bet saiu do ar 2024. De 1964 para cá, vimos os 😊 carros ficarem mais conectados, econômicos, seguros e tecnológicos. Mas um outro componente também evoluiu nesse período: os pneus. Nas últimas 😊 seis décadas, muita coisa mudou para estes aros de borracha tão importantes em h2bet saiu do ar absolutamente todos os veículos terrestres. O 😊 que os próximos 60 anos reservam para os pneus?
Em clima de aniversário, Autoesporte conversou com os especialistas Roberto Falkenstein, consultor 😊 da área de tecnologia inovativa da Pirelli, e Celso Pereira, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da Continental, para para 😊 entender mais sobre a evolução do setor.
É consenso que o pneu do futuro, disponível nas lojas e oficinas no longínquo 😊 ano de 2084, será conectado, sustentável e vai ajudar carros autônomos e elétricos a desempenharem melhor suas funções.
“O pneu vai 😊 continuar preto, redondo e com um buraco no meio para encaixar na roda. O que vai mudar radicalmente são os 😊 materiais e a implementação de novas tecnologias”, diz Falkenstein.
Para Celso Pereira, da Continental, os pneus do futuro também serão parecidos 😊 com os atuais, mas inovações devem proporcionar rupturas no setor. “Inteligência artificial e conectividade vão fazer parte da vida do 😊 pneu. Mas, em h2bet saiu do ar comparação aos de hoje em h2bet saiu do ar dia, devem ser parecidos”.
Em contraponto, outras fabricantes, como a 😊 Goodyear, já testam modelos esféricos. Além de melhorarem a estabilidade em h2bet saiu do ar velocidades altas e poder girar 360 graus, o 😊 desgaste também é menor por conta da grande superfície de borracha.
Novos materiais
O pneu atual ainda é feito com materiais de 😊 origem petrolífera, como borracha sintética e negro de fumo. Com o passar dos anos, a Pirelli entende que essa matéria-prima 😊 será substituída por elementos naturais.
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“A borracha sintética será substituída pela natural, extraída de uma árvore. O negro de fumo usado como 😊 reforço vai dar lugar à sílica de casca de arroz”, projeta Falkenstein. Outros compostos são lignina (um subproduto da madeira), 😊 óleo de soja, resina de caju e estearato de zinco vegetal.
“Estudamos fontes alternativas de extração da borracha natural para substituir 😊 a de origem fóssil. Até a reciclagem de garrafas pet pode se tornar uma alternativa. Há a expectativa de que 😊 um pneu feito com 60% de materiais naturais esteja nas lojas já em h2bet saiu do ar 2030”, diz Pereira.
Estes novos materiais não 😊 são testados apenas por Pirelli e Continental, mas também por Goodyear, Dunlop, Michelin e Bridgestone.
Conectividade e tecnologia
Os pneus já desempenham 😊 funções de segurança, mas os especialistas apontam que as tecnologias atuais serão aperfeiçoadas. Na prática, os pneus devem deixar de 😊 ser apenas equipamentos avulsos para se tornarem componentes do sistema de segurança ativa do veículo.
“Alguns carros já monitoram a pressão 😊 dos pneus. Com a adoção de um sistema Wi-Fi direto na roda, o pneu pode comunicar este dado com mais 😊 precisão ao veículo”, afirma Falkenstein. “Pensando em h2bet saiu do ar um mundo com carros autônomos, os pneus podem notificar a presença de 😊 buracos e irregularidades aos veículos ao lado”.
Para a Continental, o pneu da década de 2080 poderá monitorar até o próprio 😊 desgaste. Isso inclui as condições da banda de rodagem, a profundidade dos sulcos, a temperatura e a pressão. “Podemos até 😊 chamar o pneu do futuro de smart tyre”, elabora Pereira.
Com um canal de comunicação entre carro e pneu, a roda 😊 do futuro poderá fazer até uma leitura do terreno e limitar a velocidade em h2bet saiu do ar ocasiões que colocam a vida 😊 do motorista em h2bet saiu do ar risco. O consultor da Pirelli elabora.
“É normal que as pessoas esqueçam que o estepe temporário está 😊 instalado e atinjam altas velocidades nas estradas. Com o pneu do futuro, o carro receberá um comando via Wi-Fi para 😊 limitar a aceleração”
Da mesma forma, os especialistas entendem também que os pneus poderão até mudar de textura ou de pressão 😊 de acordo com o tipo de estrada. “O pneu do futuro terá um sistema que permitirá enchê-lo ou esvaziá-lo em 😊 h2bet saiu do ar movimento. Pensando em h2bet saiu do ar vida útil, até mesmo para veículos de carga, será algo revolucionário que aumentará a durabilidade”, 😊 pontua o diretor da Continental.
Economia e durabilidade
As fabricantes vão focar em h2bet saiu do ar pneus mais duráveis, menos ruidosos e de baixa 😊 resistência ao rolamento. Essas características serão fundamentais, ainda mais considerando que apenas carros elétricos estarão à venda daqui 60 anos. 😊 “Um pneu de baixa resistência ao rolamento vai consumir menos da bateria e melhorar a autonomia final do veículo”, conjectura 😊 o especialista da Continental.
Outro ponto importante sobre a estrutura geral das rodas é que os carros elétricos são mais pesados 😊 por causa das baterias. Assim, o desenvolvimento de pneus capazes de aguentar mais peso deve ser acelerado já nos próximos 😊 anos. E como os eletrificados não fazem barulho, haverá uma grande preocupação com as emissões sonoras para garantir um trajeto 😊 mais silencioso e confortável.
“Antigamente, existia a regra de que para um pneu ter resistência baixa, precisaria comprometerh2bet saiu do ardurabilidade. Com 😊 o avanço da tecnologia, estamos provando que essa associação está errada”, finaliza Celso Pereira.
Manutenção
Os pneus run-flat já são comuns em 😊 h2bet saiu do ar carros de luxo no Brasil. Eles permitem que o veículo ande alguns quilômetros em h2bet saiu do ar velocidade limitada, excluindo a 😊 necessidade de parar à beira de uma estrada perigosa para colocar o estepe.
Outras tecnologias, como a seal inside, também estão 😊 disponíveis. Ela consiste na aplicação de um selante interno que identifica o furo no pneu e pode fechá-lo sem intervenção 😊 humana.
Portanto, não é difícil de imaginar que métodos de reparabilidade serão aprimorados nos próximos 60 anos. Chegaremos ao ponto de 😊 um pneu que não fura ou estoura? Para os especialistas, podemos sonhar.
Sustentabilidade
Como todo o setor automotivo, os fabricantes de pneus 😊 caminham para um futuro sem emissões. A Pirelli, por exemplo, quer se tornar neutra em h2bet saiu do ar carbono a partir de 😊 2030. Isso não passa apenas pela incorporação de processos limpos na produção dos pneus, mas também pela utilização de tecnologias 😊 que permitam menos emissão de carbono.
“O objetivo principal é reduzir as emissões de carbono do berço ao túmulo do pneu. 😊 Ou seja, desde a coleta dos materiais até o momento em h2bet saiu do ar que ele será descartado e reciclado”, destaca Falkenstein.
“Toda 😊 a cadeia que gira em h2bet saiu do ar torno do pneu terá de ser neutra em h2bet saiu do ar carbono em h2bet saiu do ar 60 anos. 😊 O objetivo é reduzir ao máximo o impacto evitando o desperdício e otimizando a reciclagem. Nos processos de fabricação que 😊 utilizam água, o reaproveitamento será fundamental, ”, diz Pereira.
Pesquisas recentes mostram a necessidade de acelerar a mudança. Isso porque os 😊 pneus inevitavelmente liberam microplásticos não degradáveis que podem poluir cidades e oceanos. Um estudo da ScienceDirect apontou que entre 8% 😊 e 40% destes detritos estão no mar.
O uso de materiais como borracha vegetal, óleo de soja, resina de caju e 😊 sílica de casca de arroz vai ajudar a reduzir a emissão de plástico, ou pelo menos auxiliar na decomposição. Afinal, 😊 para chegar aos próximos 60 anos, precisamos garantir a existência da humanidade.
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