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Por leonbet

25/12/2023 01h00 Atualizado 25/12/2023

O que mudou (e o que não mudou) na Venezuela nos últimos 📈 10 anos —
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: GETTY IMAGES

E se a Venezuela mudasse? E se a Venezuela fosse consertada?

Perguntas recorrentes, especialmente entre emigrantes 📈 venezuelanos.

Às vezes perguntam de brincadeira, com um sentido irônico, porque a crise profunda que a Venezuela viveu entre 2023 e 📈 2023 se amenizou, mas está longe de ser resolvida.

E às vezes perguntam com a memória de um passado melhor: este 📈 foi um dos países mais ricos e prósperos da América Latina, e hoje está entre os mais pobres.

Em uma década, 📈 a economia venezuelana encolheu 75% e quase um quarto da população (7 milhões, de um total de 30 milhões) deixou 📈 o país.

São processos traumáticos que inevitavelmente despertam saudades, tanto do país que parece não existir mais, como da distância entre 📈 quem ficou e quem partiu.

Um bom exemplo dessa nostalgia que agita os venezuelanos é Caracas en el 2000 (Caracas nos 📈 ano 2000, em tradução livre) a música do momento no país, que fala das araras que sobrevoam a capital, do 📈 passeio dominical de bicicleta por um frondoso anel viário montanhoso, da raspadinha de Coca-Cola que são vendidas nas ruas e 📈 daquelas outras instituições típicas que os emigrantes – neste caso, os caraquenhos – deixaram de viver.

Por trás de todo exercício 📈 nostálgico está a noção de algo perdido.

E sim, claro: a Venezuela já não é tão rica como nos anos 1960 📈 ou 1970, mas também não é tão pobre como em 2023. A moeda agora é o dólar, há restaurantes tão 📈 caros como em Nova York e a gasolina agora é paga.

Num país que outrora teve um Estado generoso e redistributivo 📈 e uma classe média relativamente estabelecida, a desigualdade, a pobreza e a ineficiência dominam agora a paisagem.

E a economia, em 📈 geral, está em constante transformação.

Mas também há muita coisa que não muda: nem a política, nem a infraestrutura mudam como 📈 as pessoas gostariam. E os venezuelanos, esse povo resiliente, alegre e gentil, continua tão brincalhão como sempre.

As araras continuam monitorando 📈 os céus de Caracas —
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O que não muda

Também não muda o som das rãs no início da 📈 noite quente da capital venezuelana.

Nem mudam as iniciativas dos moradores de Caracas para homenageá-las: ano passado, um coletivo de artistas 📈 chamado SoundScape gravou e colocou na internet um mapa dos sons atuais da cidade.

Há as rãs, mas também as araras 📈 e os vendedores ambulantes.

Caracas en el 2000, cantada por Danny Ocean e Elena Rose, é um hit que gerou reflexão 📈 e repercussão —
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Não muda aquela rua animada, onde vendedores ambulantes calçam sandálias com meias e usam óculos gigantes 📈 espelhados imitando os da marca Gucci.

Uma mãe eleonbetfilha caminham com os cabelos pintados da mesma cor vermelha.

E um 📈 jovem com um grande relógio e cabelo raspado de um o lado, mas seboso em cima, vende desodorantes, omitindo a 📈 inevitável suspeita de que sejam usados.

Não mudam as manhãs de partidas de dominó nas praças, onde velhos e jovens jogam 📈 sob o olhar de dezenas de outros jogadores penteados e elegantes, que comentam, julgam, brigam.

Enquanto isso, um jovem ao lado 📈 lê uma Bíblia e alguns senhoras proferem ensinamentos evangélicos, uma corrente que, aliás, tem crescido muito no país.

Também não muda 📈 a sensação de que se vive numa realidade inventada: um prédio no meio de uma área comercial não tem janelas, 📈 apesar de ter varandas.

Uma criança sai da aula de caratê pela mesma porta de um bar escuro.

E algumas senhoras participam 📈 de um curso de spinning em um terraço cuja música alta ressoa a dois quarteirões de distância.

Não muda o calor 📈 humano. A melhor forma de transmitir confiança na Venezuela é o que na maioria dos países do mundo significaria uma 📈 afronta: um toque corporal, um toque no ombro.

E não mudam coisas que talvez mudem em outros países.

Na Venezuela, por exemplo, 📈 ainda é possível ver publicidade de cervejas e produtos de beleza em enormes outdoors nas rodovias promovidos por mulheres esbeltas, 📈 voluptuosas e seminuas; uma imagem já inusitada em outras partes do mundo que ali se mantém.

Assim como persiste a tendência 📈 de fazer fila. Agora não mais para comprar óleo ou farinha, porque a escassez foi atenuada com a dolarização de 📈 fato, mas para se registar em um novo sistema de pagamento de eletricidade.

Durante anos a eletricidade foi quase gratuita, mas 📈 agora começaram a cobrar por ela, apesar de muitas regiões ainda sofrerem cortes diários de energia.

O serviço não muda, então, 📈 mas o preço vai mudar.

Quase sempre há fila na Venezuela; agora, é para se cadastrar na Corpoelec, a distribuidora de 📈 energia —
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E tudo o que funciona mais ou menos na capital é pior no resto do país, onde 📈 a pobreza é maior e os serviços são mais deficientes. A disparidade capital-interior, portanto, não mudou.

Também não mudou aquela ineficiência 📈 do sistema que gera distorções insólitas.

Por exemplo: para entrar no metrô de Caracas agora existem duas filas, uma para comprar 📈 a passagem e outra para esperar quando as catracas deixam uma entrada gratuita após a passagem de alguém.

Não é que 📈 o sistema seja feito para dar passagens gratuitas aleatoriamente, mas sim que as catracas geram um erro, que já está 📈 normalizado.

As distorções podem ser resultado de um sistema que não funciona. E os venezuelanos se adaptam; talvez com resignação, mas 📈 também com bom humor e criatividade.

À esquerda, um vendedor de isqueiros. À direita, um vendedor de 'combos', saquinhos de doces 📈 e guloseimas —
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O que muda

Com a dolarização não oficializada pelo Estado, para muitos venezuelanos tornou-se mais lucrativo ter 📈 empregos informais, pagos em dólares, do que empregos formais, pagos em bolívares.

A tendência desencadeou trabalhos de reparos, vendas ambulantes, apostas 📈 digitais em videojogos e negócios artesanais e domésticos porta-a-porta.

O impacto deste novo setor informal é tão grande que, segundo a 📈 empresa de pesquisa Datanalisis, quase 4 milhões de pessoas nos últimos três anos ascenderam socialmente através do "empreendedorismo criativo".

"Vimos o 📈 surgimento de uma nova classe média que não tem ensino superior, não tem trabalho formal, mas ainda assim tem acesso 📈 a recursos e uma certa qualidade de vida", explica Luis Vicente León, diretor da empresa.

O analista diz que o caso 📈 da Venezuela "é como se você tivesse dentes bons, colocasse aparelho para deixá-los feios e quando termina o tratamento os 📈 dentes querem voltar, por inércia, a serem bons".


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Os venezuelanos, filhos de uma antiga potência petrolífera, têm um histórico 📈 de consumo, um caráter empreendedor e uma visão alegre e entusiasmada da vida.

Assim que a economia foi reativada com a 📈 dolarização, saíram às ruas para ver o que conseguiam inventar.

É por isso que você encontra ruas repletas de vendedores ambulantes 📈 oferecendo sorvetes, calçados ou produtos de beleza entre música tropical e dança lúdica.

É por isso que há um boom de 📈 bingos em todo o país. É porque existem novos e bem sucedidos estabelecimentos de pasticho (uma espécie de lasanha) e 📈 cachito (um tipo de croissant recheado com presunto e queijo), duas comidas típicas.

É por isso que, segundo o Global Entrepreneurship 📈 Monitor, um centro de estudos, 16% da população está começando um novo negócio.

Não é que os problemas estruturais – serviços 📈 precários, inflação elevada, infraestruturas deterioradas, hospitais sem abastecimento – tenham sido resolvidos.

É que as pessoas estão se acostumando, diz León: 📈 "Depois que você se acostuma, os problemas não parecem mais tão diferentes e o que incomodava, agora incomoda menos."

Pelo contrário, 📈 acrescenta, "você começa a valorizar as coisas que deixou de valorizar: como a natureza, as festas, aleonbetgente, etc".

Na 📈 década passada, o crime transformou a Venezuela num dos países mais perigosos do mundo.

Mas agora, depois de uma controversa política 📈 de segurança linha dura, o sentimento de insegurança diminuiu. Essa é outra mudança, para muitos temporária.

Mas a tendência ajudou muitos 📈 venezuelanos a regressar ao país; a maioria não para ficar, mas para visitar.

Bingos e loterias estão crescendo —
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O "malandro falado" é um dialeto de rua que os venezuelanos dentro e fora do país têm transformado em gíria 📈 de todos, numa bandeira rara e talvez paradoxal da venezuelanidade.

Você pode ouvir isso no tom e na letra da música 📈 Caracas en el 2000.

Exemplos de expressões maliciosas incluem "te da frío, gafa" para dizer "você está com medo, cara" e 📈 "picarle la torta" para criticar a reverência excessiva aos poderosos.

Coromotto Hernández é um influencer que fala na língua da malandragem 📈 e tenta identificar através da cultura popular essas facetas que os venezuelanos adotaram quando saíram às ruas para resolverleonbet📈 crise.

"Não é uma apologia da ilegalidade, mas das pessoas se apropriando das ruas e se identificando com essa criatividade de 📈 resolver", afirma.

Coromotto acredita que uma coisa é normalizar os problemas – "aceitar que um colchão seja transportado em uma motocicleta" 📈 – e outra é encontrar humor e oportunidades na crise.

"Nós que ficamos estamos nos virando e continuamos bebendo malta [uma 📈 bebida de malte não alcoólica] e curtindo as araras", afirma.

Ou seja: a Venezuela mudou, mas não em tudo. E a 📈 raspadinha de Coca-Cola continua tão doce como sempre.

O boulevard Sabana Grande, em Caracas, parece atualmente uma festa. Há quem diga: 📈 'sempre foi' —
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