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Esta é a história de um ícone acidental.
Diferente da Estátua da Liberdade, do Monte Rushmore ou de outros monumentos americanos, 🍐 o letreiro de Hollywood, emblema inigualável de Los Angeles, imagem mais procurada pelos turistas, onipresente em bonés, canecas e camisetas, 🍐 não nasceu para se tornar um símbolo de nada.
Quando, em 8 de dezembro de 1923, as 40 mil lâmpadas que 🍐 o adornavam começaram a iluminá-lo em segmentos, alternadamente, o que os habitantes puderam realmente ler na encosta do Monte Lee 🍐 foi:
HOLLY… WOOD… LAND… HOLLYWOODLAND
Assim estava a placa no dia desaque recusado na greenbetsinauguração, iluminada por 40 mil lâmpadas
Erguido a poucos passos 🍐 da área que há cinco anos abrigou a gigantesca produção "Júlio César" – com Tyrone Power como Brutus, 500 dançarinos, 🍐 5 mil figurantes, elefantes e camelos – também nada teve a ver com a indústria com a qual compartilha seu 🍐 nome.
Fim do Matérias recomendadas
Era um outdoor simples – embora enorme – com uma vocação muito mais terrena: a de vender 🍐 casas.
A ideia era que o letreiro fosse grande, muito grande. Tanto que qualquer pessoa que se aproximasse pelo Wilshire Boulevard, 🍐 que leva em linha reta ao mar, mesmo que estivesse a quilômetros de distância, poderia lê-lo claramente.
A ideia era que 🍐 o letreiro pudesse ser lido à distância
Foi isso que os incorporadores imobiliários Tracy Shoults e Sydney Woodruff encomendaram ao proprietário 🍐 da empresa de sinalização Crescent, Thomas Fisk Goff.
Eles tinham um novo projeto imobiliário para promover: um eclético empreendimento semiluxuoso nas 🍐 colinas do bairro conhecido como Hollywood, financiado por alguns dos empresários mais poderosos da época – os magnatas das ferrovias 🍐 Eli Clark e Moses Sherman e o proprietário do poderoso jornal Los Angeles Times, Harry Chandler.
Hollywoodland foi o nome dado 🍐 a esse grupo de casas em quatro estilos específicos – Tudor ou inglês medieval, francês-normando, mediterrâneo e colonial-espanhol –, digno 🍐 de uma história ambientada no "velho mundo", apresentado como "o reino da alegria e saúde".
Hollywoodland foi promovida como um 🍐 Éden do turbilhão de Hollywood e da poluição de Los Angeles
Um local "longe do turbilhão da existência humana", "a conquista 🍐 suprema na construção comunitária", o ambiente ideal para "proteger asaque recusado na greenbetsfamília e garantir asaque recusado na greenbetsfelicidade" com uma casa 🍐 construída "acima do fumo, do nevoeiro e das condições atmosféricas impuras".
Esses foram os termos destacadas semana após semana pelos anúncios 🍐 publicados no LA Times, como afirma em seu livro The Hollywood Sign: Fantasy and Reality of an American Icon (O 🍐 letreiro de Hollywood: fantasia e realidade de um ícone americano, em tradução livre) o professor estudante universitário e historiador cultural 🍐 Leo Braudy.
E, nessa altura, Los Angeles era uma metrópole com mais de meio milhão de habitantes e 106 mil veículos 🍐 registrados, um número que, segundo a Administração Rodoviária Federal (FHWA), ultrapassaria os 800 mil até ao final da década.
Entre 1910 🍐 e 1920, Los Angeles praticamente duplicousaque recusado na greenbetspopulação
A indústria cinematográfica, com um sistema de grandes estúdios que se espalhavam pela 🍐 cidade e geravam (juntamente com os estúdios localizados em outras partes do país) 80% da produção cinematográfica mundial, teria seu 🍐 epicentro em Hollywood.
Quem quisesse fugir de tudo isso encontraria um oásis em Hollywoodland. "Esse foi o eixo da estratégia para 🍐 promover a urbanização, e o letreiro luminoso no topo do cânion Beachwood foi a última de suas peças", disse o 🍐 professor Braudy à saque recusado na greenbets Mundo (serviço em espanhol da saque recusado na greenbets).
O desenho original foi obra do jovem publicitário John D. Roche. 🍐 Ou surgiu, antes, de uma "interpretação errada" de um esboço seu incluído num dos primeiros folhetos promocionais.
Foi o que ele 🍐 próprio no seu 80º aniversário, 54 anos depois. E o obituário que o The New York Times lhe dedicou em 🍐 22 de novembro de 1978 descreve-o como o "criador do monumento", embora haja quem duvide dessa versão.
Seja como for, optou-se 🍐 por modernizá-lo com uma tipografia sem serifa, muito distante das formas sinuosas do estilo art nouveau.
E embora não haja notícias 🍐 na imprensa que contem como aquelas 13 letras medindo 15 metros de altura por 9 metros de largura foram colocadas 🍐 na lateral do Beachwood Canyon, pelas
s você pode imaginar que foi uma façanha e tanto.
Primeiro tiveram que tirar a 🍐 vegetação e abrir um caminho de terra por onde um trator pudesse transportar o material, inclusive os postes de 18 🍐 metros que serviriam de apoio.
Foi necessário usar mulas para transportar o material necessário para erguer o letreiro
Como o último trecho, 🍐 de cerca de 70 metros, era muito íngreme, o transporte teve que ser feito com animais de carga.
"Trabalhadores mexicanos fixaram 🍐 cada letra em postes telefônicos levados ao local por mulas, completando em 60 dias tarefas que custam US$ 21 mil 🍐 (o equivalente a US$ 250 mil hoje, ou R$ 1,2 milhão)", escreve Braudy, professor da Universidade do Sul da Califórnia 🍐 em seu livro.
Embora tenha sido inaugurado iluminado em dezembro, o letreiro contemplava a cidade de cima há meses e, talvez 🍐 em parte graças a isso, até setembro já haviam sido vendidas casas em Hollywoodland por um valor total de US$ 🍐 1,5 milhão (o equivalente a US$ 16 milhões hoje, ou R$ 78 milhões).
As vendas continuariam a aumentar.
Embora o letreiro de 🍐 Hollywood inicialmente não passasse de uma enorme propaganda, logo começou a permear o imaginário popular.
Episódios trágicos ajudaram nisso, como o 🍐 suicídio em 1932 da jovem Peg Entwistle, que a mídia noticiou como o de uma atriz atormentada porsaque recusado na greenbetscarreira.
Ele 🍐 tirou a vida pulando do H. Tinha apenas 24 anos.
"Não importa quais foram as suas motivações, ela pode ter sido 🍐 a primeira a compreender o letreiro como um símbolo e a torná-lo uma parte dramaticamente explícita dasaque recusado na greenbetsbiografia", diz 🍐 Braudy no seu trabalho.
Karen Black no letreiro de Hollywood em uma cena do filme 'O Dia dos Gafanhotos', em 1974
O 🍐 que mais contribuiu para tornar o letreiro um emblema foisaque recusado na greenbetsaparição em filmes como Terremoto (1974), O Dia dos 🍐 Gafanhotos (1975) ou Superman: O Filme (1978). E não podemos esquecer como a pop art ajudou a refrescar asaque recusado na greenbets🍐 imagem; em particular Ed Ruscha, que desde 1967 incluiu o letreiro em suas pinturas, desenhos e gravuras.
Embora a realidade do 🍐 letreiro fosse que, depois de anos de pouca ou quase nenhuma manutenção, ele estava desmoronando.
Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.
Episódios
Fim 🍐 do Podcast
Na década de 1940, a placa passou para as mãos da prefeitura, que se encarregou de consertar o maltratado 🍐 H e retirar as últimas quatro letras, LAND.
Mas quando o Conselho do Patrimônio Cultural de Los Angeles declarou o monumento 🍐 oficial nº 111, em 1973, a letra O tinha rolado colina abaixo, faltava parte do D e alguém ateou fogo 🍐 na base do segundo L.
No final daquela década, a Câmara de Comércio de Hollywood entendeu que a placa exigia uma 🍐 reconstrução completa, estimada em um quarto de milhão de dólares.
Alguns dos maiores nomes da cidade ajudaram.
Em 1978, Hugh Hefner, fundador 🍐 da revista Playboy, organizou uma festa de gala emsaque recusado na greenbetsmansão para beneficiar o letreiro de Hollywood.
Foi um sucesso retumbante: 🍐 ele mesmo pagou pelo Y, entre outros custos, e o músico de rock Alice Cooper contribuiu com US$ 27.777 para 🍐 um novo O.
Todas as cartas encontraram patrocinador e foram substituídas por outras feitas de vigas de aço e chapas de 🍐 ferro corrugado esmaltado branco, que foram fixadas ao solo com cimento armado.
John McVie, Mick Fleetwood, Bob Welch e Christine McVie 🍐 (da esquerda para a direita), do grupo de rock Fleetwood Mac, posam para um retrato sob o letreiro de Hollywood 🍐 em agosto de 1974
A obra foi concluída em menos de três meses e custou cerca de US$ 250 mil, em 🍐 valor atual – ou R$ 1,2 bi)
Mas a placa também sofreu outros tipos de alterações ao longo desaque recusado na greenbetshistória 🍐 – do tipo DIY (Do It Yourself, ou faça você mesmo).
Hollyweed, ou 'Erva abençoada', diz a placa modificada
Por exemplo, quando 🍐 em janeiro de 1976 acordou transformado em HOLLYWeeD, num jogo de palavras para celebrar a descriminalização da maconha (weed, em 🍐 inglês, significa erva), ou quando alguém cobriu o segundo L, transformando-o temporariamente em HOLYWOOD, por ocasião da visita do Papa 🍐 João Paulo II em 1987 (holy, em inglês, significa sagrado).
Para evitar esses e outros tipos de alterações, o letreiro hoje 🍐 está cercado por arame farpado, câmeras de vigilância e sensores de movimento.
Tudo isso confirma seu status de ícone.
"Diferente de outros 🍐 ícones americanos, o letreiro de Hollywood concentra-se nos nossos sonhos e na nossa vida interior. E enquanto os outros monumentos 🍐 estão ancorados numa época específica e nos eventos nacionais que celebram, este cartaz flutua acima do seu ambiente e das 🍐 circunstâncias, aberto à interpretação individual", afirma o professor Braudy.
Nesse sentido, ele gosta de compará-lo à Torre Eiffel, também considerada efêmera, 🍐 mas que se tornou o monumento mais icônico de Paris.
"De qualquer forma, o letreiro é um ícone estranho por qualquer 🍐 definição", continua Braudy. "Não é uma imagem que lembra ou remete a algo chamado Hollywood, mas é o próprio nome. 🍐 E, no entanto, as pessoas em todo o mundo reconhecem-no como o símbolo do que quer que ‘Hollywood’ signifique… com 🍐 toda a ambiguidade que isso implica."
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