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O milionário da criptomoeda Sam Bankman-Fried foi condenado a 25 anos de prisão por sete acusações de fraude fiscal. Mas, 💹 o plano dele era imoral?

Porwilliam hill online casinoprópria conta, Bankman-Fried pretendia acumular riqueza para causas filantrópicas: "ganhar para dar", na expressão 💹 da comunidade do altruísmo eficaz, da qual ele era um apoiador. Bilbordes dawilliam hill online casinobolsa de criptomoedas, FTX, proclamavam: "Estou 💹 dentro da criptomoeda porque quero ter o maior impacto global para o bem." Altruístas eficazes frequentemente defendem o utilitarismo, de 💹 acordo com o qual devemos promover o maior equilíbrio líquido de benefícios sobre danos, por meios necessários. Em outras palavras, 💹 estamos justificados william hill online casino causar dano a alguns - por exemplo, por fraude fiscal - se os danos forem superados pelos 💹 benefícios para outros. Conforme o juiz que o sentenciou: "Ele sabia que estava errado; ele sabia que era criminal." Mas 💹 mesmo se ele soubesse da lei, Bankman-Fried pode não ter acreditado que estava fazendo algo de errado. Após todo, ele 💹 planejava doar bilhões para ajudar aqueles william hill online casino necessidade. Ele pode ter pensado que ele tinha a resposta para essa antiga 💹 questão moral: se é OK causar dano para o bem maior.

Ideias filosóficas raramente vão à tona. O altruísmo eficaz é 💹 um deles; outro é "o problema do bonde" - uma fonte de inúmeros memes nas redes sociais e um dispositivo 💹 de enredo proeminente william hill online casino The Good Place. O que se perde nos memes é por que o problema do bonde 💹 importa. A questão não é gerar casos de incerteza moral cada vez mais abstrusos, mas precisamente investigar a encruzilhada de 💹 Bankman-Fried.

No caso clássico, concebido pelo meu falecido colega Judy Thomson william hill online casino 1976, você é um espectador william hill online casino um interruptor que 💹 desviará de um bonde de trilhos - william hill online casino direção a cinco vítimas que certamente morrerão quando o atingi-los - para 💹 uma via lateral com uma única vítima que será morta no lugar. Apresentações populares dele sugerem que a questão é 💹 saber o que fazer: você deve virar o bonde para a via lateral ou não? Mas o problema do bonde 💹 começa com o fato de que a maioria de nós tem pouca dúvida: você deve desviar o bonde para o 💹 trilho lateral, tomando uma vida para salvar cinco. Este julgamento coloca pressão sobre aqueles que respondem "não" à encruzilhada de 💹 Bankman-Fried - aqueles que acreditam que não é OK causar dano a alguns apenas porque esses danos serão superados por 💹 benefícios para outros.

Mas por que, então, se estamos certos de virar o interruptor, é errado empurrar um transeunte na frente 💹 do bonde william hill online casino alta velocidade, trazendo-o a um fim? Ou para um médico transplantar matar um paciente inocente e usar 💹 seus órgãos para salvar cinco vidas - ambos dos quais a maioria de nós considera grossamente imorais? Para décadas, eticistas, 💹 incluindo Thomson, lutaram para conciliar nossos julgamentos contrastantes quando se trata de virar o interruptor william hill online casino vez de empurrar o 💹 transeunte ou matar o paciente: william hill online casino cada caso, tomamos uma vida para salvar cinco. Se não pudermos identificar uma diferença 💹 moral significativa, devemos concluir que, desde que seja OK virar o interruptor, é OK empurrar o transeunte ou matar o 💹 paciente depois de todo. Esta conclusão leva inevitavelmente a uma visão moral mais utilitária, na qual está bem causar dano 💹 william hill online casino serviço do bem maior. E permite uma defesa moral de Bankman-Fried. Ele pode ter mal calculado danos e benefícios, 💹 riscos e recompensas, mas havia um argumento filosófico respeitável de seu lado.

A volta emocionante nesta história é que Judy Thomson 💹 acabou mudando de ideia. Em um artigo publicado william hill online casino 2008, ela questionou a ideia de que é certo virar esse 💹 interruptor, tomando uma vida para salvar cinco. Seu argumento gira william hill online casino torno de uma variante do caso clássico william hill online casino que 💹 você tem uma opção adicional: além de desviar o bonde para um trilho com uma única vítima, você pode desviá-lo 💹 william hill online casino si mesmo. A visão de Thomson é que você não é obrigado a sacrificarwilliam hill online casinovida, mas se você 💹 não o fizer, então você não pode então virar o bonde william hill online casino alguém, sacrificando-os no lugar. Se você não estaria 💹 disposto a darwilliam hill online casinovida para salvar os cinco, como você pode justificar a decisão de tomar a deles? Esta 💹 questão tem força mesmo quando o auto-sacrifício não é uma opção, como no caso com o qual começamos: a ausência 💹 de uma opção que você não tomar não deve afetarwilliam hill online casinoescolha entre as opções que permanecem.

A mensagem da reviravolta 💹 de Thomson é que, william hill online casino vez de enfraquecer nossa relutância william hill online casino causar dano, uma reflexão cuidadosa sobre o problema do 💹 bonde deve fortalecê-lo. Não há diferença moral entre virar o interruptor no caso original do problema do bonde e empurrar 💹 um transeunte na frente do bonde, não porque ambas as ações estão certas, mas porque - apesar de um senso 💹 comum - ambas as ações estão erradas. Nós não devemos virar esse interruptor porque nós geralmente não estamos dispostos a 💹 sacrificar nós mesmos.

Há situações william hill online casino que está OK causar dano a alguns para o benefício de outros: atuar william hill online casino defesa 💹 própria, por exemplo. Mas não é permitido fazê-lo sempre que os benefícios ultrapassem os danos. Nós não devemos permitir que 💹 algum futuro Bankman-Fried justifique suas ações apelando para o bem maior.

Leitura adicional

  • Would You Kill the Fat Man? O Problema 💹 do Bonde e O Que Sua Resposta Nos Diz Sobre o Certo e o Errado por David Edmonds (Princeton, £12.99)

  • Justiça: 💹 O Que É a Coisa Certa a Fazer? por Michael J Sandel (Penguin, £10.95)

  • Direitos, Restituição e Risco: Ensaios william hill online casino Teoria 💹 Moral por Judith Jarvis Thomson (Harvard, £37.95)


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