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Rieko Hirosawa: A Blind Woman Keeping the Goze Music Alive in Japão

Rieko Hirosawa senta-se jogo de dois um banco de pedra ao 👌 lado dejogo de doiscasa, afina seu instrumento e toma um deep breath. Ela solta uma nota impossivelmente alta enquantojogo de dois👌 bachi batida nas três cordas de seu shamisen, um instrumento tradicional.

Juntos, eles cortam a stillness de uma tarde opressivamente úmida. 👌 Se seus vizinhos estavam se perguntando se a Hirosawa, geralmente falando suavemente, estava jogo de dois casa, agora eles sabem.

Pouco mais de 👌 uma década se passou desde que a Hirosawa começou a aprender goze uta (canções de mulheres cegas) - um gênero 👌 prodigioso de música que abrange quatro séculos e que a maioria dos japoneses provavelmente nunca ouviu.

Que ela agora toque com 👌 a compostura de uma veterana é notável por duas razões: não existe uma única partitura musical goze e, mesmo que 👌 as cordas e notas tenham sido escritas, a Hirosawa não seria capaz de lê-las.

"Eu soube quando era uma criança jovem 👌 que iria perder a visão", diz a Hirosawa jogo de doisjogo de doiscasa no topo de uma colina jogo de dois Tomi, Nagano, com 👌 a linha do horizonte dos Alpes Japoneses do Norte ao fundo.

O vínculo espiritual com a música goze

Mas é devido à 👌 jogo de doiscondição, não jogo de dois spite dela, que a 65-year-old formou um vínculo espiritual inquebrável com a música das goze - 👌 mulheres cegas e visualmente impaired que ganhavam a vida como músicas itinerantes e que chegaram a número jogo de dois centenas no 👌 final do século 19.

Na região noroeste, onde a tradição floresceu durante o período Edo (1603-1868), a Hirosawa está no centro 👌 de um movimento para proteger o legado das goze .

"Elas cantavam músicas enquanto viviam vidas realmente difíceis", diz ela. "Só 👌 sobreviver era um desafio. Eles usavam música para ter um sentido de propósito e depois passavam essas habilidades para seus 👌 aprendizes."

O gênero musical, que textos históricos e obras de arte sugerem ter começado há tanto quanto os séculos 1500, não 👌 era uma escolha de carreira simples. Na Japão feudal, meninas de regiões rurais pobres que sofriam de deficiência visual como 👌 resultado da catarata e do sarampo, então comuns, tinham apenas duas formas de ganhar a vida - como massagistas ou 👌 como músicas itinerantes.

Aqueles que escolheram a segunda rota da pobreza e discriminação se tornaram aprendizes residenciais jogo de dois guilds dirigidas por 👌 uma goze experiente, que passaria as músicas por palavra de boca e ensinaria o shamisen sentando-se atrás de músicos mais 👌 jovens e guiando suas mãos ao longo das três cordas do instrumento.

A vida entre esses grupos de quatro ou cinco 👌 mulheres era rigorosamente regulamentada, mesmo que as aprendizes fossem incentivadas a ver suas pares como irmãs ejogo de doismestra como 👌 uma figura materna.

A vida como goze

Eram esperadas para dar uma parte de suas ganâncias à mulher mais senior jogo de dois um 👌 ato de lealdade e observavam uma hierarquia rigorosa, desde o uso de honoríficos para endereçar músicas seniores, até a forma 👌 como elas usavam seu cabelo. As menos experientes comiam e se banhavam por último,jogo de doisclassificação aumentando a cada ano 👌 de seu aprendizado.

As mulheres não eram autorizadas a se casar e os homens eram banidos de suas moradias. Aqueles que 👌 foram encontrados jogo de dois relacionamentos ilícitos corriam o risco de serem expulsos do grupo ou de perder anos de seu aprendizado.

"Não 👌 era incomum para os pais ir diretamente para a mestra de uma casa goze e pedir que ela aceitassejogo de dois👌 filha", diz Zenji Ogawa, curador de um museu dedicado às músicas jogo de dois Takada, uma cidade jogo de dois Niigata prefeitura que costumava 👌 ser casa de quase 100 performers.

"Eles estavam preocupados com o que aconteceria com eles depois de morrer, jogo de dois um tempo 👌 jogo de dois que as pessoas com deficiências tinham poucas oportunidades e não havia assistência social."

A vida na estrada era ainda mais 👌 árdua. Três ou quatro músicas, lideradas por uma guia vidente, passavam 300 dias do ano andando de uma aldeia para 👌 a outra, principalmente nas prefeituras noroeste do Japão de Nagano e Niigata, embora algumas tenham viajado para Fukushima na costa 👌 do Pacífico ou até mesmo para presente-dia Tokyo.

Carregando seus instrumentos e pertences, elas atravessavam montanhas e neve profunda, cada uma 👌 mantendo uma mão na ombro da mulher à frente. Aqueles que desmaiavam de exaustão teriam que ser carregados para a 👌 próxima aldeia.

As mulheres eram pagas jogo de dois arroz que elas trocariam por dinheiro. "Havia a crença de que as goze deveriam 👌 ter poderes mágicos para terem superado tantas adversidades e se tornarem músicas, então as pessoas comprariam de volta o arroz 👌 que elas tinham doado às mulheres", diz Ogawa, que organiza turnês de ônibus jogo de dois locais e museus relacionados ao goze 👌 e conversa felizmente com visitantes ao museu que passou a década passada preenchendo com artefatos, desde as waraji sandálias de 👌 palha que as mulheres usavam na estrada até
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s raras jogo de dois preto e branco de suas performances.

"Eles achavam que alimentar 👌 o arroz para seus filhos os faria tão firmes quanto as mulheres", adiciona Ogawa, co-fundador da Associação de Preservação e 👌 Promoção da Cultura Takada Goze. "Foi o contrário da discriminação. As pessoas com deficiências sofreram discriminação terrível naqueles dias, claro, 👌 mas as goze eram tratadas diferentemente."

As mulheres eram esperadas para memorizar um grande número de músicas para tocar jogo de dois casas 👌 particulares e jogo de dois festivais, muitas delas jōrūri narrativas das lutas de pessoas comuns, às vezes com uma mensagem espiritual.

A última 👌 verdadeira goze

A propagação de entretenimento moderno, juntamente com a introdução de assistência social, melhor educação para pessoas com deficiências visuais 👌 e uma atitude mais iluminada jogo de dois relação às pessoas com deficiências visuais, acelerou o declínio das goze , cujos números 👌 caíram dramaticamente após a segunda guerra mundial.

Haru Kobayashi, que ficou cega aos três meses de idade, é considerada a última 👌 verdadeira goze . Nascida jogo de dois 1900, ela passou a infância trancada jogo de dois um quarto no fundo dejogo de doiscasa jogo de dois 👌 Niigata e começoujogo de doiscarreira aos oito anos.

Ela continuou se apresentando até 1978 e foi nomeada tesouro nacional vivo e 👌 recebeu a medalha de honra.

Se não fosse por a longevidade de Kobayashi - ela morreu jogo de dois uma casa de repouso 👌 jogo de dois 2005 aos 105 anos - a Hirosawa pode nunca ter descoberto a história, a cultura e a música das 👌 goze .

"Kobayashi-san tinha 101 anos quando a conheci", diz a Hirosawa, que queria entrevistar a musicista para seu programa de 👌 rádio local, Rieko no Mado (Rieko's Window). "Ela havia perdido a visão, claro, ejogo de doisaudição estava falhando também."

A Hirosawa 👌 havia sido advertida por funcionários da casa de repouso de que Kobayashi não seria capaz de cantar durantejogo de doisreunião.

"Mas 👌 ela estava determinada a cantar um verso de uma música para mim. Quando ouvijogo de doismúsica, foi como trovão ... 👌 Eu nunca tinha experimentado nada parecido. Ele me deu arrepios, e eu chorei o tempo todo, mesmo no trem de 👌 volta para casa."

Inspirada pelo encontro, ela continua a memorizar mais do repertório goze com a ajuda de um professor que 👌 uma vez estudou sob Kobayashi. "Tudo o que quero é que as pessoas desfrutem da música ... depois de todo, 👌 isso era o propósito original das goze", ela diz.

A Hirosawa, que se apresenta jogo de dois eventos jogo de dois todo o Japão, soube 👌 por 20 anos que perderia a visão.

"Eu estava realmente ansiosa pelo futuro e me perguntava como eu sobreviveria. Minha experiência 👌 é completamente diferente da das goze, claro. Eu sou uma personalidade de rádio por mais de 30 anos e tenho 👌 uma família ... e é o caso de outras mulheres cegas.

"Mas a sociedade ainda impõe limites do que as mulheres 👌 podem fazer ... ainda mais para mulheres cegas. Então, quando as pessoas ouvem mim tocar goze uta, espero que as 👌 pessoas tenham um verdadeiro sentido das lutas que as mulheres comuns japonesas experimentaram há tantos anos."

Com o cão-guia Sophia a 👌 seus pés, a Hirosawa se prepara para outra música: "Eu gosto de vir aqui e cantar enquanto estou diante das 👌 montanhas", ela diz. Não há dúvida de que as montanhas estão ouvindo.


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