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O túnel subaquático que ligará Santos a Guarujá, no litoral de São Paulo, será o primeiro do tipo na América 🍇 do Sul e contará ainda com ciclovia, passagem para pedestres e até um Veículo Leve Sob Trilhos (VLT). Mas como 🍇 é possível fazer uma obra dessa magnitude no fundo do oceano?

De acordo com o anúncio feito na última semana, o 🍇 túnel deve ter cerca de 21 metros de profundidade, já que vai passar por baixo do canal do Porto de 🍇 Santos. Além disso, durante toda a construção o fluxo de navios não deve ser interrompido. Esses são apenas alguns dos 🍇 detalhes desafiadores desse túnel.

Em entrevista ao Olhar Digital News, Marcelus Magno Araujo Rodrigues, professor de Engenharia Civil da UNISUAM e 🍇 mestre em m.onabet .com Engenharia Geotécnica, garantiu que esse tipo de construção é totalmente segura e que os métodos já foram 🍇 empregados em m.onabet .com outros lugares do mundo.

“A tecnologia para construção de túneis submersos é completamente consolidada e dominada”, explica o 🍇 professor. “Além disso, a engenharia brasileira é reconhecida mundialmente como umas das melhores do mundo. Os cidadãos que vão usufruir 🍇 desta importante obra podem ficar tranquilos quando forem atravessá-lo”.

Para viabilizar a obra, serão construídos seis módulos pré-moldados com concreto armado, 🍇 que vão precisar ser transportados até o local. Isso tudo sem interromper o fluxo de navios no porto de santos. 🍇 Ao todo, o túnel deve ter cerca de 850 metros.

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O engenheiro explica como o método funciona. “As seções do 🍇 túnel ( módulos) são construídas fora do local da obra. Tais módulos são transportados para o local do túnel e 🍇 submergidos aos poucos, de forma a encaixarem-se, formando então o túnel”, disse. “Todo o processo é feito de forma que 🍇 os módulos não sejam inundados ( são vedados hermeticamente por comportas). São perfeitamente encaixados, alinhados e presos um no outro. 🍇 Depois, basta retirar as comportas e finalizar a obra”, completou.

O método se assemelha com o usado no Eurotúnel, que cruza 🍇 o canal da Mancha ligando a França e o Reino Unido, mas em m.onabet .com uma escala muito menor. A megaestrutura 🍇 é composta por três túneis paralelos entre si, cada um com 50 km de extensão, perfurados a uma média de 🍇 40 m abaixo do fundo do mar.

Há vários exemplos pelo mundo, porém o mais famoso de todos é o túnel 🍇 sob o canal da mancha, ligando a Inglaterra à França. A ASCE, Sociedade de Engenheiros Civis Americanos, considera essa obra 🍇 como uma das 7 maravilhas da engenharia.

O trem de passageiros Eurostar e o Le Shuttle – que transporta carros, caminhões, 🍇 ônibus e motos – usam os dois túneis externos. A ventilação e o acesso profissional acontecem por meio do túnel 🍇 de serviço central, que é mais estreito.

Os dois túneis utilitários têm 7,6 m de diâmetro e 30 m de distância. 🍇 Cada um é de via única, linha elétrica aérea (catenária) e duas passarelas (uma para fins de manutenção e outra 🍇 no lado mais próximo do túnel de serviço para uso em m.onabet .com caso de evacuação de emergência). Essas passarelas também 🍇 servem para manter o trem em m.onabet .com pé e em m.onabet .com linha reta de deslocamento, no caso (improvável) de um 🍇 descarrilamento.

No caso do de Santos, apesar do anúncio ter vindo agora, essa obra já é discutida há cerca de 100 🍇 anos e passou por inúmeras reformulações ao longo do tempo. A construção será resultado de uma parceria público-privada (PPP) e 🍇 tem custo estimado em m.onabet .com R$ 5,9 bilhões.

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor 🍇 de ciência e espaço do Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em m.onabet .com Ciências 🍇 Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.


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