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Crédito, Arquivo Nacional

Uma ligação estreita e mística com a natureza: de certa forma, essa espiritualidade é comum aos povos originários 8️⃣ que viviam no território brasileiro antes da chegada dos europeus, conforme explicam especialistas.

E, embora existam muitas diferenças entre os mais 8️⃣ de 300 povos, dessa característica em melhores casas de apostas com cash out comum podemos conceituar o que seria o mais próximo de uma “religião” ou 8️⃣ religiosidade dos indígenas antes da catequese imposta pelos cristãos do Velho Mundo.

No livro O Trovão e O Vento - Um 8️⃣ caminho de evolução pelo xamanismo tupi-guarani, o escritor e educador Kaká Werá, da etnia tapuia, fala sobre os “tapejaras, círculos 8️⃣ de pedras em melhores casas de apostas com cash out cujos centros se acendia o fogo sagrado para honrar a Mãe Terra, para louvá-la, para reverenciá-la 8️⃣ — não somente a Grande Mãe, mas também as estrelas, que são consideradas moradas doa vós da humanidade”.

Werá prossegue dizendo 8️⃣ que os cânticos tupis “também celebravam as chuvas, o arco-íris, as estações, o plantio, a colheita, o sagrado caminho da 8️⃣ vida e da passagem”.

“O que une, de certa forma, esses povos originários é a ligação estreita com a natureza, com 8️⃣ os elementos da natureza”, diz à melhores casas de apostas com cash out News Brasil o historiador e antropólogo Giovani José da Silva, professor na Universidade 8️⃣ Federal do Amapá.

“Conheci pajés quase centenários, convivi com eles. Comecei minha carreira fazendo um trabalho sobre xamanismo, ou pajelança, como 8️⃣ queira chamar. Todos eles tinham essa característica: a profunda ligação com a natureza como a gente conhece, o meio ambiente. 8️⃣ Eles [os indígenas] não se veem separados dos outros bichos. Eles se consideram bichos como os outros bichos. Eles não 8️⃣ se veem separados das plantas, das águas, das pedras. É isso.”

Professor na Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia, o 8️⃣ historiador Carlos José Santos, também chamado de Casé Angatu Xucuru Tupinambá (em alusão a suas raízes indígenas), concorda que “a 8️⃣ coisa que nos une em melhores casas de apostas com cash out relação à espiritualidade é a relação com a natureza, a profunda relação de pertencimento 8️⃣ à natureza”.

“Esse é o ponto: sentir as energias da natureza, esse pertencer à natureza, terra, mata, ar, rios, mares, pássaros, 8️⃣ aos bichos… Esse sentimento de pertencimento, de não ser antropocêntrico”, comenta ele, à reportagem.

Ele arrisca dizer que talvez a melhor 8️⃣ palavra seria biocentrismo — para definir essa oposição ao antropocentrismo.

“Não somos antropocêntricos. Isso é um sentimento bastante comum [aos povos 8️⃣ indígenas]. Não somos ensimesmados em melhores casas de apostas com cash out nós mesmos. Entendemos a relação como sendo parte da natureza encantada”, explica.

Crédito, Arquivo Nacional

Podcast 8️⃣ traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Para o poeta Daniel Massa, idealizador do projeto Biblioteca Indígena do Xingu e autor 8️⃣ do livro Fio d’Água — que trata da espiritualidade indígena —, o próprio fato de não se considerar as crenças 8️⃣ dos povos originários como religião já é uma marca de preconceito.

“Essa [definição] é uma questão complexa. Mas acredito que pensar 8️⃣ nessas manifestações como religiões é um modo de desconstruir o etnocentrismo europeu em melhores casas de apostas com cash out relação aos indígenas”, afirma ele, à 8️⃣ melhores casas de apostas com cash out News Brasil.

Ele cita os textos do cronista Pero Magalhães de Gândavo (1540-1579) para fundamentar seu argumento. “[Gândavo] exemplifica isso 8️⃣ nos seus relatos sobre o Brasil ao afirmar que a língua falada pelos povos do litoral carecia de três letras: 8️⃣ F, L e R. Namelhores casas de apostas com cash outatrapalhada argumentação, a ausência dessas letras era ‘coisa digna de espanto’, já que assim 8️⃣ esses povos não conheciam a fé, a lei e o rei, vivendo ‘desordenadamente’”, conta Massa.

“Mais que a estreiteza do pensamento, 8️⃣ Gândavo reforça o apagamento das religiões indígenas. Esse ideário, inclusive, fundamenta o processo de catequização que ocorreu nos séculos seguintes 8️⃣ e, de algum modo, permanece até hoje em melhores casas de apostas com cash out proporções diferentes”, completa.

Silva discorda. “Não chamaria de religião. Para mim, religião 8️⃣ é outra coisa: catolicismo, protestantismo em melhores casas de apostas com cash out suas várias vertentes. Eu sou budista e não vejo o budismo como religião, 8️⃣ muito mais como religiosidade, como forma de lidar com o sagrado”, reflete.

“Alguém me pergunta se eu vejo teatro nas populações 8️⃣ indígenas. Não, teatro como conhecemos, de gente que ensaia texto com atores e atrizes, esse teatro, não. Mas eu vejo 8️⃣ teatralidades, toda a atmosfera da representação. Assim, não vejo religião. Eu chamo de religiosidades”, define Silva.

“Ou manifestações do sagrado, manifestações 8️⃣ do espiritual, daquilo que escapa à nossa compreensão mais imediata, que é só a fé, só a crença, a mitologia 8️⃣ que a gente chama de lenta e dá errado, porque as mitologias indígenas, as narrativas míticas desses povos, elas são 8️⃣ histórias que para esses povos têm muito valor. São histórias para serem acreditadas, para serem vividas nesse campo do sagrado.”

Antes 8️⃣ de classificar como religião ou não as crenças indígenas, o historiador Santos prefere promover uma reflexão: qual o sentido da 8️⃣ palavra religião.

“Se estamos entendendo isso como bispos, pastores, papas, como essa hierarquia, como um texto único, um lugar-chave, um templo 8️⃣ ou uma igreja, se isso for religião, ou se isso for a forma pela qual se classifica uma religião, tenho 8️⃣ dificuldade em melhores casas de apostas com cash out dizer que as espiritualidades indígenas pertecem a uma”, contextualiza.

“Mas se religião forem religações de espiritualidade, sem necessariamente 8️⃣ ter um guia espiritual…”, pondera.

“Porque um pajé não seria um papa, ele é uma fortaleza espiritual, mas ele não é 8️⃣ um bispo ou um pastor. Ele se comunica com as forças da natureza, com os encantados da natureza, por ter 8️⃣ um preparo espiritual natural e espontâneo. Ele, portanto, é um portador de espiritualidades profundas, mas ele não tem um texto 8️⃣ único, um lugar único.”

“Então, dependendo de como se conceitua a religião essa resposta pode ser sim, pode ser não. As 8️⃣ espiritualidades indígenas têm relação com a religião desde que não tenham hierarquia, texto único e lugar único”, sintetiza. “Se isso 8️⃣ não for [necessário para ser classificado como uma] religião, então, sim.”

Para Santos, o melhor é chamar de “universo de encantaria”, 8️⃣ em melhores casas de apostas com cash out vez de religião, crença ou mitologia. O historiador e antropólogo Silva acrescenta que, “em todas as culturas que 8️⃣ eu estudei e outras mais que eu conheço, há uma forte ligação com os mundos espirituais; não um mundo espiritual 8️⃣ apenas, mas os mundos espirituais”.

Crédito, Arquivo Nacional

Mas se há muito em melhores casas de apostas com cash out comum, também é importante ressaltar que os povos 8️⃣ indígenas não são um só — muito pelo contrário, há uma grande variedade. “É sempre bom salientar que são mais 8️⃣ de 300 povos originários no Brasil […] com suas diversidades dependendo da localidade, da temporalidade de contato com não-indígenas e 8️⃣ com outros povos indígenas”, afirma Santos.

O professor lembra que inclusive os contatos com outras culturas ocorridos no Brasil influenciaram essas 8️⃣ espiritualidades. Há indígenas que permanecem isolados, enquanto outros tiveram o primeiro contato com outras sociedades há pouco tempo.

“Também existem os 8️⃣ indígenas em melhores casas de apostas com cash out contato [com outros] há mais de 100 an os, indígenas em melhores casas de apostas com cash out aldeias e indígenas em melhores casas de apostas com cash out 8️⃣ cidades. Isso é fundamental para perceber a diversidade histórica, geográfica, espacial e cultural”, salienta.

Ele cita o exemplo que vem justamente 8️⃣ de onde ele se situa, no território tupinambá que fica na região da Ilhéus, na Bahia.

“Aqui tem a peculiaridade que 8️⃣ foi o nosso contato de espiritualidades com as culturas afrobrasileiras que estão presentes em melhores casas de apostas com cash out nossos rituais e vice-versa, assim 8️⃣ como nossas tradições estão nos rituais afrobrasileiros aqui da Bahia”, exemplifica.

“São áreas de contato espirituais e contatos profundos de espiritualidades, 8️⃣ presentes nas nações indígenas nordestinas. Aqui temos quilombos com presença indígena e aldeias [indígenas] com presença negra afrobrasileira, inclusive nas 8️⃣ suas culturas”, diz.

Essas variações impactam na forma como os rituais são feitos. Em alguns casos, há música e dança. Em 8️⃣ outros, pinturas corporais. Enfim, cada cultura acabou construindomelhores casas de apostas com cash outmaneira própria de exercer a espiritualidade.

“Cada cultura temmelhores casas de apostas com cash outdinâmica própria”, 8️⃣ comenta Santos. “Quando há contato, há trocas de espiritualidades, de formas de se manifestar, de se pintar, de colocar o 8️⃣ penacho, de usar o colar, de colocar os brincos.”

Para o historiador, toda cultura e toda espiritualidades passam por transformações, ainda 8️⃣ que “se mantenham arraigadas a seus primórdios”.

“Não é correto agrupar. Cada povo tem seus troncos e cada tronco tem seus 8️⃣ grupos familiares”, explica. “Há pontos em melhores casas de apostas com cash out comum, mas existem diferenciações. Agrupar é um ato autoritário, ato de interferência externa. 8️⃣ Classificar é exercer um poder.”

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No processo de catequização dos indígenas, iniciado no Brasil pelos padres jesuítas, mas depois 8️⃣ também realizado por missionários de igrejas protestantes, um artifício bastante comum foi buscar relacionar entidades reverenciadas pelos povos originários com 8️⃣ figuras próprias da religiosidade europeia. Foi assim que Tupã, por exemplo, virou Deus — aquele todo-poderoso e único da matriz 8️⃣ judaico-cristã.

Para os indígenas, contudo, Tupã nunca foi encarado como Deus supremo. Em seu livro, Werá salienta que a etimologia de 8️⃣ Tupã “não é de fácil apreensão”, mas o mais provável é que seja a junção de “coisa maravilhosa” com um 8️⃣ “ponto de interrogação”.

“Uma tradução aproximada seria ‘um estado de maravilhamento e admiração interrogativa diante do mistério criador’”, afirma o educador. 8️⃣ A variação “tupá”, contudo, carrega o sufixo “pá”, sinônimo de “estrondo”. “Daí também a ideia de [Tupã] ser traduzido como 8️⃣ ‘trovão’”, diz Werá.

“Na mitologia tupi, Tupã é um desdobramento de ‘Poromonham’, o Absoluto Incomensurável, de onde vibra ‘Nhamandú’, o Inominável. 8️⃣ Ele cria mundos cantando. Seus cantos expressam os princípios norteadores para a humanidade, que são dez, segundo os ‘velhos em 8️⃣ melhores casas de apostas com cash out sabedoria’”, diz Werá.

Silva, da UFA, explica que “como [para os indígenas] não havia a ideia de Deus, esse Deus 8️⃣ onipotente e onipresente, um só Deus, os jesuítas precisaram fazer associações”.

“Tupã seria o trovão, ou aquele que faz, produz o 8️⃣ trovão, o barulho, o estrondo. Então associá-lo a Deus pareceu, aos jesuítas, algo que pudesse explicar Deus, porque o barulho 8️⃣ do trovão está no céu, vem acompanhado normalmente de raios, aquilo podia ser uma manifestação de Deus”, pontua.

Santos, da UESC, 8️⃣ recorda que os cristãos começaram a relacionar Tupã a “Deus Tupã na Oca, como alguns diziam chamar as igrejas católicas: 8️⃣ Tupã na Oca, casas de Deus”. “[O padre jesuíta José de] Anchieta foi um especialista nisso”, pontua.

O sacerdote costumava encenar 8️⃣ peças teatrais com os indígenas, a maneira como encontrou para catequizá-los. Nos enredos de fundo cristão, os “encantados” para os 8️⃣ indígenas apareciam como demônios, como seres vagantes do mal. Esta é a gênese da satanização de diversas figuras de origem 8️⃣ indígena que foram incorporadas ao folclore nacional.

“Quem disse que a nossa Iara, a Caipora e o Curupira são demônios?”, lamenta 8️⃣ Santos.

“Quem disse? São os seres protetores da mata. E quem disse que eles deveriam ter formas humanas? Onde está isso? 8️⃣ Não há escrituras indígenas, não deixávamos textos escritos, tudo está na oralidade.”

Foi nesse sentido que, conforme explica o professor Silva, 8️⃣ uma associação foi feita entre o Anhangá, entidade protetora das florestas, ao diabo.

“Era uma entidade muito traquina e zombeteira, confundia 8️⃣ quem entrava nas matas para machucar os animais, caçar sem necessidade de comer, coisas do tipo. Eles [os padres] viram 8️⃣ na figura uma possível analogia com o diabo, porque o diabo não existe nas mitologias dos povos tupi”, diz.

“Essas associações 8️⃣ sempre foram carregadas de todo tipo de violências, físicas e simbólicas. Algumas tinham uma intenção pedagógica, mas não por isso 8️⃣ menos violentas. Há relatos históricos de encenações de passagens bíblicas feitas em melhores casas de apostas com cash out línguas indígenas”, comenta Massa.

“O sincretismo religioso é, 8️⃣ portanto, um fenômeno intrinsecamente ligado ao nosso passado colonial. A questão é que ele não surge da relação horizontal entre 8️⃣ sistemas de crenças religiosas diferentes, mas da tentativa de sobrevivência de uma cultura que é violentamente reprimida pela outra.”

O historiador 8️⃣ Santos explica que “a forma humana das encantarias não era uma necessidade indígena, mas sim do invasor”.

“A Iara como uma 8️⃣ sereia: a lenda da sereia não é nossa. Então transformou-se um encantado protetor das águas dos rios em melhores casas de apostas com cash out uma 8️⃣ sereia. São analogias tentando impor a visão do outro sobre as nossas culturas para depois transformá-las e dizer que elas 8️⃣ não têm sentido”, prossegue Santos.

Ele explica que, para a espiritualidade indígena, as encantarias não fazem parte de um universo deísta 8️⃣ — portanto, essas analogias são simplificações enviesadas de algo que carrega um significado muito mais amplo para os povos originários.

Silva 8️⃣ detalha que cartas escritas pelos padres jesuítas naqueles primeiros tempos de colonização demonstram uma dificuldade dos mesmos em melhores casas de apostas com cash out compreender 8️⃣ o fato de que os indígenas “não tinham deuses, não acreditavam em melhores casas de apostas com cash out deuses, em melhores casas de apostas com cash out coisa nenhuma disso”.

“Havia essa 8️⃣ figuras, digamos, do panteão mitológico, mas não chegavam a ser deuses. São entidades míticas que causavam medo, temor, aguçavam a 8️⃣ vida das pessoas. Mas não era nada do tipo que se conhecida nas religiões monoteístas”, compara.

Segundo Werá, os cantos de 8️⃣ Tupã expressam os princípios que norteiam a humanidade. O primeiro deles é o “silêncio criador”. “A essência de Tupã é 8️⃣ ‘Nhamandú’, o imanifestado, tecido de vazio e silêncio”, explica. “Na mitologia tupi-guarani, o vazio e o silêncio são carne e 8️⃣ unha.”

Outro ponto é “o ser como um som”. “De acordo com a visão ancestral, a essência matricial do ser é 8️⃣ luz desdobrada do todo, assim como o raio do sol é parte indissociável do sol, que se expressa por meio 8️⃣ da mesma luz-fonte, por meio de íntima vibração”, escreve ele.

O terceiro princípio é o fato de que “a natureza se 8️⃣ renova de tempos em melhores casas de apostas com cash out tempos”, ou seja, são “os ciclos da renovação”. Em seguida vem “a importância do estudo”, 8️⃣ “a visão profunda de si”, tida como “fundamental como apoio para a visão que busca ver além da noite da 8️⃣ existência fenomênica”.

Acrescenta-se a ideia da “palavra em melhores casas de apostas com cash out movimento”, ou seja, o fato de que “a essência do ser é 8️⃣ interna” e “potência”. O sexto princípio é o da “ética da unidade na diversidade”, que considera cada indivíduo como “um 8️⃣ microcosmo do grande mistério, e este, pormelhores casas de apostas com cash outvez, se expressa de modo múltiplo em melhores casas de apostas com cash out inúmeros seres e coisas”.

“Os 8️⃣ tupis dizem: ‘Eu e você somos o som do Criador corporificado na carne, mas em melhores casas de apostas com cash out essência somos. Um. Nosso 8️⃣ Pai é o Céu e nossa Mãe é a Terra, que pormelhores casas de apostas com cash outvez são os nossos primeiros ancestrais em 8️⃣ melhores casas de apostas com cash out comum, e honrando-os através da reverência e gratidão, nos mantemos ligados à unidade primordial’”, cita Werá.

O sétimo princípio é 8️⃣ o da “roda do sonho e da vigília”, que prega que “a vida interior é a causa da vida exterior”. 8️⃣ O oitavo trata da “arte de servir”, encarada como “uma das maneiras mais eficientes de combater o egoísmo e o 8️⃣ egocentrismo que a noite da existência nos propicia”.

O penúltimo ponto é a ideia de que “a fraternidade é a ação 8️⃣ do reconhecimento de que somos verdadeiramente uma só grande vida, desdobrada em melhores casas de apostas com cash out muitos indivíduos, assim como raios de um 8️⃣ único sol”. Por fim, há o entendimento do “fluxo da vida”: “o mais velho cuida do mais novo”, “o ciclo 8️⃣ se faz por um círculo, mas um círculo que não se fecha”.

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