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Entre as vítimas do regime estavam pastores, líderes de juventudes cristãs, estudantes de teologia e membros de diversas denominações
"Os choques ❤️ me provocavam convulsões e gritos. A sensação era de perda total de controle sobre minha capacidade mental, racional, e sobre ❤️ os meus movimentos. Era insuportável!"
Foi assim que Anivaldo Padilha, líder ecumênico metodista, descreveu as torturas que sofreu durante os 21 ❤️ dias em 3 bet light que ficou preso em 3 bet light São Paulo no Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações ❤️ de Defesa Interna (DOI-Codi), uma agência de repressão política subordinada ao Exército durante a ditadura militar iniciada em 3 bet light 1964.
Padilha ❤️ foi um dos líderes religiosos evangélicos perseguidos pelo regime no Brasil. Ele foi acusado de "infiltração comunista" na Igreja Metodista, ❤️ segundo seus próprios relatos, e passou, ao todo, 11 meses detido.
Pai do atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), ❤️ ele foi delatado, no início da década de 1970, pelo pastor e pelo bispo da igreja da qual fazia parte.
Na ❤️ época, ocupava o cargo de diretor do Departamento Nacional de Juventude da Igreja Metodista e era editor de uma revista ❤️ da igreja dirigida a esse público.
Fim do Matérias recomendadas
Fez parte desde a3 bet lightjuventude da Ação Popular, uma organização criada ❤️ por militantes da juventude católica que se expandiu para um caráter não confessional e defendia o conceito-chave do “socialismo como ❤️ humanismo”.
Além das suspeitas de infiltração comunista, ele entrou na mira do regime por auxiliar na proteção de perseguidos políticos que ❤️ buscavam o exílio e informar às redes ecumênicas internacionais sobre o que acontecia nas prisões da ditadura brasileira.
Podcast traz áudios ❤️ com reportagens selecionadas.
Episódios
Fim do Podcast
"Forçaram-me a tirar minha roupa e me colocaram na 'cadeira do dragão'. Uma cadeira revestida com ❤️ folhas de metal conectadas por um fio a um rádio militar de campanha", contou Padilha sobre as torturas que sofreu ❤️ na prisão em 3 bet light depoimento realizado para Procuradoria da República e Conselho Mundial de Igrejas (CMI) em 3 bet light 2011.
"Fui colocado ❤️ nu no assento com minhas mãos e pés amarrados. Exigiram que eu desse todas as informações que eu possuía. A ❤️ cada negativa, o torturador girava a manivela do telefone para aumentar a intensidade dos choques."
Padilha foi solto e se exilou ❤️ no Uruguai, Suíça e Estados Unidos, tendo retornado ao Brasil somente após a Lei de Anistia, em 3 bet light 1979. Por ❤️ seu tempo fora, só conheceu o filho Alexandre aos 8 anos.
O ministro relembrou a experiência de3 bet lightfamília com a ❤️ perseguição ao pai em 3 bet light um ato pró-democracia em 3 bet light 2014.
"Muito cedo tive que aprender o que era a ditadura ❤️ para entender porque eu e minha mãe mudávamos de casa e não tínhamos residência fixa até meus 4 anos. Só ❤️ falava com meu pai por carta ou por fita cassete", contou.
Anivaldo Padilha não foi o único integrante de uma igreja ❤️ evangélica denunciado por membros da própria comunidade.
Segundo os relatórios elaborados pela Comissão Nacional da Verdade após anos de investigações sobre ❤️ as violações de direitos humanos ocorridas durante o regime militar, boa parte das lideranças evangélicas se alinharam ao governo de ❤️ exceção depois da tomada do poder há 60 anos.
Com isso, pastores e membros das congregações que teciam críticas à ditadura, ❤️ faziam parte de organizações de oposição ou mantinham posições consideradas nocivas para a segurança nacional naquele momento foram perseguidos e ❤️ tiveram que atuar na clandestinidade.
Os denunciados ao regime foram acusados de subversão, forçados ao exílio, torturados e, em 3 bet light alguns ❤️ casos, ficaram desaparecidos.
Muitos também sofreram processos eclesiásticos e foram até excluídos de suas igrejas. Concílios inteiros e unidades administrativas locais ❤️ também foram dissolvidas.
Crédito, Igreja Metodista
Anivaldo Padilha (no centro) ao lado do filho e demais membros da família em 3 bet light
❤️ de 2013
Entre as vítimas evangélicas, estavam principalmente aqueles que pregavam uma renovação nas ideias tradicionais defendidas por esse segmento cristão ❤️ desde o século 19, em 3 bet light especial o fundamentalismo bíblico, o puritanismo e um isolamento das coisas consideradas mais mundanas, ❤️ como a política.
Em vez disso, essas lideranças pregavam a responsabilidade das igrejas diante de mudanças políticas e a luta por ❤️ justiça social.
Os movimentos ecumênico, que defende a unidade de diferentes igrejas e comunidades cristãs, e de juventude evangélica tiveram forte ❤️ papel na pressão por mudanças.
"Essa forte aproximação com a Igreja Católica era rejeitada pelos mais conservadores", afirma Alderi Souza, pastor ❤️ presbiteriano e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
O historiador e teólogo explica que, ao mesmo tempo, também havia grande preocupação do ❤️ comando em 3 bet light relação a uma corrente que crescia: o liberalismo teológico.
"Quem apoiava essas ideias acreditava na ênfase na teologia ❤️ que já não priorizava mais a evangelização no sentido clássico, ou a espiritualidade e a teologia no sentido tradicional, mas ❤️ sim o envolvimento político social", diz Souza.
Não foi apenas a pressão por mudanças internas que incomodou. A cisão interna ❤️ que atingiu as igrejas evangélicas no Brasil foi um reflexo das convulsões experimentadas pela sociedade brasileira como um todo em ❤️ 3 bet light meados do século 20, explica o historiador.
O momento era de extrema polarização, com um contexto internacional também agitado.
Enquanto o ❤️ Muro de Berlim marcava a tensão geopolítica entre a União Soviética e os Estados Unidos e seus respectivos aliados, internamente, ❤️ João Goulart sofria uma forte resistência conservadora contra seu governo.
Antes mesmo do golpe em 3 bet light 1964, as reações antagônicas aos ❤️ ideais que cresciam na época e o movimento contra a chamada "ameaça vermelha" do comunismo também tiveram impacto nas igrejas.
Houve ❤️ uma cisão de posições ideológicas dentro das igrejas como estava acontecendo na sociedade brasileira, diz Souza.
"Enquanto alguns indivíduos estavam alarmados ❤️ com aquilo que entendiam como a ascensão da esquerda e o risco iminente da tomada do poder pelos comunistas, outros ❤️ estavam empolgados com as novas ideias que surgiam e defendiam até mesmo soluções mais radicais, como a luta armada para ❤️ tomada do poder."
Na cúpula da maioria das igrejas evangélicas, predominou a primeira posição, segundo o historiador.
Tanques em 3 bet light frente ao ❤️ Palácio das Laranjeiras, durante o golpe militar que levou à derrubada do presidente João Goulart
Dois anos após a tomada do ❤️ poder pelos militares, a Igreja Presbiteriana do Brasil elegeu o pastor Boanerges Ribeiro, que defendia uma posição conservadora, para presidir ❤️ o Supremo Concílio, que manteria3 bet lightinfluência por quase 20 anos.
Movimentos semelhantes aconteceram em 3 bet light outras denominações protestantes, entre elas ❤️ a batista e a metodista.
Não demorou muito para que essas lideranças entrassem em 3 bet light conflito direto com os pastores e ❤️ membros da comunidade que defendiam ideias opostas àquelas pregadas pelo regime militar.
Segundo Raimundo Barreto, pastor batista, historiador e professor da ❤️ Universidade Princeton, nos Estados Unidos, muitos integrantes foram influenciados "pelas discussões em 3 bet light torno do marxismo e das promessas não ❤️ cumpridas do desenvolvimento capitalista de melhores condições de vida".
"Muito desse movimento aconteceu às margens das igrejas protestantes, porque o mundo ❤️ do protestantismo brasileiro sempre foi conservador e influenciado por movimentos missionários americanos mais individualistas cuja maior preocupação era a conversão."
Crédito, ❤️ Arquivo Nacional
Comissão Nacional da Verdade investigou abusos e a violação de direitos humanos cometidos na ditadura
Em um de seus relatórios, ❤️ a Comissão da Verdade aponta como "protestantes com engajamento social, especialmente, aqueles vinculados ao movimento ecumênico, eram identificados pelos agentes ❤️ do sistema como inimigos da nação".
O comitê aponta como uma das provas de tal perseguição um documento elaborado pelo Serviço ❤️ Nacional de Informações (SNI), o órgão de coleta de informações e de inteligência do regime militar, de 30 de outubro ❤️ de 1980.
O texto afirma que grupos religiosos evangélicos procuravam "influir na política governamental nos diversos campos do poder nacional, através ❤️ de educação e doutrinação das massas, visando a consecução de seus objetivos políticos”.
O colegiado que investigou as violações ocorridas durante ❤️ os anos de autoritarismo afirma ainda que os agentes da repressão denominavam “progressistas” tanto católicos quanto protestantes, por conta de ❤️ ações consideradas “contestação ao regime vigente e às autoridades constituídas”.
Em 1964, ano do golpe que deu início ao regime militar, ❤️ as igrejas evangélicas passavam por um momento de expansão.
O protestantismo chegou ao Brasil no início dos anos 1900, mas foi ❤️ apenas a partir dos anos 1960 que um crescimento substantivo pôde ser notado, especialmente com o aparecimento das igrejas neopentecostais ❤️ a partir dos anos 1970
Na década de 1960, segundo dados do censo, cerca de 4,3% da população se declarava evangélica ❤️ - uma parcela pequena se comparada aos 23% registrados em 3 bet light 2010.
Em contrapartida, mais de 90% da população se declarava ❤️ católica daquele momento.
Mas, assim como as igrejas evangélicas, as lideranças católicas também desempenharam papéis contraditórios durante a ditadura militar no ❤️ Brasil.
Por um lado, parte da cúpula da Igreja Católica apoiou os militares. Por outro, muitas lideranças e fiéis católicos foram ❤️ personagens importantes na resistência e foram perseguidos por isso.
Outro grupo religioso que entrou na mira dos militares foram as Testemunhas ❤️ de Jeová, por se absterem de qualquer participação política e recusarem o alistamento militar e a idolatria a símbolos nacionais.
Assim ❤️ como Anivaldo Padilha, Zwinglio Dias, pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), também foi preso, no DOI-Codi no Rio de ❤️ Janeiro, onde sofreu tortura psicológica.
Ele era membro do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (Cedi), que promovia reuniões em 3 bet light ❤️ que havia a troca de informações sobre os colegas que estavam sendo perseguidos.
Foi preso em 3 bet light 1971 e contou que, ❤️ embora não tenha sido submetido às torturas físicas, foi bastante ameaçado, assistindo pessoas serem torturadas na3 bet lightfrente.
Em Memórias Ecumênicas ❤️ Protestantes, livro publicado em 3 bet light 2014, ele afirma ter sido investigado pela igreja por ser um "ateu por convicção, político ❤️ por profissão, e pastor por conveniência" antes mesmo de ser ordenado pastor, quando ainda era licenciado.
Já o pastor presbiteriano Leonildo ❤️ Silveira Campos foi preso em 3 bet light 1969 aos 21 anos, quando ainda era seminarista da Igreja Presbiteriana Independente.
Ele foi acusado ❤️ de subversão e ficou 15 dias detido nas dependências da Operação Bandeirantes (Oban) e no Departamento de Ordem Política e ❤️ Social (Dops), em 3 bet light São Paulo.
O centro de informações e investigações criado pelos militares e conhecido como Oban também é ❤️ lembrado por conta do pastor batista Roberto Pontuschka, capelão do Exército que, segundo depoimentos, teria atuado também como torturador no ❤️ local.
Segundo o relatório produzido pela Comissão da Verdade, Silveira Campos ainda carrega marcas de queimadura no polegar e no indicador ❤️ da mão esquerda produzidas por descargas elétricas nas sessões de tortura.
Ele não se esquece do modus operandi do religioso que ❤️ à noite torturava os presos e de dia visitava celas distribuindo o Novo Testamento.
"Um dia bateram na cela: ‘Quem é ❤️ o seminarista que está aqui?'", contou Silveira Campos em 3 bet light depoimento ao historiador Rodrigo Patto Sá Motta.
"De terno e gravata, ❤️ ele se apresentou como capelão e disse que trazia uma Bíblia para eu ler para os comunistas f.d.p. e tentar ❤️ converter alguém.”
O pastor batista teria então afirmado, com uma pistola apontada debaixo do paletó, segundo Silveira Campos: "Para os que ❤️ desejam se converter, eu tenho a palavra de Deus. Para quem não quiser, há outras alternativas".
Crédito, Paulo Pinto/Agência Brasil
Antigo centro ❤️ de repressão da ditadura DOI-Codi em 3 bet light São Paulo
Há relatos e registros de outros muitos religiosos evangélicos vítimas do regime ❤️ e, inclusive, de mulheres que tinham relação próxima com a igreja.
Zenaide Machado de Oliveira, jovem da Igreja Presbiteriana Independente, ficou ❤️ presa por 3 anos e foi torturada por 60 dias.
Ana Maria Ramos Estevão, líder de jovens da Igreja Metodista que ❤️ chegou a ser integrante da Aliança de Libertação Nacional, foi presa três vezes e torturada por mais de 15 dias.
Heleny ❤️ Guariba, também da Igreja Metodista, foi presa e desapareceu em 3 bet light 1971.
Outros nomes citados com frequência são o de Jether ❤️ Ramalho, membro da Confederação Evangélica (CEB) do Brasil nos anos 1950, Dorival Beulke, pastor da Igreja Metodista, e Weber Fernandes ❤️ Ferrer, pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.
O escritor Rubem Alves, que foi pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, também foi ❤️ acusado, junto com outros membros, de pecados como comunismo e desprezo pela doutrina protestante nos tribunais da igreja.
Ele entrou para ❤️ a lista dos vigiados da ditadura e em 3 bet light 1965 optou pelo autoexílio com a família.
Muitos dos ativistas do movimento ❤️ ecumênico que se envolveram na organização da Conferência do Nordeste, um evento que reuniu pastores, reverendos e fiéis de pelo ❤️ menos 20 Estados em 3 bet light Recife em 3 bet light 1962 para debater a responsabilidade das igrejas diante das mudanças políticas e ❤️ sociais, também foram vítimas de perseguição anos depois.
O pastor e sociólogo Waldo César, falecido em 3 bet light 2007, foi preso pelo ❤️ regime militar por uma semana em 3 bet light 1966 e, algum tempo depois, se exilou.
Crédito, Comissão da Verdade
Heleny Guariba, da Igreja ❤️ Metodista, foi presa e desapareceu em 3 bet light 1971
Muitos dos religiosos expulsos de suas congregações se refugiaram em 3 bet light universidades para ❤️ lecionar teologia e outros campos de estudo. Outros fundaram novas igrejas.
É o caso da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, no ❤️ Espírito Santo, criada em 3 bet light 1979 por pastores que sofreram perseguição por3 bet lightvisão ecumênica, defesa do ministério feminino e ❤️ oposição ao regime.
Lideranças religiosas também desempenharam um papel importante nos esforços de preservação e recolhimento de documentos sobre os crimes ❤️ cometidos nesta época no Brasil.
Entre os evangélicos, se destaca o nome do pastor Jaime Wright, irmão de Paulo Stuart Wright, ❤️ ex-deputado estadual por Santa Catarina e dirigente nacional da Ação Popular (AP), que desapareceu durante o regime militar, em 3 bet light ❤️ 1973.
Chefe da Missão Presbiteriana do Brasil Central, em 3 bet light São Paulo, Jaime Wright representou uma importante força de resistência ao ❤️ regime, denunciando as violações de direitos humanos ocorridas no Brasil para colegas no exterior.
"Com a prisão do meu tio, muitos ❤️ colegas pastores presbiterianos do meu pai viraram as costas para ele e o acusaram de ser irmão de um comunista, ❤️ de um subversivo", relata Anita Wright, filha de Jaime, à 3 bet light News Brasil.
Segundo a presbítera da Igreja Presbiteriana Unida, foi ❤️ durante as buscas por informações sobre o paradeiro do irmão que seu pai passou a trabalhar lado a lado com ❤️ Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, pela causa dos direitos humanos.
"Todos tinham muito medo de que houvesse ❤️ um sumiço, uma queima de arquivo, do material da repressão. Por isso eles elaboraram uma estratégia para conseguir copiar todos ❤️ os processos de prisão e tortura", conta.
Arns, Wright e outros ativistas alugaram uma sala com uma máquina copiadora para onde ❤️ advogados comprometidos com a causa levavam os arquivos que seriam xerocados. "Os advogados tinha direito de retirar os processos do ❤️ Superior Tribunal Militar por algumas horas e corriam para copiá-los antes de serem devolvidos", diz Anita Wright.
Crédito, BR UNICAMP IFCH/AEL ❤️ BNM
recuperada pelo projeto 'Brasil: Nunca Mais' de movimento sindicalista no 1º de maio de 1968 na praça da Sé ❤️ em 3 bet light São Paulo
"Se meu pai teve medo [da repressão] em 3 bet light algum momento, ele não demonstrou", relata. "Ele mantinha ❤️ seu trabalho de forma reservada, até como uma forma de proteção para a família."
Os documentos reunidos deram origem ao projeto ❤️ Brasil: Nunca Mais, que resultou na publicação de um livro que é um inventário sobre a tortura no Brasil durante ❤️ os 21 anos de ditadura.
"Só ficamos sabendo da grandeza do projeto depois que tudo acabou."
Ao lado de Dom Evaristo Arns ❤️ e do rabino Henry Sobel, Jaime Wright também conduziu em 3 bet light 1975 o culto em 3 bet light memória a Vladimir Herzog, ❤️ jornalista assassinado pela ditadura militar e que se tornou símbolo da luta a favor da democracia.
"Foi um momento muito marcante ❤️ porque houve uma grande mobilização dos militares para impedir que o evento acontecesse. Me lembro que foram feitas barreiras na ❤️ [Avenida] 23 de Maio e meu pai quase não conseguiu chegar a tempo da celebração", diz Anita.
Diferente de Herzog, o ❤️ corpo do tio da presbítera, Paulo Stuart Wright, nunca foi encontrado. Há suspeitas de que ele tenha sido morto sob ❤️ tortura após ser preso no DOI-Codi de São Paulo.
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