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Necklace de Yakaumbu Kamanda Lumpungu: uma história de violência e colonialismo

Por anos, o lustroso colar de cobre e vidro estava 🧲 355bet exibição no Museu Real da África Central 355bet Tervuren, leste de Bruxelas. Reputado para ter pertencido a um traficante 🧲 notório de escravizados do século 19, ele tem 10 contas de cobre dourado brilhante suspensas 355bet seda, com "jóias" vermelhas 🧲 de vidro 355bet um medalhão intrincado. Mas ninguém realmente sabia como a joalheria da África Central chegou à Bélgica.

O museu 🧲 primeiro registrou o colar 355bet 1959. Uma década antes, um residente grego do antigo Congo Belga tentou vender sem sucesso 🧲 para o museu. Ele adquiriu de um mecânico belga anônimo, que por355betvez comprou de um chefe congolês - 🧲 ou assim diziam os arquivos.

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Essa simples história esconde uma realidade muito mais 🧲 complicada e violenta. O colar pertencia a Yakaumbu Kamanda Lumpungu, chefe do povo Songye 355bet Kabinda no centro do atual 🧲 República Democrática do Congo (RDC).

Um defensor da independência do Congo, Lumpungu foi enforcado 355bet 1936 pela administração colonial, acusado de 🧲 um duplo assassinato - acusações que355betfamília nega.

Lumpungu herdou o colar de seu pai e deu a355betesposa 🧲 favorita, Mfute. Seus parentes não acreditam que ele teria se desfeito voluntariamente.

Quase 90 anos após355betmorte, o colar é 🧲 uma das dúzias de objetos 355bet exibição 355bet uma exposição sobre a proveniência da coleção do Museu Real da África 🧲 Central, que vai até 29 de setembro. O museu foi rebatizado como AfricaMuseum 355bet 2024 após uma renovação massiva e 🧲 um processo de "descolonização".

Hoje, o museu - fundado 355bet 1898 para glorificar um projeto colonial brutal - ainda está se 🧲 reconciliando com o seu passado. Após o rei Léopold II assumir o controle do Congo 355bet 1885, estabelecendo um regime 🧲 notoriamente violento e cruel, milhares de objetos - arte, armas, instrumentos musicais, bens fúnebres e mesmo restos humanos - fluíram 🧲 para o norte de Bruxelas.

O AfricaMuseum - assim como o British Museum 355bet Londres, o Musée du Quai Branly 355bet 🧲 Paris e o Museu am Rothenbaum - Culturas e Artes do Mundo 355bet Hamburgo - está lidando com crescentes chamados 🧲 para a restituição de artefatos do período colonial.

Bart Ouvry, diretor do AfricaMuseum, disse: "No longo prazo, é inevitável que um 🧲 número de aqueles objetos retorne ou pelo menos se torne propriedade do governo congolês." Ele acrescentou: "Não temos o direito 🧲 de falhar."

Ouvry, que foi o embaixador da UE na DRC, Quênia e Mali, disse que a restituição levará "décadas" para 🧲 ser concluída, mas ele ficaria desapontado se nós "não tivessemos tomado nenhum passo concreto durante meu mandato", que ainda tem 🧲 cinco anos.

O museu não é o árbitro do que devolver, no entanto, pois a coleção oficialmente pertence ao Estado belga.

Na 🧲 sequência das protestos Black Lives Matter, que forçaram uma reavaliação do passado colonial da Bélgica, a Bélgica aprovou uma lei 🧲 355bet 2024 sobre a restituição de coleções coloniais.

A legislação permite que os objetos, 355bet particular aqueles adquiridos sob coação ou 🧲 por meio da violência, sejam devolvidos após pesquisas por historiadores aos Estados da RDC, Ruanda ou Burundi (outras colônias belgas) 🧲 por meio de tratados com esses Estados.

Até recentemente, acreditava-se que "provavelmente cerca de 1.000 objetos [no AfricaMuseum] foram retirados 355bet 🧲 contexto de violência", disse Hein Vanhee, historiador do museu.

Sua minuciosa escavação nos arquivos descobriu que mais de 40.000 objetos - 🧲 cerca de um terço de toda a coleção - foram coletados antes da primeira guerra mundial, o período mais violento 🧲 da história colonial da Bélgica.

Sob o Estado Livre do Congo de Léopold II, que terminou 355bet 1908, as forças coloniais 🧲 atiraram e amputaram as mãos das pessoas que não atendiam aos prazos de borracha. O governo belga assumiu o controle 🧲 da colônia até 1960.

"Muitos mais [objetos] do que gostaríamos de pensar, no passado, foram coletados 355bet contexto de violência", disse 🧲 Vanhee, embora a documentação pobre o impossibilitasse de ser preciso.

Mas está claro que milhares de artefatos foram coletados à força 🧲 durante expedições punitivas.

Um oficial belga, que forneceu um lote de itens, relatou de volta que os nomes das línguas locais 🧲 de itens não podiam ser registrados "dada a hostilidade do povo Babanga".

Hoje, a restituição não é tão simples. Anne Wetsi 🧲 Mpoma, curadora 355bet Bruxelas que dirige uma galeria dedicada ao arte e cultura africanos, argumenta que a lei de 2024 🧲 é "irrealista", 355bet parte porque ela coloca o ênfase 355bet um governo congolês já "não fazendo seu trabalho", ela disse, 🧲 355bet funções básicas como saúde ou segurança.

Ela acrescentou: "Quando o governo congolês receber esses objetos, o que eles farão com 🧲 eles? Vão devolvê-los às comunidades? Ou eles os colocarão 355bet museus?"

Em vez de um programa de restituição Estado-Estado, ela propõe 🧲 uma abordagem baseada na grama onde os museus belgas e a diáspora congolesa trabalham com museus africanos e comunidades locais 🧲 para transferir obras.

"Também há muito trabalho a ser feito no campo, para dizer às comunidades: "OK, você está disposto a 🧲 receber esses objetos de volta? Você sequer sabe que esses objetos estão sendo mantidos 355bet instituições brancas na Bélgica?"

Enquanto isso, 🧲 o AfricaMuseum está revisando suas próprias exibições. Desde a reabertura 355bet 2024, bustos de figuras do colonialismo e uma controvérsia 🧲 "Leopard Man" escultura foram movidos da entrada grandiosa para um depósito onde podem ser vistos apenas como parte de uma 🧲 visita guiada.

Funcionários do museu pretendiam um "diálogo" entre a pompa colonial-era e novas obras de artistas africanos modernos, mas a 🧲 maioria dos visitantes via apenas a antiga propaganda inalterada.

"Claro, é um processo", disse Ouvry, referindo-se à renovação do museu. "Se 🧲 houver um museu na Bélgica que não pode se dar ao luxo de ficar 355bet355bettorre de marfim, é 🧲 certamente o AfricaMuseum."


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