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Type
Subsidiary
Industry
Gambling
Founded
June 2000
Founders
Andrew Black Edward Wray
Headquarters
Leeds , England
Available to England, Scotland, Wales, Northern Ireland, the Channel Islands, the Isle of Man and the Republic of Ireland and the rest of the World excluding the United States of America, Australia, New Zealand, Cyprus, France, Hong Kong, Cambodia, Indonesia, Lao People's Democratic Republic, Malaysia, Philippines, ...

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Abrir caixas: as implicações éticas da escrita na vida dos outros

Às vezes, sinto-me como aquela moça grega antiga, a acusada 😆 de abrir uma caixa e soltar todos os males do mundo por meio debet passcuriosidade e teimosia. Como escritora, 😆 eu apenas quero dar uma olhada, explorar uma situação, ver o que há na caixa ou jarro, ver o que 😆 pode ser revelado. Eu abro a caixa e examino cuidadosamente o seu conteúdo. Eu organizo-os de alguma forma, tento entendê-los 😆 e, bet pass seguida, encontro as palavras para nomear o que vejo. Mas, de repente, vespas feridas e zangadas estão buzzing 😆 bet pass volta da minha cabeça. Não queria nenhum mal - eu apenas queria ver - mas algo foi abalado, algo 😆 fora do meu controle foi solto.

Dada a perturbação que pode ser desencadeada - e dado que o escritor deseja sobreviver 😆 a tal perturbação - está claro que as éticas de abrir caixas precisam ser pensadas. Os problemas surgem do fato 😆 de que, sejam romances, não-ficção, memórias, roteiros ou poesia, o conteúdo da literatura é nada mais nem menos do que 😆 a vida na Terra - a minha vida, abet passvida, as vidas de todos os escritores conhecem ou podem 😆 imaginar. A realidade inevitável é que os escritores usam as vidas dos outros. E os outros, de forma compreensível, não 😆 gostam disso.

Questões éticas específicas

  • Invasão de privacidade
  • Dano às vidas, relacionamentos e reputações dos outros
  • Desequilíbrio de poder entre escritor e assunto
  • Se você 😆 tem o direito de contar uma determinada história ou não

Escrevo e ensino narrativa não ficção e memórias, onde as questões 😆 éticas da escrita de "histórias verdadeiras" podem ser problemáticas. Podemos escrever sobre uma irmã com doença mental, uma mãe que 😆 nos negligenciou, um ex-marido que nos traiu? Existem algumas regras, ou confiamos no compasso moral de cada escritor estar razoavelmente 😆 sólido? Um ponto de partida para mim é que dizer a verdade importa para ambos os leitores e escritores.

Encontrar minha 😆 verdade e as palavras para dizer isso é o centro do que tento fazer. Por que eu iria por anos 😆 de problemas e esforço para escrever besteiras de confeito de algodão doce? (Desculpe aqueles que desfrutam do algodão doce bet pass 😆 vários sabores.) Como leitora também, a primeira coisa bet pass que confio quando leio é que o escritor se comunicarábet pass😆 verdade. Quero saber, mais do que qualquer coisa, como alguém mais vê o mundo - o que eles observam, o 😆 que pensam, acreditam sobre o mistério impenetrável de estar aqui. Quero saber o que eles realmente pensam, não o que 😆 eles deveriam pensar.

Mas isso significa que um escritor tem um passe livre para abrir qualquer caixa que vier ao encontro? 😆 E se ela o fizer, como usar ética e responsavelmente o que ela encontra?

Para ser honesto, não quero fazer regras 😆 sobre o que alguém pode e não pode fazer, mas tenho um conjunto de "Notas para mim mesma" que uso 😆 para navegar no terreno complicado da escrita ética sobre outras pessoas.

Minhas notas para mim mesma

  1. Tente ser mais honesto sobre mim 😆 mesma do que sobre qualquer outra pessoa.
  2. Verifique minhas intenções. Não quero dizer intenções literárias, mas intenções pessoais. Todos os memoiristas 😆 provavelmente têm algumas intenções não literárias - honrar alguém, criticar, agradecer. Por que revelar essa peça de roupa suja? Se 😆 a história e os temas envolverem roupa suja, então, por todos os meios, revele-a, mas se a razão for embarrassar 😆 ou infligir dor, entãobet passinclusão deveria ser reconsiderada. O que é minha intenção? Responder essa pergunta com honestidade esclarece 😆 as motivações de escrever.
  3. Avaliebet passimportância. Isso incluibet passimportância emocional ebet passimportância narrativa ou temática. A minha história 😆 precisa da revelação sobre a amante adolescente de tia Kate? Talvez sim, se isso moldou meu próprio senso de sexualidade; 😆 talvez sim, se isso afetou a dinâmica familiar. Se for uma história sensacional, mas fora do assunto, talvez deva ser 😆 cortada.
  4. Considere quantas pessoas podem ser incomodadas (inclua a si mesma nessa contagem!). Isso não significa evitar a verdade se os 😆 números forem altos e a interrupção seja grande, mas entrar no tumulto com os olhos abertos. Quando Ann Patchett escreveu 😆 Truth and Beauty,bet passbela exploração debet passamizade com a poeta Lucy Grealy, a família de Grealy atacou veementemente 😆 Patchett, mesmo que ela tivesse sido rigorosamente justa e amorosa bet passbet passretratação debet passamiga. Cada escritor precisa pesar 😆 por si mesmo se está pronto para a tempestade.
  5. Informe-se sobre todos os problemas circundantes da história, especialmente se envolver uma 😆 desigualdade de poder. De fato, o escritor sempre tem mais poder no sentido de que tem controle sobre a narrativa, 😆 mas se, por exemplo, estou escrevendo sobre pessoas de um background cultural diferente, então investigue os problemas. Eu posso precisar 😆 pedir permissão para escrever sobre certas práticas ou revelações.
  6. Tenha ciência do senso de propriedade que as pessoas sentem sobre eventos 😆 que experimentaram. A propriedade de histórias é uma área complexa, especialmente quando envolve diferenças de cultura, gênero, habilidade ou cor. 😆 Questionar minha posição - não há respostas fáceis.
  7. Considere alterar detalhes o suficiente para obscurecer a identidade de quem estou escrevendo. 😆 Eles ainda saberão que é minha interpretação deles - e provavelmente ficarão magoados, mas não terei exposto eles para o 😆 público de leitores.
  8. Lembre-se da falibilidade da memória. Embora a memória seja muitas vezes a única verdade que tenho, ela é 😆 manifestamente um testemunho não totalmente confiável. Todos nós somos feitos de nossas memórias - elas são o tecido de nós 😆 mesmos e se questionar a memória se sente como uma traição de si mesmo, mas permita que outros tenham uma 😆 memória diferente e uma interpretação diferente do que aconteceu naquele dia. Não seja adiantado que estou certo. Minha versão pode 😆 ser verdadeira, mas também a deles.
  9. Finalmente, e novamente, tente ser mais honesto sobre mim mesma do que sobre qualquer outra 😆 pessoa.

Devo admitir que nenhuma dessas "notas para mim mesma" necessariamente me salvou das vespas - mas esclarecer as éticas do 😆 que estou fazendo me deu um lugar estável bet pass que me parar. Como disse o dramaturgo David Mamet, "Nosso efeito 😆 não é para nós saber; não está sob nosso controle. Apenas nossa intenção é."


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