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ou, o colar de cobre e vidro brilhante estava grupo telegram realsbet exposição no Museu Real para a África Central na ♠ Tervuren. leste da Bruxelas A fama era ter pertencido ao comerciante do século 19 famoso das pessoas escravizadas; tem 10 ♠ contas douradas brilhantes suspensa sobre seda com "jóias" vermelhas num medalion intrincado mas ninguém sabia realmente como as jóias provenientes ♠ desta região vieram à Bélgica!

O primeiro museu registrou o colar grupo telegram realsbet 1959. Uma década antes, um residente grego do antigo ♠ Congo Belga tentou sem sucesso vendê-lo ao Museu e ele havia adquirido de uma mecânica belga anônima que porgrupo telegram realsbet♠ vez tinha comprado a partir da cabeça congolesa – ou assim disseram os arquivos /p>

Kamanda Lumpungu, chefe do povo Songye ♠ grupo telegram realsbet Kabinda ndia
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grafado comgrupo telegram realsbetesposa Mfute que está usando o colar de cobre e vidro.


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: Coleção RMCA.com

Essa história ♠ simples esconde uma realidade muito mais complicada e violenta. O colar pertencia a Yakaumbu Kamanda Lumpungu, chefe do povo Songye ♠ grupo telegram realsbet Kabinda no centro da moderna República Democrática (RDC).

Um defensor da independência congolesa, Lumpungu foi enforcado grupo telegram realsbet 1936 pela administração ♠ colonial acusada de um duplo assassinato - acusações quegrupo telegram realsbetfamília nega.Lumpungu herdou o colar do pai e deu-o à ♠ esposa favorita dele Mfute Seus parentes não acreditam ter se separado voluntariamente disso

Quase 90 anos apósgrupo telegram realsbetmorte, o colar ♠ é uma das dezenas de objetos grupo telegram realsbet exposição numa exibição sobre a proveniência da coleção do Museu Real para África ♠ Central que vai até 29 setembro. O museu foi renomeado como AfricaMuseum no 2024 depois duma renovação maciça e processo ♠ "descolonização".

Hoje, o museu – fundado grupo telegram realsbet 1898 para glorificar um projeto colonial brutal - ainda está chegando ao termo com ♠ seu passado. Depois que Rei Léopold II assumiu controle do Congo no 1885 estabelecendo uma regime violento e cruel ♠ de milhares objetos-artes (artística), armas [arma] instrumentos musicais; bens graves ou até restos humanos fluiu norte a Bruxelas...”.

O Museu da ♠ África – como o British Museum grupo telegram realsbet Londres, do Musée du Quai Branly de Paris e Hamburg’s museu am Rothenbaum ♠ - Cultura Artes Do Mundo está lutando com crescentes pedidos para restituição dos artefatos colonial-era.

Bart Ouvry, diretor do AfricaMuseum ♠ disse: "A longo prazo é inevitável que alguns desses objetos voltem ou pelo menos se tornem propriedade da República Democrática ♠ Congolesa". Ele acrescentou.

Ouvry, que foi enviado da UE para a RDC e o Quênia disse ainda grupo telegram realsbet comunicado nesta segunda-feira ♠ (26): “A restituição levaria décadas” até ser concluída mas ele ficaria desapontado se não dermos passos concretos durante meu mandato.

O ♠ museu não é o árbitro do que retornar, no entanto. Como a coleção pertence oficialmente ao estado belga Na ♠ esteira dos protestos Black Lives Matter (Vidas Negra de Matéria), os quais forçaram um acordo com passado colonial da Bélgica ♠ aprovou uma lei grupo telegram realsbet 2024 sobre restituição das coleções coloniais

A legislação permite que os objetos, grupo telegram realsbet particular aqueles adquiridos sob ♠ coação ou através de violência sejam retornados após pesquisas por historiadores para a RDC. Ruanda e Burundi (outras colônias belga) ♠ mediante tratados com esses estados;

Até muito recentemente, pensava-se que "provavelmente cerca de 1.000 objetos [no Museu Africano] foram levados no ♠ contexto da violência", disse Hein Vanhee. um historiador do museu “Agora sabemos isso é uma séria subestimação”.

Sua meticulosa rede de ♠ arrasto dos arquivos descobriu que mais do 40.000 objetos – cerca um terço da coleção inteira - foram coletados antes ♠ a primeira guerra mundial, o período Mais violento na história colonial belga. Sob Léopold II Congo Estado Livre s (Leopold ♠ 2) e terminou grupo telegram realsbet 1908 as forças coloniais dispararam para cortarem os braços das pessoas não cumprir com cotações borracha ♠ O governo Belga assumiu sobre ela até 1960...

"Muitos mais [objetos] do que gostaríamos de pensar, no passado foram coletados grupo telegram realsbet ♠ contexto da violência", disse Vanhee. Embora a documentação pobre impossibilitasse ser preciso: cerca um quinto (22%) dos 40.000 objetos vieram ♠ à Bélgica sem informações sobre o assunto."

Mas é claro que milhares de artefatos foram coletados à força durante expedições punitivas. ♠ Um oficial belga, quem forneceu um cache dos objetos e relatou a volta os nomes locais da língua não pôde ♠ ser gravado "dado o estado do hostilismo das pessoas Babanga".

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A Compagnie du Kasa, ♠ um comerciante de borracha estabelecido grupo telegram realsbet 1901 e há muito controlado por Léopold II fez entregas regulares ao museu. Os ♠ arquivos são silenciosos sobre como os objetos foram adquiridos?

Anne Wetsi Mpoma, curadora de Bruxelas que dirige uma galeria dedicada à ♠ arte e cultura africanas hoje grupo telegram realsbet dia argumenta a lei 2024 é "irrealista", porque coloca ênfase num governo congolês já ♠ não está fazendo seu trabalho.

Ela acrescentou: "Quando o governo congolês receber esses objetos, que farão com eles? Devolverão às comunidades ♠ ou os colocarão grupo telegram realsbet museus?".

Bart Ouvry, diretor do AfricaMuseum disse que quer ver "passos concretos" dados durante seu mandato para ♠ a restituição de objetos roubado.

Em vez de um programa estadual para restituição, ela propõe uma abordagem popular onde os museus ♠ belgas e a diáspora congolesa trabalham com museu africanos.

"Há também um trabalho real que precisa ser feito no campo, para ♠ [dizer às] comunidades: 'OK. Você está disposto a receber esses objetos de volta? Sabe mesmo se estes objectos estão sendo ♠ mantidos grupo telegram realsbet instituições brancas na Bélgica?""

Desde a reabertura de 2024, bustos das figuras da era colonial e uma controversa escultura ♠ "Leopard Man" foram transferidos do grande portão para um depósito onde só podem ser vistos como parte duma visita guiada.

A ♠ equipe do museu tinha a intenção de um "diálogo" entre as pompas da era colonial e obras recém-instaladas por artistas ♠ africanos modernos, mas os visitantes viram apenas uma propaganda antiga sem verniz.

"Claro, é um processo", disse Ouvry referindo-se à renovação ♠ do museu. “Se há algum Museu na Bélgica que não pode se dar ao luxo de permanecer grupo telegram realsbetgrupo telegram realsbettorre ♠ marfim certamente o AfricaMuseu”.


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