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A tenda de Asria Mohamed pagbet fora do ar um campo para refugiados no sudoeste da Argélia poderia ser confundida com uma 🔔 típica moradia nômade, usada por saharauis do Saara Ocidental.

No entanto, há uma série de códigos QR ligados a 19.

melhfas

, roupas 🔔 tradicionais usadas por mulheres saharauis que foram costuradas nas paredes interiores da tenda formando uma tapeçaria colorida. Os visitantes são 🔔 convidados a digitalizar os códigos QR para mergulhar na história das mulher atrás de cada melhfa;

Tecido pendurado na tenda de 🔔 Asria Mohamed é da roupa das mulheres no território ocupado, com um código QR contando a história do feminino ativistas 🔔 saharauis.

Jaimitna (Nossa Tenda) é um projeto artístico colaborativo, liderado por Mohamed para destacar a situação dos saharauis epagbet fora do arterra 🔔 natal na costa noroeste da África que foi ocupada pelo Marrocos desde 1976 quando o domínio espanhol sobre seu último 🔔 território estrangeiro terminou no chamado "último colônia de Africa".

"Você se aproxima de Jaimitna e é feito com um tecido colorido, 🔔 você pensa 'oh tão bonito'. Mas quando digitalizar os códigos QR vai ter as histórias do horror", diz Mohamed.

“Pedi 🔔 a 19 mulheres defensoras de direitos humanos do território ocupado que me enviassem suas melhfas”, diz ela.

"Uma das mulheres, Zainabu 🔔 Babi me enviou uma melhfa manchada de sangue desde quando foi espancada durante um protesto."

Asria Mohamed, jornalista saharaui e artista 🔔 ativista que se senta pagbet fora do ar uma jaima montada no festival de cinema FiSaara. "Marrocos vê a tenda como ameaça", diz 🔔 ela

Semeada à mão por duas mulheres dos campos de refugiados, Jaimitna estava no centro da cidade.

O festival internacional de cinema 🔔 do Saara, FiSahara (Fissara), realizado no início deste mês na região da Argélia. A temática desse ano foi o Cinema 🔔 Jaimitna fi

No cinema: Resistir é vencer.

O festival exibe filmes, apresenta performances musicais e debates sobre temas como resistências climáticas ou 🔔 clima.

Uma tenda, ou uma

jaima,

É um símbolo de identidade, esperança e resistência para o povo saharaui. Ele normalmente tem quatro portas 🔔 que permitem uma saída na direção contrária quando ocorre a tempestade da areia

Quase 200 000 refugiados saharauis vivem na Argélia 🔔 como resultado de quase 50 anos do conflito. Cada campo tem o nome das cidades desertas pagbet fora do ar 1975

Marrocos, que ergueu 🔔 uma barreira de 2.700 quilômetros fortificada com minas terrestres pagbet fora do ar todo o Sahara Ocidental para impedir os guerrilheiros e detém 🔔 um controle apertado sobre a região apesar da ONU não reconhecerpagbet fora do arreivindicação. soberania

Uma exibição no festival, organizada pelo Cinema 🔔 para o Povo Saharaui que BR filme como entretenimento e capacitação de refugiados do Saara Ocidental.


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: FiSahara

FiSahara é o único 🔔 festival de cinema realizado pagbet fora do ar um campo para refugiados e, embora seja foco do filme que reúne artistas das mais 🔔 diversas disciplinas. E se tornou num evento cultural muito amplo: os participantes são acolhidos por famílias refugiadas!

Este ano, o filme 🔔 palestino 200 metros dirigido por Ameen Nayfeh e produzido pelo Ahmad al-Bazz ganhou prêmio de cinema do festival principal 🔔 - a medalha White Camel. Ele conta uma história sobre um homem que vive no lado oposto da parede separação 🔔 Israel'spagbet fora do arfamília na Cisjordânia Quando seu filho é atingido pagbet fora do ar carro ele deve atravessar mais tarde

Crianças e mulheres que 🔔 participam de eventos no festival Fisahara.

O segundo prêmio do festival foi para o Unsubmissive, um documentário espanhol dirigido por Laura 🔔 Dauden e Miguel Ángel Herrera sobre as lutas de ativistas saharaui mulheres que vivem no território ocupado.

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Outros filmes exibidos incluem DESERT PHOSfate – que explora 🔔 o impacto ambiental dos fosfatos epagbet fora do arextração ilegal no Sahara Ocidental - pelo artista, cineasta Mohamed Sleiman Labat (que 🔔 fundou a Motif Art Studio).

Localizado no campo de refugiados saharaui pagbet fora do ar Smara, o estúdio foi feito inteiramente a partir dos 🔔 materiais descartados.

Mohamed Sleiman Labat, artista e ativista ambiental pagbet fora do ar seu estúdio no campo de refugiados da cidade onde vive. Ele 🔔 fez o Motif a partir dos escombros deixados pelas inundações na 2024

“As questões de auto-representação e os saharauis que fazem 🔔 filmes sobre si mesmos são parte dos processos da Descolonização pelos quais estamos passando”, diz Labat, o qual continua a 🔔 viver nos campos.

“Minha arte não é para entretenimento – ela desafia nossa percepção, questiona o status quo e destaca a 🔔 importância de dar espaços às vozes sub-representadas”.

Como Labat, Mohamed BR a arte para aumentar o conhecimento sobre os saharauis. "Jaimitna 🔔 é como uma moeda que tem duas faces: Uma de resiliência e outra do sofrimento", diz ela ”.

"Mesmo que sejamos 🔔 refugiados afetados pelo conflito, se você vier aos campos de concentração vê pessoas dançando e apreciam a vida. Quando lermos 🔔 cada mulher verá o sofrimento mas também seu lado positivo; algumas delas são escritoras agora outras estão escrevendo poesia!

"Os 🔔 ocidentais muitas vezes só mostram o lado vítima de refugiados", diz ela.

Concerto de A FiSahara nas dunas perto do campo 🔔 dos refugiados Ausserd.


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