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27/05/2024 20h12 Atualizado 27/05/2024

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado fez nesta segunda-feira (27) 🌜 uma audiência pública para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que transfere terrenos sob gestão da Marinha para 🌜 estados, municípios ou proprietários privados.

Ambientalistas ouvidos pelo Valor reprovam a proposta apontando que o texto dá margem à criação de 🌜 praias privadas e que pode, além disso, causar danos à biodiversidade dessas áreas.

Atualmente, as praias pertencem à União e são 🌜 geridas pela Marinha. Os "terrenos de marinha" são as áreas situadas na costa marítima em play 1xbet faixa de 33 metros 🌜 a partir de uma linha média traçada em play 1xbet 1831.

A PEC 3/2024, que estava fora de discussão desde agosto passado, 🌜 revoga o inciso VII do artigo 20 da Constituição Federal, que diz que os terrenos de marinha e seus acrescidos 🌜 são bens da União, e inclui na Carta Magna que esses terrenos podem ter, dentre as circunstâncias estabelecidas,play 1xbetpropriedade 🌜 transferida para estados, municípios e entes privados.

O terrenos, ao longo de toda a costa brasileira, devem ser repartidos da seguinte 🌜 maneira de acordo com a PEC:

Municípios e Estados receberão a propriedade daqueles terrenos que já tiverem construções de prédios públicos;União 🌜 fica com áreas utilizadas pelo serviço público federal, áreas não ocupadas e aquelas abrangidas por unidades ambientais federais;Ocupantes particulares podem 🌜 receber a titularidade do terreno mediante pagamento.

O texto também acaba com a cobrança de laudêmio, taxa patrimonial da União que 🌜 deve ser paga ao proprietário do terreno quando se vende ou transfere um imóvel em play 1xbet área de marinha

A proposta 🌜 é de autoria do ex-deputado federal Arnaldo Jordy (PA) e tem parecer favorável do relator, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Flávio 🌜 Bolsonaro defende que a mudança é necessária para regularizar as propriedades localizadas dentro dessas áreas, hoje da Marinha. "Há, no 🌜 Brasil, inúmeras edificações realizadas sem a ciência de estarem localizadas em play 1xbet terrenos de propriedade da União", escreveu. Argumenta, ainda, 🌜 que a origem do atual domínio sobre as praias foi estabelecido sob a justificativa de necessidade de defesa do território 🌜 contra invasão estrangeira, "razões que não estão mais presentes".

Livre acesso às praias

A Lei Federal nº 7.661/1988, que instituiu o Plano 🌜 Nacional de Gerenciamento Costeiro, determina que "as praias são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre 🌜 e franco acesso a elas e ao mar, em play 1xbet qualquer direção e sentido", com exceção, apenas, de trechos considerados 🌜 de interesse de segurança nacional.

Esse ponto é um dos que levantam polêmica na proposta, já que a transferência de posse 🌜 dessas áreas da União pode favorecer uma especulação imobiliária nesses locais, facilitando a construção de empreendimentos próximos à faixa de 🌜 areia da costa brasileira.

Porém, mesmo se a PEC for aprovada, privatizar praias continua não sendo permitido, de acordo com Jean 🌜 Marc Sasson, que atua com ações relacionadas às Mudanças Climáticas e ESG no escritório Lima Feigelson Advogados.

"Hoje já existem condomínios 🌜 [construídos nessas áreas], mas se bloqueiam o acesso, é ilegal. Como a praia é um bem de uso geral do 🌜 povo, um condomínio que feche o acesso a ela deve, no mínimo, criar uma gestão que permita o acesso do 🌜 público a essa área", diz Sasson.

Risco à biodiversidade

A especulação imobiliária pode causar danos ambientais na costa brasileira. É a posição 🌜 defendida pelo Departamento de Oceano e Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A coordenadora-geral do departamento, Marinez Eymael 🌜 Garcia Scherer, diz que a grande preocupação é com os efeitos das mudanças climáticas e com os eventos extremos, cada 🌜 vez mais comuns.

"Nossa grande preocupação é sair das mãos da União a capacidade de trabalhar melhor e combater os efeitos 🌜 da mudança no clima nessas áreas, que são tão vulneráveis. Nossa posição é que pode atualizar e modernizar [as leis], 🌜 mas não faz nenhum sentido [promover a] ocupação dessas áreas", diz ao Valor.

Scherer, que foi ouvida na audiência pública desta 🌜 segunda no Senado, defende que o debate deveria ser sobre a desocupação dessas áreas — que estão expostas à erosão, 🌜 aumento do nível do mar e enchentes, por exemplo. "Precisamos repensar toda a ocupação da costa. Essa questão dos terrenos 🌜 de marinha não ajuda em play 1xbet nada", diz.

"Precisamos falar no Brasil de 'não-urbanização', de áreas não ocupáveis. Essa previsão [de 🌜 eventos extremos causados por mudanças climáticas] não é 'bola de cristal', é fato e já é algo visto. Essas áreas 🌜 ocupadas hoje trará perdas financeiras, de infraestrutura e de vidas humanas", diz.

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