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Reino Unido "ganhou" 745.000 estrangeiros no ano passado e isso acendeu acerta vermelho no governo conservador

A partir de março, entrarão 💱 em vigor novas regras de imigração no Reino Unido.

O governo britânico tem como meta reduzir a migração legal, após estatísticas 💱 oficiais terem mostrado que o saldo migratório — a diferença entre o número de imigrantes e emigrantes — atingiu 745.000 💱 em 2023, um recorde. Ou seja, o país "ganhou" 745.000 estrangeiros no ano passado.

Isso acendeu o alerta vermelho no 💱 governo conservador, cuja política central tem sido de combater a imigração para o país.

Em artigo ao tabloide inglês The Sun, 💱 o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, escreveu "Se você não pode contribuir para o Reino Unido, você não virá 💱 para o Reino Unido".

O número de brasileiros que imigra legalmente para o Reino Unido é baixo, em comparação a outras 💱 nacionalidades. Mas os brasileiros estão entre os afetados pelas novas regras.

Fim do Matérias recomendadas

De janeiro a setembro deste ano, segundo 💱 dados do Ministério do Interior britânico (Home Office), cerca de 4 mil vistos foram concedidos a cidadãos brasileiros. Esse número 💱 inclui todo o tipo de visto, como o de trabalho, de estudante e de família.

As regras também impactam aqueles que 💱 já vivem legalmente no país e pretendem, por exemplo, trazer cônjuges ou parentes para morar com eles.

Confira abaixo perguntas e 💱 respostas sobre as novas regras de imigração do Reino Unido.

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

A principal mudança é 💱 o aumento do salário mínimo — tanto para conseguir um visto de trabalho quanto para trazer um dependente: 38.700 libras 💱 brutas por ano (ou cerca de R$ 240 mil, na cotação atual).

Esse patamar é "irreal" na opinião da advogada de 💱 imigração brasileira Vitoria Nabas, que assessora empresas de pequeno e médio porte no processo de tramitação de vistos de trabalho.

"Estou 💱 estarrecida com tudo e extremamente frustrada como advogada atuante nesta área há mais de 20 anos. Não há dúvida de 💱 que o governo está tentando fechar as portas cada vez mais para a imigração", diz ela.

Muitos especialistas concordam com Nabas 💱 e criticaram o anúncio do governo (ler mais abaixo). Eles demonstraram preocupação sobretudo com o impacto na economia do Reino 💱 Unido, que deve crescer apenas 0,4% neste ano.

Para se ter uma ideia, segundo o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na 💱 sigla em inglês), o IBGE britânico, o salário anual bruto médio para quem trabalha em tempo integral no Reino Unido 💱 era de 34.963 libras em abril deste ano.

No caso específico dos brasileiros, Nabas diz acreditar que os mais afetados serão 💱 aqueles que já vivem no Reino Unido e querem trazer cônjuges e outros membros da família para morar com eles.

"Imagine, 💱 por exemplo, um entregador de delivery que viva legalmente no Reino Unido e queira trazer a esposa e os filhos 💱 para viver com ele aqui. Ou o restante deslot 91família. A maioria deles não ganha um salário de 38,7 💱 mil libras por ano", diz.

Nabas lembra ainda que muitos trabalhadores autônomos tampouco declaram o rendimento real ao fisco, o que 💱 é contra a lei, para evitar pagar mais imposto.

A especialista também destaca que, emslot 91visão, esse nível salarial é 💱 superior ao que a maioria das empresas a quem presta assessoria oferece.

Segundo ela, as ofertas de emprego que pagam salários 💱 na casa das 40 mil libras por ano são raras, mesmo para trabalhadores qualificados.

Outros destaques das novas regras de imigração 💱 são: estudantes não vão mais poder imigrar com dependentes, exceto se estiverem fazendo cursos de pós-graduação designados como "programas de 💱 pesquisa".

Além disso, também não vão mais poder mudar seu visto de estudante para um de trabalho antes da conclusão dos 💱 estudos.

Vale lembrar que todo estrangeiro precisa de visto para trabalhar no Reino Unido.

Antes do Brexit, como ficou conhecida a saída 💱 do Reino Unido da União Europeia, cidadãos europeus (incluindo brasileiros com dupla cidadania) podiam trabalhar livremente no país sem a 💱 necessidade do documento.

Principal mudança é o aumento do salário mínimo — tanto para conseguir um visto de trabalho quanto para 💱 trazer um dependente: 38.700 libras brutas por ano (ou cerca de 240 mil reais, na cotação atual)

A maioria das pessoas 💱 que deseja trabalhar no Reino Unido ainda terá que solicitar um visto por meio de um sistema baseado em pontos 💱 (PBS, na sigla em inglês).

Mas a partir de março de 2024, elas terão que receber uma oferta de emprego com 💱 salário mais alto para conseguirem um visto de trabalho.

Elas precisarão ganhar pelo menos 38.700 libras (R$ 240 mil) por ano 💱 — um aumento de quase 50% em relação ao salário mínimo atual de 26.200 libras (R$ 162 mil) por ano.

Esse 💱 limite não se aplicará a alguns empregos — como nas áreas da saúde e da assistência social.

Mas nesse setor, os 💱 cuidadores não poderão trazer dependentes familiares.

Um sistema de pontos foi adotado pela primeira vez pelo governo britânico em 2008, quando 💱 o país era governado pelo Partido Trabalhista, que faz oposição ao atual governo, comandado pelo Partido Conservador.

Naquela ocasião, o sistema 💱 se aplicava a migrantes de países não pertencentes à União Europeia. Ele foi então revisado pelos conservadores após a votação 💱 do Brexit.

O PBS atual — que abrange migrantes da União Europeia e de outros países — passou a vigorar no 💱 final de 2023.

Os candidatos precisam de pontos suficientes para se qualificarem para um visto de trabalhador qualificado.

Todos os candidatos precisam 💱 obter os 50 pontos iniciais por terem uma oferta de emprego acima de um nível mínimo de habilidade e falarem 💱 inglês.

Os 20 pontos restantes podem advir de uma combinação de salário, de trabalho numa ocupação escassa ou de possuir uma 💱 pós-graduação relevante.

A taxa padrão para um visto qualificado varia geralmente entre 719 e 1.500 libras (R$ 4.450 e R$ 9.270) 💱 e os requerentes também precisam pagar uma sobretaxa de saúde de 624 libras (R$ 3.900) para cada ano de estadia.

A 💱 sobretaxa de saúde aumentará agora para 1.035 libras (R$ 6.400) por ano.

Existe uma "lista de ocupações escassas" para ajudar os 💱 empregadores a preencher determinadas funções.

Esses empregos têm um limite salarial mais baixo, tornando mais fácil para os candidatos obterem o 💱 número necessário de pontos para obter um visto.

Entre os empregos atualmente na lista, estão:

Pelas regras atuais, os empregadores podiam pagar 💱 aos trabalhadores estrangeiros 80% da "taxa normal" do trabalho para preencher esses cargos. Isso será abolido a partir da próxima 💱 primavera.

Além disso, os prestadores de cuidados estrangeiros não poderão mais trazer consigo familiares dependentes.

O governo afirma que também revisará a 💱 lista de escassez de ocupações e reduzirá o número de ocupações nela contidas.

Primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, descreveu atuais 💱 níveis de migração como "muito altos"

O governo vai aumentar salário mínimo para aqueles que trazem familiares para o Reino Unido 💱 com visto de família para 38.700 libras (R$ 240 mil) por ano a partir de março de 2024.

A renda mínima 💱 exigida atualmente é de 18.600 libras (R$ 115 mil) por ano.

Estima-se que 70 mil pessoas vieram para o Reino Unido 💱 com vistos de família no ano que terminou em junho de 2023.

No ano que terminou em junho de 2023, 1.180.000 💱 pessoas vieram para o Reino Unido com a expectativa de permanecer pelo menos um ano, e cerca de 508.000 partiram.

Isso 💱 significa que o saldo migratório — a diferença entre o número de pessoas que chegam e que partem — foi 💱 de 672 mil.

Em 2023, o saldo migratório atingiu um recorde de 745.000.

A grande maioria das pessoas que chegou ao Reino 💱 Unido era proveniente de países fora da União Europeia.

Os números mais recentes revelam que 968 mil vieram de países não 💱 pertencentes à União Europeia.

O estudo (39%) foi o principal motivo da vinda de migrantes de fora da União Europeia, seguido 💱 pelo trabalho (33%) e por razões humanitárias (9%), segundo o comunicado do ONS.

As cinco principais nacionalidades não pertencentes à UE 💱 foram:

A coleta oficial de dados sobre imigração foi interrompida durante a pandemia de covid-19 e houve mudanças significativas na forma 💱 como ela passou a ser feita.

Nos 12 meses até ao final de setembro de 2023, o governo emitiu 486.107 vistos 💱 de estudo.

Metade deles foi concedida a cidadãos indianos e chineses.

Os estudantes da Nigéria foram a segunda nacionalidade mais comum entre 💱 os portadores de visto de estudante, seguidos pelo Paquistão e pelos Estados Unidos.

Estudantes de cursos de pós-graduação também podiam solicitar 💱 vistos para dependentes qualificados: marido, esposa, companheiro(a) civil ou solteiro e quaisquer filhos menores de 18 anos.

No ano encerrado em 💱 setembro de 2023, foram emitidos 152.980 vistos para dependentes.

Mas a partir de janeiro de 2024, o governo retirará o direito 💱 dos estudantes internacionais de trazerem dependentes, a menos que estejam em cursos de pós-graduação designados como "programas de pesquisa".

Ou seja, 💱 muitos estudantes estrangeiros perderão o direito de trazer família para o Reino Unido.

Estudantes que já concluíram a graduação podem permanecer 💱 no Reino Unido por dois anos (três anos para quem tem doutorado) para trabalhar com visto de pós-graduação.

No ano encerrado 💱 em setembro de 2023, foram emitidos 104.501 desses vistos, excluindo dependentes.

Novos planos de imigração do governo britânico foram alvo de 💱 críticas

Antes do Brexit, os cidadãos da União Europeia e do Reino Unido tinham a liberdade de viver, trabalhar ou estudar 💱 em qualquer país do bloco sem necessitar de visto de trabalho.

No entanto, essa livre circulação de pessoas terminou em 1º 💱 de janeiro de 2023.

Nos 12 meses até junho de 2023, a migração líquida para a UE foi de 86 mil 💱 negativos. Ou seja, mais cidadãos da União Europeia deixaram o Reino Unido do que chegaram.

A migração líquida de nacionais 💱 de países terceiros — a diferença entre os que chegam e os que partem — foi de 768.000.

A migração líquida 💱 de cidadãos britânicos foi de 10 mil negativos. Ou seja, mais britânicos deixaram o Reino Unido do que voltaram.

Yvette Cooper, 💱 do Partido Trabalhista, de oposição ao governo, disse que o anúncio de segunda-feira foi "uma admissão de anos de fracasso 💱 [do partido governista] conservador tanto no sistema de imigração quanto na economia".

Ela disse que embora o saldo migratório "deva diminuir", 💱 os conservadores "não conseguiram introduzir reformas mais substanciais que vinculem a imigração à formação e aos requisitos de remuneração justa 💱 no Reino Unido, o que significa que muitos setores continuarão a ver um número crescente de vistos de trabalho devido 💱 à escassez de competências".

Já Christina McAnea, secretária-geral do Unison, o sindicato dos funcionários públicos do Reino Unido, disse que "os 💱 planos cruéis significam um desastre total para o NHS (sistema de saúde público do Reino Unido) e a assistência social".

"Os 💱 trabalhadores migrantes foram encorajados a vir para cá porque ambos os setores têm uma escassez crítica de pessoal. Hospitais e 💱 asilos simplesmente não poderiam funcionar sem eles", disse.

A cientista política Madeleine Sumption, diretora da ONG Migration Observatory, especializada em migração, 💱 disse que a decisão de aumentar o limite do salário mínimo para 38.700 libras foi "a maior surpresa do dia".

Em 💱 slot 91avaliação, isso significa que as pessoas podem ser impedidas de trazer os seus familiares para permanecer no Reino Unido 💱 em determinadas circunstâncias.

"A migração familiar representa uma pequena parcela do total, mas aqueles afetados por ela podem ser impactados de 💱 forma muito significativa", disse.

"Os maiores impactos recairão sobre os cidadãos britânicos de baixa renda, e particularmente sobre as mulheres e 💱 os jovens que tendem a ganhar salários mais baixos", acrescentou.

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