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Crédito, Domínio Público

Jesus com Marta e Maria, ilustração sobre passagem bíblica. Obra de 1866, de Carl Peschel

Apesar de representarem um 👍 contingente muito significativo entre os fiéis, historicamente o papel das mulheres na Igreja Católica sempre foi relegado a um segundo 👍 plano — as funções sacerdotais, por exemplo, só podem ser exercidas por homens.

Recentemente, é uma discussão latente e especialistas acreditam 👍 que, mesmo que provavelmente não nesse pontificado, seja uma questão de tempo até que elas sejam autorizadas a exercer papéis 👍 mais importantes dentro da hierarquia religiosa.

Divulgado no fim de outubro, o documento final da assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos, 👍 realizada no Vaticano ao longo do mês passado, mais uma vez trouxe à tona a participação feminina dentro da Igreja.

Dentre 👍 todos os parágrafos constantes do texto, o que teve menor consenso foi justamente o que dizia que a instituição deve 👍 considerar o diaconato feminino, restaurando "uma prática da Igreja das origens".

De acordo com as regras do Sínodo, todos os pontos 👍 do relatório final precisam de aprovação da maioria dos participantes. Este teve o maior número de votos contrários (69), frente 👍 a 277 favoráveis.

Um olhar para as comunidades dos primeiros cristãos permite entender que, nelas, realmente a participação feminina costumava ser 👍 maior, sobretudo antes de a religião se aliar ao Estado romano, oficializando-se.

Mas naquele período histórico, quase 2 mil anos atrás, 👍 havia uma série de divergências teológicas, litúrgicas e organizacionais entre os diferentes grupos de seguidores de Jesus.

Podcast traz áudios com 👍 reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

E aí, segundo historiadores e teólogos contemporâneos, duas vertentes do cristianismo primitivo destacam-se por essa variável: nelas, 👍 mulheres tinham papéis de igualdade com homens, a despeito da mentalidade patriarcal presente nessas sociedades na época. Chegavam, inclusive a 👍 ocupar postos equivalentes ao de sacerdotes.

São eles o marcionismo, estabelecido por Marcião de Sinope (85-160) e o montanismo, fundado por 👍 um teólogo que viveu provavelmente da segunda metade do segundo século à primeira do segundo, conhecido simplesmente como Montano.

Religiosa da 👍 Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, a freira Ivone Gebara, filósofa, teóloga e feminista, ressalta à socios vaidebet News Brasil que, 👍 ao olhar para esses movimentos, é preciso entender que inúmeros deles "destoam da tradição do catolicismo e do protestantismo clássico".

O 👍 marcionismo "colocava as mulheres em condição de igualdade com os homens, nomeando-as diaconisas, sacerdotisas e até bispas", pontua a cientista 👍 das religiões Ana Cândida Vieira Henriques, doutora pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em artigo acadêmico publicado em 2023.

No texto, 👍 intitulado "Sacerdócio Feminino: A Santa Sé Frente aos Desafios Contemporâneos", ela acrescenta que essa prerrogativa se dava pela característica "paulinista 👍 radical" do marcionismo.

Filho de um líder religioso considerado um bispo da cidade de Sinope, em província romana localizada onde hoje 👍 é a Turquia, ele começousocios vaidebetcarreira com assistente na equipe do pai.

Mergulhou nos estudos daqueles ainda incipientes textos cristãos 👍 e, aos poucos, começou a achar que a maneira como a religião estava se desenvolvendo não seria compatível aos ensinamentos 👍 de Jesus. Viveu em Roma entre os anos de 142 e 143 e, lá, desenvolveu seu sistema teológico e passou 👍 a atrair seguidores.

Entre seus pontos principais estava uma ruptura completa com o judaísmo. Ele não entendia o cristianismo como uma 👍 certa continuidade, mas como uma outra ideia religiosa.

Crédito, Domínio Público

Jesus e Maria Madalena, em representação de 1890, de Albert Edelfelt

Para 👍 Marcião, o Deus dos judeus não poderia ser o mesmo que o Deus dos cristãos, já que a mensagem contida 👍 nos textos hebraicos — hoje constantes do Antigo Testamento das bíblia cristã — apresentam um ser superior raivoso e vingativo, 👍 enquanto Jesus anunciava um Deus amoroso e que sempre perdoava.

"Sua tese era que o Deus dos judeus, portanto aquele encontrado 👍 na bíblia judaica, não poderia ser o mesmo Deus de Jesus. O Deus dos judeus, para ele, era um deus 👍 étnico, sem equilíbrio, que desconhecia o amor. Um deus muito ruim", contextualiza à socios vaidebet News Brasil o historiador André Leonardo 👍 Chevitarese, professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um dos autores do livro Judaísmo, Cristianismo e Helenismo 👍 — Ensaios Acerca das Interações Culturais no Mediterrâneo Antigo.

"Mas o Deus de Jesus é aquele do amor, o Deus que 👍 quer congregar, pacífico, universal", compara ele.

Marcião foi o primeiro a se preocupar em organizar um cânone dos textos cristãos. Muitos 👍 lembram disso como um embrião do que viria a se tornar a bíblia.

Emsocios vaidebetcoletânea de escritos, contudo, ele descartou 👍 tudo o que lhe parecia contaminado pela tradição judaica.

Assim, incluiu apenas o Evangelho de Lucas, retirando todas as menções que 👍 lhe parecessem muito ligadas aos hebreus — ele entendia as referências aos profetas antigos e a Israel como interpolações que 👍 tinham sido inseridas a posteriori no texto original.

O religioso incluiu, de modo especial emsocios vaidebetcoletânea, as cartas de Paulo. 👍 Na verdade, 10 delas, e não as 13 da Bíblia de hoje.

"O marcionismo foi um grupo radicalmente Paulino, surgido por 👍 volta do ano 140. De acordo com Marcião, Paulo havia sido o único dentre as grandes lideranças do cristianismo que 👍 havia entendido a radicalidade daquilo que era o teor mais fundamental da mensagem de Jesus", comenta à socios vaidebet News Brasil 👍 o teólogo e filósofo Pedro Lima Vasconcellos, professor na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e ex-presidente da Associação Brasileira de 👍 Pesquisa Bíblica.

Este ponto é muito importante porque lança luz sobre o entendimento que os adeptos dessa vertente passaram a ter 👍 sobre a participação feminina.

Na literatura missivista produzida por Paulo de Tarso, autor daqueles que cronologicamente são considerados os textos mais 👍 antigos conhecidos a respeito de Jesus, há uma valorização feminina notável.

Na Bíblia, 13 cartas são atribuídas a Paulo, embora hoje 👍 muitos pesquisadores defendem que apenas sete seriam legitimamente desocios vaidebetautoria — as demais teriam sido escritas por cristãos posteriores 👍 a ele, pois apresentam entendimentos discrepantes ao que se sabe sobre a teologia Paulina.

Uma dessas epístolas, a dirigida aos Gálatas, 👍 Paulo diz claramente que, depois do batismo em Cristo, não deve haver mais divisões, e todos devem ser tratados em 👍 igualdade, não importam as condições.

"Não há mais nem judeu nem grego, já não há mais nem escravo nem homem livre, 👍 já não há mais o homem e a mulher, pois todos vós sois um só em Jesus Cristo", afirma.

"Este texto 👍 patenteia isso [a igualdade entre homem e mulher] de maneira incisiva", analisa Vasconcellos.

Já na carta endereçada aos Romanos, o missionário 👍 saúda Júnia, uma mulher que seria, segundo o texto, parte do grupo de "apóstolos eminentes".

"Em Paulo, nós podemos vê-las [as 👍 mulheres] não só como ricas matronas que financiavam o movimento, mas como líderes e missionárias proeminentes. As mulhers foram determinantes 👍 para a extensão do movimento aos não-israelitas e em geral eram sempre os primeiros gentios a se converterem", explica a 👍 antropóloga Fabíola Rohden, professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), emsocios vaidebetdissertação de mestrado "Feminismo no 👍 Sagrado", defendida em 1995 na UFRJ.

Assim, homens e mulheres eram tratados de forma igualitária, sem distinção, pelos seguidores do marcionismo.

"Por 👍 isso atribui-se a essas igrejas o reconhecimento desse protagonismo feminino exercido em igualdade de condições com a liderança masculina, que 👍 também era exercida", pontua Vasconcellos.

"Isso deve ter sido resultante desse influxo Paulino poderoso que se deu nas igrejas marcionitas."

Segundo o 👍 teólogo, para Marcião "essa dicotomia entre homem e mulher perdiasocios vaidebetrazão diante do que tinha sido a obra de 👍 Jesus".

"Os marcionitas enfatizavam a feminilidade como a esfera da criação, enquanto a masculinidade simbolizava a transcendência", explica Rohden

Chevitarese ressalta que 👍 a participação feminina era um dos pontos considerados heréticos dentro da mensagem marcionita.

"O papel das mulheres, e elas tinham um 👍 protagonismo ali dentro, isso tudo vai gerando suspeição", argumenta ele.

"Era um momento de tentativa de dialogar com o império romano 👍 enquanto movimentos de Jesus sem Jesus, as hierarquias e as falocracias eram as normas. Como tratar um cara que apesar 👍 de ser competente coloca as mulheres em papéis elevados?"

Para Vasconcellos, "a proclamação marcionita produziu em Roma e na rede de 👍 comunidades cristãs da época um verdadeiro terremoto".

"[Sua importância maior é que ele, Marcião, foi] o primeiro sujeito na história do 👍 cristianismo a elaborar uma espécie de cânone bíblico", pontua à socios vaidebet News Brasil o historiador e teólogo Gerson Leite de 👍 Moraes, professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Vasconcellos acredita que a própria construção do cânone cristão, ampliado, modificado e consolidado ao longo 👍 dos séculos posteriores, ocorreu como uma reação aos ideais de Marcião.

"A bíblia que conhecemos é, em grande parte, devedora do 👍 projeto marcionita que rejeitava a aceitação das escrituras judaicas", diz.

"O tiro saiu pela culatra porque o resultado é que a 👍 gente tem a constituição de uma bíblia que incorpora esses escritos, mas dá o nome de Antigo Testamento, em reação 👍 ao marcionismo."

O Novo Testamento também teria sido feito, sob esse entendimento, a partir da versão de Marcião.

"Mas não se restringindo 👍 àquele pequeno conjunto de textos que ele sugeriu. Em vez de um evangelho mitigado dos elementos que faziam referência às 👍 tradições judaicas, teremos um texto mais encorpado. E mais três. Além das 10 cartas que a gente não sabe exatamente 👍 quais ele tinha selecionado, ficamos com 13 paulinas e outras [atribuídas a outros autores]. Junto ao evangelho de Lucas, temos 👍 a continuação, Atos dos Apóstolos. E, enfim, ainda seria incluído o Apocalipse, que muito provavelmente Marcião não conhecia, mas se 👍 o conhecesse seguramente o rejeitaria."

"Sua importância foi decisiva no sentido de que isso incitou, pela força do terremoto que ele 👍 provocou, uma reação contundente por partes das lideranças de outros segmentos desse conjunto cristão. E isso resultaria na configuração da 👍 Bíblia", afirma Vasconcellos.

Há vestígios de que as comunidades marcionistas tenham mantido suas atividades por pelo menos quatro ou cinco séculos, 👍 graças à capilarização da rede de comunidades sobre a qual Marcião exercia influência.

Crédito, Domínio Público

Ilustraçao de manuscrito do século 11 👍 representa o apóstolo João e Marcião de Sinope

Mas essa leitura feminista da mensagem cristã não era um privilégio dos marcionistas.

Como 👍 pontua Rohden, se Jesus teve uma postura revolucionária frente ao status quo e buscava defender os desfavorecidos, as mulheres, vistas 👍 como inferiores naquela sociedade patriarcal, eram alvos dentre os que deveriam ser acolhidos.

"Jesus chama os oprimidos para compor o seu 👍 reino, e os oprimidos dos oprimidos são as mulheres", argumenta ela.

Segundosocios vaidebetinterpretação, na escala dos rompimentos sociais necessários para 👍 se tornar um discípulo estava também abster-se de qualquer hierarquização relacionada aos papéis de gênero.

A antropóloga explica que esse fator 👍 foi importante nos primeiros séculos do cristianismo, quando a igreja era ilegal, perseguida e underground. Nesse período, as comunidades precisavam 👍 se reunir nas casas de seus fiéis.

"A 'igreja doméstica' oferecia, em virtude desocios vaidebetlocalização, oportunidades iguais para as mulheres, 👍 já que tradicionalmente esta esfera era própria das mulheres e elas não eram excluídas das atividades ali realizadas", enfatiza ela.

"O 👍 movimento de Jesus não tinha [nesta época] sacerdotes e havia uma cooperação entre mulheres e homens que sai dos esquemas 👍 institucionais", pontua a teóloga Gebara.

"Como era isso não sabemos exatamente. Fazemos hipóteses que nos dão algumas justificativas a aquilo que 👍 buscamos. Não há como repetir ou resgatar esse passado tão distante e tão manipulado pelos poderes deste mundo. Nossas análises 👍 e decisões devem estar ancoradas na justiça, no direito e sobretudo em nossas necessidades atuais."

Chevitarese lembra que, nestes primeiros séculos 👍 do cristianismo, é preciso entender "os movimentos de Jesus sem Jesus como sendo multifacetados", "todos eles produtores de literaturas em 👍 alguns desses casos".

"Ou, se não produziram, temos autores falando sobre elas", pontua o historiador. "Esses grupos, muitos, seguiram existindo por 👍 séculos."

Vertente surgida logo após o marcionismo, o montanismo também valorizou o papel feminino.

Fundado por um religioso conhecido como Montano em 👍 algum momento entre os anos de 156 e 172, a liderança do grupo era dividida por ele com duas mulheres, 👍 Priscila e Maximila, que desempenhavam funções sacerdotais.

A história dele e de seu grupo foi registrada no livro História Eclesiástica, obra 👍 publicada no século 4º pelo bispo Eusébio de Cesareia (265-339).

"Essas duas mulheres que acompanhavam Montano eram profetisas, sacerdotisas", diz o 👍 historiador Moraes.

Antes de se converter ao cristianismo, Montano havia sido sacerdote a serviço dos cultos ao deus Apolo, que na 👍 mitologia grega é representado como a divindade solar. Isto, na visão de especialistas, pode explicar como ele passou a ter 👍 interpretações diferenciadas do cristianismo.

"Alguns comportamentos dele mostram que ele nunca se libertou dessas convicções", afirma Moraes.

O movimento liderado por ele 👍 tinha um caráter reformista e fundamentalista, buscando uma reconexão com a mensagem original de Jesus.

"Ele era contrário a um certo 👍 episcopado monárquico que começava a se organizar", comenta o historiador.

E, nesses grupos, era comum a participação ativa das mulheres, não 👍 só pelas duas sacerdotisas líderes.

"Nesse sentido ele copiava o sacerdócio feminino que havia [no culto] ao deus Apolo", compara.

"As mulheres 👍 foram importantíssima para o pensamento de Montano", enfatiza Moraes.

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