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O milionário da criptomoeda Sam Bankman-Fried foi condenado a 25 anos de prisão por sete acusações de fraude fiscal. Mas, 🧬 o plano dele era imoral?

Porjogo de cassino roletaprópria conta, Bankman-Fried pretendia acumular riqueza para causas filantrópicas: "ganhar para dar", na expressão 🧬 da comunidade do altruísmo eficaz, da qual ele era um apoiador. Bilbordes dajogo de cassino roletabolsa de criptomoedas, FTX, proclamavam: "Estou 🧬 dentro da criptomoeda porque quero ter o maior impacto global para o bem." Altruístas eficazes frequentemente defendem o utilitarismo, de 🧬 acordo com o qual devemos promover o maior equilíbrio líquido de benefícios sobre danos, por meios necessários. Em outras palavras, 🧬 estamos justificados jogo de cassino roleta causar dano a alguns - por exemplo, por fraude fiscal - se os danos forem superados pelos 🧬 benefícios para outros. Conforme o juiz que o sentenciou: "Ele sabia que estava errado; ele sabia que era criminal." Mas 🧬 mesmo se ele soubesse da lei, Bankman-Fried pode não ter acreditado que estava fazendo algo de errado. Após todo, ele 🧬 planejava doar bilhões para ajudar aqueles jogo de cassino roleta necessidade. Ele pode ter pensado que ele tinha a resposta para essa antiga 🧬 questão moral: se é OK causar dano para o bem maior.

Ideias filosóficas raramente vão à tona. O altruísmo eficaz é 🧬 um deles; outro é "o problema do bonde" - uma fonte de inúmeros memes nas redes sociais e um dispositivo 🧬 de enredo proeminente jogo de cassino roleta The Good Place. O que se perde nos memes é por que o problema do bonde 🧬 importa. A questão não é gerar casos de incerteza moral cada vez mais abstrusos, mas precisamente investigar a encruzilhada de 🧬 Bankman-Fried.

No caso clássico, concebido pelo meu falecido colega Judy Thomson jogo de cassino roleta 1976, você é um espectador jogo de cassino roleta um interruptor que 🧬 desviará de um bonde de trilhos - jogo de cassino roleta direção a cinco vítimas que certamente morrerão quando o atingi-los - para 🧬 uma via lateral com uma única vítima que será morta no lugar. Apresentações populares dele sugerem que a questão é 🧬 saber o que fazer: você deve virar o bonde para a via lateral ou não? Mas o problema do bonde 🧬 começa com o fato de que a maioria de nós tem pouca dúvida: você deve desviar o bonde para o 🧬 trilho lateral, tomando uma vida para salvar cinco. Este julgamento coloca pressão sobre aqueles que respondem "não" à encruzilhada de 🧬 Bankman-Fried - aqueles que acreditam que não é OK causar dano a alguns apenas porque esses danos serão superados por 🧬 benefícios para outros.

Mas por que, então, se estamos certos de virar o interruptor, é errado empurrar um transeunte na frente 🧬 do bonde jogo de cassino roleta alta velocidade, trazendo-o a um fim? Ou para um médico transplantar matar um paciente inocente e usar 🧬 seus órgãos para salvar cinco vidas - ambos dos quais a maioria de nós considera grossamente imorais? Para décadas, eticistas, 🧬 incluindo Thomson, lutaram para conciliar nossos julgamentos contrastantes quando se trata de virar o interruptor jogo de cassino roleta vez de empurrar o 🧬 transeunte ou matar o paciente: jogo de cassino roleta cada caso, tomamos uma vida para salvar cinco. Se não pudermos identificar uma diferença 🧬 moral significativa, devemos concluir que, desde que seja OK virar o interruptor, é OK empurrar o transeunte ou matar o 🧬 paciente depois de todo. Esta conclusão leva inevitavelmente a uma visão moral mais utilitária, na qual está bem causar dano 🧬 jogo de cassino roleta serviço do bem maior. E permite uma defesa moral de Bankman-Fried. Ele pode ter mal calculado danos e benefícios, 🧬 riscos e recompensas, mas havia um argumento filosófico respeitável de seu lado.

A volta emocionante nesta história é que Judy Thomson 🧬 acabou mudando de ideia. Em um artigo publicado jogo de cassino roleta 2008, ela questionou a ideia de que é certo virar esse 🧬 interruptor, tomando uma vida para salvar cinco. Seu argumento gira jogo de cassino roleta torno de uma variante do caso clássico jogo de cassino roleta que 🧬 você tem uma opção adicional: além de desviar o bonde para um trilho com uma única vítima, você pode desviá-lo 🧬 jogo de cassino roleta si mesmo. A visão de Thomson é que você não é obrigado a sacrificarjogo de cassino roletavida, mas se você 🧬 não o fizer, então você não pode então virar o bonde jogo de cassino roleta alguém, sacrificando-os no lugar. Se você não estaria 🧬 disposto a darjogo de cassino roletavida para salvar os cinco, como você pode justificar a decisão de tomar a deles? Esta 🧬 questão tem força mesmo quando o auto-sacrifício não é uma opção, como no caso com o qual começamos: a ausência 🧬 de uma opção que você não tomar não deve afetarjogo de cassino roletaescolha entre as opções que permanecem.

A mensagem da reviravolta 🧬 de Thomson é que, jogo de cassino roleta vez de enfraquecer nossa relutância jogo de cassino roleta causar dano, uma reflexão cuidadosa sobre o problema do 🧬 bonde deve fortalecê-lo. Não há diferença moral entre virar o interruptor no caso original do problema do bonde e empurrar 🧬 um transeunte na frente do bonde, não porque ambas as ações estão certas, mas porque - apesar de um senso 🧬 comum - ambas as ações estão erradas. Nós não devemos virar esse interruptor porque nós geralmente não estamos dispostos a 🧬 sacrificar nós mesmos.

Há situações jogo de cassino roleta que está OK causar dano a alguns para o benefício de outros: atuar jogo de cassino roleta defesa 🧬 própria, por exemplo. Mas não é permitido fazê-lo sempre que os benefícios ultrapassem os danos. Nós não devemos permitir que 🧬 algum futuro Bankman-Fried justifique suas ações apelando para o bem maior.

Leitura adicional

  • Would You Kill the Fat Man? O Problema 🧬 do Bonde e O Que Sua Resposta Nos Diz Sobre o Certo e o Errado por David Edmonds (Princeton, £12.99)

  • Justiça: 🧬 O Que É a Coisa Certa a Fazer? por Michael J Sandel (Penguin, £10.95)

  • Direitos, Restituição e Risco: Ensaios jogo de cassino roleta Teoria 🧬 Moral por Judith Jarvis Thomson (Harvard, £37.95)


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