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Na loja departamental La Samaritaine pix bet36 Paris, apenas falta um detalhe: os clientes

No topo do famoso armazém departamental La Samaritaine ⚾️ pix bet36 Paris, fileiras vazias de cadeiras de praia com a marca de champanhe estão dispostas pix bet36 uma praia artificial, diante ⚾️ de uma tela digital do sol se pondo sobre um mar reluzente. No andar inferior, no "bar de luz da ⚾️ beleza", máscaras faciais futuristas brilham com luz vermelha de LED, prometendo estimular a produção natural de colágeno e restaurar o ⚾️ brilho à pele flácida. Perto dali, uma experiência olímpica de varejo imersiva aguarda, promovendo peluches pix bet36 forma de bonés franceses ⚾️ revolucionários antropomórficos sorridentes.

A única coisa que falta neste templo do shopping moderno? Clientes.

A loja departamental La Samaritaine foi originalmente aberta ⚾️ pix bet36 1870 como o lugar onde você poderia "encontrar tudo", desde lingerie até cortadores de relva. Em 2001, foi adquirida ⚾️ pelo conglomerado de luxo LVMH, que iniciou quatro anos depois uma renovação controversa de 16 anos e de €750m com ⚾️ os arquitetos japoneses vencedores do Prêmio Pritzker Sanaa. O armazém departamental agora também inclui um hotel cinco estrelas, onde os ⚾️ quartos começam pix bet36 cerca de €2.000 por noite.

Três anos após a reabertura, no entanto, parece estar lutando para atrair compradores. ⚾️ Eventualmente, turistas entram para
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grafar o famoso átrio art nouveau do edifício, mas poucos param para comprar algo. E não ⚾️ está sozinha: lojas departamentais pix bet36 todo o mundo estão enfrentando sempre menor afluência de pedestres, com muitas forçadas a fechar ⚾️ e se tornarem espaços de co-trabalho, bibliotecas, apartamentos e escritórios.

'A única coisa que falta neste templo do shopping moderno? Clientes' ⚾️ ... La Samaritaine, Paris.


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grafia: Jared Chulski

O cenário desolado do shopping de hoje está muito distante do vertiginoso auge dos grands ⚾️ magasins da capital francesa, cuja história glamourosa está agora pix bet36 exibição pix bet36 toda apix bet36opulência no Musée des Arts ⚾️ Décoratifs, ao lado das solitárias andares da Samaritaine. É um banquete melancólico de nostalgia da varejo, harmonizando com a atual ⚾️ onda de sentimentos da última vez que Paris sediou os Jogos Olímpicos, pix bet36 1924, celebrando o nascimento de um tipo ⚾️ de edifício e fenômeno cultural que transformou a vida urbana como a conhecemos. Poderia também conter algumas respostas sobre como ⚾️ as lojas de hoje pix bet36 dia possam olhar para apix bet36história para encontrar um novo fôlego de vida?

Eles não ⚾️ tinham pôr-do-sol digitais ou praias falsas, mas as primeiras lojas departamentais do mundo eram espetáculos surpreendentes. Litografias ampliadas na exposição ⚾️ mostram os vastos interiores desses templos palacianos do consumo, que surgiram nos anos 1850, desencadeados pelo crescimento econômico do Segundo ⚾️ Império de Napoleão III. Suas abóbadas de teto de vidro carregam lustres dourados, acima de escadarias processionais pix bet36 zigue-zague entre ⚾️ cascatas de varandas, sustentadas por putti robustos e caryatides voluptuosas.

Um pôster anunciando o lançamento de uma nova coleção no armazém ⚾️ departamental À la Place de Clichy.


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grafia: Les Arts Décoratifs/Christophe Dellière

Situadas pix bet36 pontos-chave ao longo das amplas avenidas traçadas pelo barão ⚾️ Haussmann na reconstrução de Paris, essas catedrais do comércio foram construídas pix bet36 escala faraônica. A loja Crespin-Dufayel, por exemplo, ocupava ⚾️ mais de dois e meio acres e empregava 15.000 pessoas. Inspiradas pix bet36 casas de ópera, seus interiores foram concebidos como ⚾️ cenários teatrais para a nova burguesia para ver e ser vistos, onde a elite social ascendente de industriais, banqueiros e ⚾️ comerciantes se reuniam para se exibir.

Crucial para o seu sucesso, essa nova espécie de loja foi projetada como um lugar ⚾️ para ficar, fornecendo um cenário regal para as novas classes ociosas desfrutarem de um dia fora. Elas eram refúgios de ⚾️ liberdade e prazer, onde as mulheres podiam se relacionar e se socializar longe de seus maridos – um mundo de ⚾️ independência trazido à vida no romance de Émile Zola de 1883, As Senhoras do Paraíso. As pessoas eram convidadas como ⚾️ hóspedes, pix bet36 vez de clientes, sem obrigação de compra – uma inovação radical na época. Contra esses cenários luxuosos, os ⚾️ donos de lojas começaram a aperfeiçoar o nascente arte da exibição de produtos, colocando itens de forma intoxicante, para "provocar ⚾️ um desejo irresistível de posse".

A encenação funcionou. Os clientes vieram, e compraram, pix bet36 massa. Recriando a imagem de um estilo ⚾️ de vida particular era de extrema importância para a nova burguesia, e a loja departamental forneceu a loja única para ⚾️ comprar o visual aristocrático completo – do casaco de froca, ao conjunto de mesa de jantar, chá e luminárias. Uma ⚾️ seção da exposição dedicada à democratização da moda rastreia o surgimento do visual pronto-para-usar, alimentado pela mecanização da indústria têxtil, ⚾️ quando conjuntos inteiros e acessórios correspondentes foram produzidos pix bet36 massa e vendidos como um pacote. Cartazes publicitários, exibidos ao lado, ⚾️ promoveram "A Parisiense" – a encarnação ultimate da mulher chique e independente, uma projeção objetificada de fantasias, que definiria tendências ⚾️ e consolidaria Paris como a capital líder do gosto.

A mostra revela como as técnicas de venda se tornaram cada vez ⚾️ mais sofisticadas, com a invenção de "exposições especiais de vendas" para estimular compras pix bet36 épocas de baixa demanda. O calendário ⚾️ anual começou a girar pix bet36 torno de períodos mensais de vendas, impulsionados por campanhas publicitárias na imprensa, com janeiro reservado ⚾️ para lençóis, abril para ternos, agosto para itens de volta para a escola e dezembro para brinquedos. Era uma maneira ⚾️ de escoar estoque, gerenciar o fluxo de mercadorias pix bet36 massa produzidas e induzir um sentimento de pânico pix bet36 clientes, encorajando-os ⚾️ a ficar no topo das últimas tendências. Também marcou o nascimento da moda rápida – demonstrada aqui com caixas de ⚾️ acessórios produzidos às pressas, como se tivessem sido arrancados de um Asos antigo.

Sem desculpa para não gastar ... um exemplo ⚾️ de catálogo de venda por correspondência antigo pix bet36 exibição.

© Les Arts Décoratifs

Se não puder comparecer à loja pix bet36 pessoa? Isso ⚾️ não é uma desculpa para não gastar! Veja o nascimento do catálogo de vendas por correspondência. Uma exibição no museu ⚾️ é dedicada a belos exemplos de catálogos de venda por correspondência do final do século XIX, com ilustrações elaboradas de ⚾️ tudo, desde guarda-chuvas e chicotes até raquetes de tênis e bicicletas, e inúmeros outros acessórios essenciais para o consumidor moderno. ⚾️ Uma folha dupla de trajes de banho com bonés correspondentes do Le Bon Marché é um prazer particular. E pode ⚾️ ser uma surpresa saber que "comércio por assinatura" – um antecessor antigo do "Subscreva e Economize" do Amazon, projetado para ⚾️ encorajar compras contínuas – já estava pix bet36 volta nos anos 1850.

A mistura extravagante de mercadorias e materialismo faz um show ⚾️ divertido e esclarecedor, mas o efeito geral pode deixá-lo um pouco náuseado. Aqui é onde começou a época do consumismo ⚾️ ilimitado, onde os métodos de marketing foram refinados, as técnicas de venda aperfeiçoadas e a adição global ao acúmulo de ⚾️ coisas começou. Uma seção intitulada "Crianças como o novo mercado-alvo", rastreando a história da publicidade direcionada a crianças, é particularmente ⚾️ inquietante. Uma exibição paralela sobre a emergência de aterros sanitários, as redes de cadeias de suprimentos exploratórias e a pegada ⚾️ de carbono das indústrias de moda rápida e móveis de rápido consumo forneceria uma contrapartida útil a tudo isso.

Se os ⚾️ dias da loja departamental estiverem contados, é realmente algo que vamos chorar? Ou pode nos incentivar a imaginar um novo ⚾️ tipo de arena pública urbana – espetacular, enriquecedora, que não necessariamente gira pix bet36 torno do consumo de produtos aspiracionais? Da ⚾️ mesma forma que a onda de bibliotecas ampliadas construídas pix bet36 toda a Europa nos últimos anos, os séculos multistorey palácios ⚾️ de gastos podem ser transformados pix bet36 lugares para ler, relaxar, aprender, produzir, criar e trocar – uma nova era de ⚾️ salas de estar para a cidade moderna?


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