Conclusão
Perguntas e respostas
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Determinadas características de personalidade podem predispor as pessoas a correr mais riscos no trânsito
Eu dirijo, talvez, cinco dias por ano. 💶 Mas, sempre que ocupo o assento do motorista, rapidamente caio em pixbet play velhos padrões que não sinto como pedestre – 💶 a ânsia de dirigir mais rápido, a irritação com os atrasos.
Eu fico mais impaciente atrás do volante, simples assim. E 💶 é ali que a minha impaciência fica mais perigosa.
Um estudo com mais de 3.500 motoristas nos Estados Unidos concluiu que 💶 fatores relacionados ao motorista, principalmente a distração, estão relacionados a cerca de 90% dos acidentes.
Uma combinação de fatores ambientais, sociais 💶 e individuais ajuda a explicar a direção agressiva, segundo Steven Love, pesquisador de psicologia cognitiva e segurança no trânsito da 💶 Pesquisa Colaborativa sobre Segurança no Trânsito, formada entre a Comissão de Seguros de Acidentes Automotivos (MAIC) e a Universidade de 💶 Sunshine Coast (UniSC), em pixbet play Sippy Downs, na Austrália.
Para Love, comportamentos agressivos, como ultrapassar os limites de velocidade e desrespeitar 💶 sinais vermelhos, são influenciados por uma combinação entre o ambiente de tráfego, a aparente norma cultural de dirigir em pixbet play 💶 alta velocidade e o quanto o motorista consegue administrar suas próprias frustrações.
Fim do Matérias recomendadas
Este último fator é uma importante 💶 porta de entrada para a psicologia.
"Muitas questões referentes à segurança no trânsito, incluindo comportamentos motivados pelos efeitos do álcool, são 💶 decorrentes de problemas psicológicos intrínsecos", explica Love. "Os indivíduos praticam comportamentos de risco, antissociais e levados pela emoção porque têm 💶 dificuldades de controlar seus pensamentos e emoções."
Isso se aplica particularmente aos motoristas com traços agressivos (tendência da personalidade à agressão). 💶 Esses motoristas têm baixa percepção de risco e são menos dissuadidos quando escapam por pouco de sofrer acidentes ou por 💶 leves punições legais.
Uma pesquisa realizada na China também indicou relação entre a exclusão social e a direção agressiva. Ou seja, 💶 os motoristas levampixbet playraiva consigo para a estrada.
Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.
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Não são apenas os motoristas 💶 com traços agressivos que se acham melhores motoristas do que são na realidade.
Os motoristas, de forma geral, são conhecidos por 💶 avaliarem mal suas habilidades. É o caso de motoristas com dificuldades visuais na Suécia e homens motoristas inexperientes na Finlândia.
Em 💶 estudos realizados nos Estados Unidos, a maior parte das pessoas pesquisadas acredita que dirige melhor do que a média dos 💶 motoristas.
Essas autopercepções infladas são perigosas, segundo a experiência da especialista em pixbet play legislação criminal Sally Kyd, da Universidade de Leicester, 💶 no Reino Unido.
"Se os motoristas têm a tendência de se considerarem peritos na direção, com habilidades que estão acima do 💶 motorista médio", explica Kyd, eles têm a propensão de dirigir perigosamente, por não acreditarem que as leis de trânsito se 💶 apliquem a eles.
Uma razão para esta diferença entre o comportamento real ao volante e a autoavaliação do motorista são os 💶 conceitos discrepantes sobre o que constitui direção segura ou habilidosa.
"Nossos recentes estudos indicaram que uma causa importante das interações negativas 💶 no trânsito é o conflito entre os diversos estilos de direção", explica Love.
Os motoristas agressivos acusam os motoristas lentos, enquanto 💶 os pacientes apontam os imprudentes de serem a causa do problema. E todos ficam frustrados.
Em culturas que valorizam o automóvel, 💶 pedestres e ciclistas se sentem frequentemente estigmatizados no trânsito
"Isso realmente destaca a disparidade entre a percepção pelo motorista de estilos 💶 de direção diferentes do seu", afirma Love.
"Por exemplo, um motorista superconfiante que mantém comportamentos antissociais poderá acreditar quepixbet playvelocidade 💶 é completamente segura, considerando seu nível de habilidade."
A defensora do uso da bicicleta Ana Carboni, de Brasília, observa esse comportamento 💶 com frequência. "Acho que as pessoas não se percebem como parte da equação."
Uma ideia comum, segundo ela, é esta: "'Sou 💶 um bom motorista, posso dirigir a qualquer velocidade e tudo bem'. Mas sabemos que isso não é verdade."
Para Carboni, parte 💶 do problema é "a dificuldade de se relacionar a algo de ruim que venha a acontecer". O motorista agressivo pode 💶 usar mecanismos de defesa para se proteger desse estresse.
É preciso destacar que a imprudência na direção é facilitada pela infraestrutura 💶 e pelas políticas que subvalorizam a segurança no trânsito.
"O que precisa acontecer para que as pessoas realmente andem mais devagar 💶 é, antes de tudo, melhorar os projetos viários para reduzir a velocidade", afirma Charlie Klauer, pesquisadora do comportamento no trânsito 💶 da Virgínia Tech (o Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia) em pixbet play Blacksburg, nos Estados Unidos.
A expressão "a velocidade 💶 mata" é uma verdade inegável. Cada 1% de aumento da velocidade média aumenta o risco de acidentes fatais em pixbet play 💶 4%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Por isso, alterações simples e de baixo custo nos projetos viários, como estreitar 💶 as ruas e instalar lombadas, forçam os motoristas a reduzir a velocidade, salvando vidas.
Por outro lado, embora os governantes e 💶 projetistas desempenhem o papel mais importante na proteção de vidas humanas no trânsito, o comportamento individual dos motoristas também é 💶 importante.
Subestimar os riscos na direção traz reflexos para a criminologia. Os motoristas que desrespeitam as boas normas de trânsito com 💶 autopercepções infladas "se consideram autorizados a criar riscos na direção", segundo Kyd.
Por isso, não importa a gravidade da pena por 💶 causar um acidente fatal. Para Kyd, essa pena provavelmente não irá deter os maus motoristas que acham que nunca irão 💶 realmente causar acidentes. E esta expectativa pode ser reforçada toda vez que um motorista dirigir sem ocasionar prejuízos.
O psicólogo ambiental 💶 Ian Walker, da Universidade de Swansea, no Reino Unido, faz referência à teoria da aprendizagem, criada para compreender o processo 💶 de aprendizado humano.
"Um dos elementos básicos da teoria da aprendizagem é que, se uma ação não tiver consequências imediatas, nosso 💶 aprendizado é muito ruim", explica ele.
Walker costuma dizer que dirigir é perigoso, mas não o suficiente. Em outras palavras, pessoas 💶 que dirigem embriagadas ou enviando mensagens de texto provavelmente não enfrentam problemas com frequência. Isso reforçapixbet playcrença de que 💶 aquele comportamento é aceitável.
"Ou seja, as pessoas não recebem o feedback de que precisam", segundo o psicólogo. "A solução, naturalmente, 💶 é que as pessoas deveriam ouvir os especialistas que examinam este tema em pixbet play termos de sociedade e não confiar 💶 apenas napixbet playprópria experiência, que é muito limitada."
A 'motonormatividade' pode fazer com que as pessoas sejam menos críticas sobre 💶 o trânsito de automóveis, em pixbet play relação a outras atividades poluentes
Mas Walker reconhece que isso pode não ser realista, "pois 💶 não somos muito bons para compreender riscos".
Então, que tipo de restrição funciona para os motoristas agressivos mais resistentes? Bem, segundo 💶 Sally Kyd, "para reprimi-los, é preciso enfrentar o seu comportamento intrínseco".
Ou seja, para ela, o motorista precisa pensar que pode 💶 ser pego e disciplinado a qualquer momento em pixbet play que praticar direção perigosa — não apenas se sofrer um acidente, 💶 o que eles acham que nunca irá acontecer.
Kyd acredita que sentenças mais severas por direção perigosa devem ser combinadas com 💶 maior aplicação das leis, para aumentar a probabilidade de atingir motoristas perigosos antes que eles causem tragédias.
De fato, o aumento 💶 da aplicação das leis contribuiu para a redução das mortes no trânsito em pixbet play algumas partes do Brasil, nos Estados 💶 Unidos e em pixbet play outros países onde o carro é utilizado em pixbet play larga escala.
Uma razão para a leniência em 💶 pixbet play relação à direção perigosa nos sistemas legais de muitos países é a normalização de práticas ilegais, como o excesso 💶 de velocidade.
Muitos políticos hesitam em pixbet play questionar essas práticas, devido à influência dos motoristas. Na Itália, por exemplo, os acidentes 💶 de carros aumentam nos anos de eleições municipais, quando a aplicação de multas é reduzida.
Parte do problema é que as 💶 autoridades policiais e judiciárias provavelmente também dirigem automóveis. Por isso, elas podem se identificar mais facilmente com os motoristas do 💶 que com os usuários mais vulneráveis do sistema de trânsito.
Mas a aplicação mais rigorosa da legislação não é uma bala 💶 de prata, mesmo se for implementada de forma não discriminatória e respeitando a privacidade das pessoas.
"Os recursos de policiamento são 💶 limitados e o comportamento de direção agressiva é comum e difícil de ser detectado", explica Love.
"O aumento das multas pode 💶 dissuadir alguns contraventores, mas as pesquisas indicam que as sanções costumam não inibir os infratores frequentes, provavelmente devido a problemas 💶 psicológicos intrínsecos e persistentes, que influenciam o seu comportamento."
Love acredita que pode ser útil incorporar este tipo de análise psicológica 💶 – para controlar as emoções, por exemplo – em pixbet play colaboração com os sistemas de transporte, saúde pública e educacional.
Para 💶 Ian Walker, a percepção psicológica da segurança no trânsito deve se estender não apenas aos indivíduos, mas a toda a 💶 sociedade, com seus perigosos preconceitos no trânsito.
Nas sociedades em pixbet play que os carros são mais valorizados, algo peculiar acontece quando 💶 as pessoas pensam no trânsito, segundo ele.
Walker menciona as campanhas de segurança orientando as crianças a se vestirem com roupas 💶 brilhantes, para serem vistas nas ruas. Napixbet playopinião, essas campanhas podem ser interpretadas como ensinando às crianças que, se 💶 elas forem atropeladas, a culpa é delas por não estarem vestidas de forma adequada para os motoristas.
No contexto do trânsito, 💶 é fácil tomar ações que parecem culpar a vítima, segundo Walker, sem perceber o que estamos fazendo. E, ainda assim, 💶 "muitas vezes, as mesmas pessoas reconheceriam que estariam culpando a vítima se isso ocorresse em pixbet play outros contextos", explica ele.
Pessoas 💶 que dirigem em pixbet play alta velocidade podem ter dificuldade para perceber que estão criando situações de risco para elas e 💶 para os demais
Na análise de Walker, este é um exemplo da falácia conhecida como "súplica especial", um viés inconsciente que 💶 faz com que certos casos sejam tratados como exceções das normas sociais.
Andar de carro tem um status especial em pixbet play 💶 muitas sociedades, apesar do seu custo ambiental e dos prejuízos da poluição à saúde. Walker e seus colegas chamam esse 💶 status de "motonormatividade".
O interessante é que até pessoas que não dirigem demonstram esse viés em pixbet play favor dos motoristas.
Em um 💶 estudo com mais de 2.150 adultos no Reino Unido, Walker e seus colegas concluíram que as pessoas são menos propensas 💶 a concordar com críticas a atividades como fumar do que dirigir, embora ambas contribuam para a poluição do ar nas 💶 cidades.
Walker afirma que as pessoas que não dirigem também internalizam essa mensagem cultural arraigada entre os órgãos de infraestrutura, os 💶 meios de comunicação e o setor jurídico, em pixbet play favor da primazia dos carros.
"A mensagem para alguém que não esteja 💶 em pixbet play um carro é muito clara no espaço público", segundo ele. "É você que deve esperar. Você é quem 💶 será tratado com menos importância."
Estigmatizar os que não são motoristas é algo comum. Os ciclistas de Botsuana, por exemplo, conhecem 💶 muito bem essa realidade.
No Brasil, Ana Carboni se sente julgada por ter uma bicicleta e não um carro. Além da 💶 transformação política e de infraestrutura necessária para melhorar a segurança no trânsito, "essa mudança cultural vai levar muito tempo", segundo 💶 ela.
Na visão de Walker, existem dificuldades para que essa mudança cultural aconteça — em pixbet play parte, porque, da mesma forma 💶 que motoristas agressivos e pacientes têm definições diferentes sobre o que é dirigir bem, também os motoristas irados e os 💶 defensores da segurança no trânsito mantêm opiniões distintas sobre mobilidade.
Ele acredita que a motonormatividade faz com que muitas pessoas interpretem 💶 o incentivo à redução dos automóveis como limitação dapixbet playliberdade de movimento.
"É claro que qualquer pessoa no ativo mundo 💶 das viagens, quando diz 'acho que você deve dirigir um pouco menos', ela quer dizer 'acho que você deve ter 💶 mobilidade por outros meios'", explica ele. "Mas não é isso o que as pessoas ouvem."
Walker acredita que o primeiro passo 💶 é reconhecer o problema. "Enquanto não reconhecermos, coletiva e individualmente, que a nossa relação com os carros traz consequências, não 💶 sei o quanto poderemos progredir."
Mas Charlie Klauer acredita que este progresso é possível, mesmo que seja gradual. Os cintos de 💶 segurança e airbags, por exemplo, começaram sendo motivo de discórdia, mas hoje são onipresentes em pixbet play muitos países.
Considerando que 1,2 💶 milhão de pessoas morrem em pixbet play acidentes de trânsito todos os anos, outras mudanças para melhorar a segurança no trânsito, 💶 baseadas em pixbet play diferentes ramos da psicologia, seriam muito bem-vindas.
Leia a versão original desta reportagem (em inglês).
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