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Rieko Hirosawa: A Blind Woman Keeping the Goze Music Alive in Japão

Rieko Hirosawa senta-se m.cbet gg br um banco de pedra ao 🌟 lado dem.cbet gg brcasa, afina seu instrumento e toma um deep breath. Ela solta uma nota impossivelmente alta enquantom.cbet gg br🌟 bachi batida nas três cordas de seu shamisen, um instrumento tradicional.

Juntos, eles cortam a stillness de uma tarde opressivamente úmida. 🌟 Se seus vizinhos estavam se perguntando se a Hirosawa, geralmente falando suavemente, estava m.cbet gg br casa, agora eles sabem.

Pouco mais de 🌟 uma década se passou desde que a Hirosawa começou a aprender goze uta (canções de mulheres cegas) - um gênero 🌟 prodigioso de música que abrange quatro séculos e que a maioria dos japoneses provavelmente nunca ouviu.

Que ela agora toque com 🌟 a compostura de uma veterana é notável por duas razões: não existe uma única partitura musical goze e, mesmo que 🌟 as cordas e notas tenham sido escritas, a Hirosawa não seria capaz de lê-las.

"Eu soube quando era uma criança jovem 🌟 que iria perder a visão", diz a Hirosawa m.cbet gg brm.cbet gg brcasa no topo de uma colina m.cbet gg br Tomi, Nagano, com 🌟 a linha do horizonte dos Alpes Japoneses do Norte ao fundo.

O vínculo espiritual com a música goze

Mas é devido à 🌟 m.cbet gg brcondição, não m.cbet gg br spite dela, que a 65-year-old formou um vínculo espiritual inquebrável com a música das goze - 🌟 mulheres cegas e visualmente impaired que ganhavam a vida como músicas itinerantes e que chegaram a número m.cbet gg br centenas no 🌟 final do século 19.

Na região noroeste, onde a tradição floresceu durante o período Edo (1603-1868), a Hirosawa está no centro 🌟 de um movimento para proteger o legado das goze .

"Elas cantavam músicas enquanto viviam vidas realmente difíceis", diz ela. "Só 🌟 sobreviver era um desafio. Eles usavam música para ter um sentido de propósito e depois passavam essas habilidades para seus 🌟 aprendizes."

O gênero musical, que textos históricos e obras de arte sugerem ter começado há tanto quanto os séculos 1500, não 🌟 era uma escolha de carreira simples. Na Japão feudal, meninas de regiões rurais pobres que sofriam de deficiência visual como 🌟 resultado da catarata e do sarampo, então comuns, tinham apenas duas formas de ganhar a vida - como massagistas ou 🌟 como músicas itinerantes.

Aqueles que escolheram a segunda rota da pobreza e discriminação se tornaram aprendizes residenciais m.cbet gg br guilds dirigidas por 🌟 uma goze experiente, que passaria as músicas por palavra de boca e ensinaria o shamisen sentando-se atrás de músicos mais 🌟 jovens e guiando suas mãos ao longo das três cordas do instrumento.

A vida entre esses grupos de quatro ou cinco 🌟 mulheres era rigorosamente regulamentada, mesmo que as aprendizes fossem incentivadas a ver suas pares como irmãs em.cbet gg brmestra como 🌟 uma figura materna.

A vida como goze

Eram esperadas para dar uma parte de suas ganâncias à mulher mais senior m.cbet gg br um 🌟 ato de lealdade e observavam uma hierarquia rigorosa, desde o uso de honoríficos para endereçar músicas seniores, até a forma 🌟 como elas usavam seu cabelo. As menos experientes comiam e se banhavam por último,m.cbet gg brclassificação aumentando a cada ano 🌟 de seu aprendizado.

As mulheres não eram autorizadas a se casar e os homens eram banidos de suas moradias. Aqueles que 🌟 foram encontrados m.cbet gg br relacionamentos ilícitos corriam o risco de serem expulsos do grupo ou de perder anos de seu aprendizado.

"Não 🌟 era incomum para os pais ir diretamente para a mestra de uma casa goze e pedir que ela aceitassem.cbet gg br🌟 filha", diz Zenji Ogawa, curador de um museu dedicado às músicas m.cbet gg br Takada, uma cidade m.cbet gg br Niigata prefeitura que costumava 🌟 ser casa de quase 100 performers.

"Eles estavam preocupados com o que aconteceria com eles depois de morrer, m.cbet gg br um tempo 🌟 m.cbet gg br que as pessoas com deficiências tinham poucas oportunidades e não havia assistência social."

A vida na estrada era ainda mais 🌟 árdua. Três ou quatro músicas, lideradas por uma guia vidente, passavam 300 dias do ano andando de uma aldeia para 🌟 a outra, principalmente nas prefeituras noroeste do Japão de Nagano e Niigata, embora algumas tenham viajado para Fukushima na costa 🌟 do Pacífico ou até mesmo para presente-dia Tokyo.

Carregando seus instrumentos e pertences, elas atravessavam montanhas e neve profunda, cada uma 🌟 mantendo uma mão na ombro da mulher à frente. Aqueles que desmaiavam de exaustão teriam que ser carregados para a 🌟 próxima aldeia.

As mulheres eram pagas m.cbet gg br arroz que elas trocariam por dinheiro. "Havia a crença de que as goze deveriam 🌟 ter poderes mágicos para terem superado tantas adversidades e se tornarem músicas, então as pessoas comprariam de volta o arroz 🌟 que elas tinham doado às mulheres", diz Ogawa, que organiza turnês de ônibus m.cbet gg br locais e museus relacionados ao goze 🌟 e conversa felizmente com visitantes ao museu que passou a década passada preenchendo com artefatos, desde as waraji sandálias de 🌟 palha que as mulheres usavam na estrada até
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s raras m.cbet gg br preto e branco de suas performances.

"Eles achavam que alimentar 🌟 o arroz para seus filhos os faria tão firmes quanto as mulheres", adiciona Ogawa, co-fundador da Associação de Preservação e 🌟 Promoção da Cultura Takada Goze. "Foi o contrário da discriminação. As pessoas com deficiências sofreram discriminação terrível naqueles dias, claro, 🌟 mas as goze eram tratadas diferentemente."

As mulheres eram esperadas para memorizar um grande número de músicas para tocar m.cbet gg br casas 🌟 particulares e m.cbet gg br festivais, muitas delas jōrūri narrativas das lutas de pessoas comuns, às vezes com uma mensagem espiritual.

A última 🌟 verdadeira goze

A propagação de entretenimento moderno, juntamente com a introdução de assistência social, melhor educação para pessoas com deficiências visuais 🌟 e uma atitude mais iluminada m.cbet gg br relação às pessoas com deficiências visuais, acelerou o declínio das goze , cujos números 🌟 caíram dramaticamente após a segunda guerra mundial.

Haru Kobayashi, que ficou cega aos três meses de idade, é considerada a última 🌟 verdadeira goze . Nascida m.cbet gg br 1900, ela passou a infância trancada m.cbet gg br um quarto no fundo dem.cbet gg brcasa m.cbet gg br 🌟 Niigata e começoum.cbet gg brcarreira aos oito anos.

Ela continuou se apresentando até 1978 e foi nomeada tesouro nacional vivo e 🌟 recebeu a medalha de honra.

Se não fosse por a longevidade de Kobayashi - ela morreu m.cbet gg br uma casa de repouso 🌟 m.cbet gg br 2005 aos 105 anos - a Hirosawa pode nunca ter descoberto a história, a cultura e a música das 🌟 goze .

"Kobayashi-san tinha 101 anos quando a conheci", diz a Hirosawa, que queria entrevistar a musicista para seu programa de 🌟 rádio local, Rieko no Mado (Rieko's Window). "Ela havia perdido a visão, claro, em.cbet gg braudição estava falhando também."

A Hirosawa 🌟 havia sido advertida por funcionários da casa de repouso de que Kobayashi não seria capaz de cantar durantem.cbet gg brreunião.

"Mas 🌟 ela estava determinada a cantar um verso de uma música para mim. Quando ouvim.cbet gg brmúsica, foi como trovão ... 🌟 Eu nunca tinha experimentado nada parecido. Ele me deu arrepios, e eu chorei o tempo todo, mesmo no trem de 🌟 volta para casa."

Inspirada pelo encontro, ela continua a memorizar mais do repertório goze com a ajuda de um professor que 🌟 uma vez estudou sob Kobayashi. "Tudo o que quero é que as pessoas desfrutem da música ... depois de todo, 🌟 isso era o propósito original das goze", ela diz.

A Hirosawa, que se apresenta m.cbet gg br eventos m.cbet gg br todo o Japão, soube 🌟 por 20 anos que perderia a visão.

"Eu estava realmente ansiosa pelo futuro e me perguntava como eu sobreviveria. Minha experiência 🌟 é completamente diferente da das goze, claro. Eu sou uma personalidade de rádio por mais de 30 anos e tenho 🌟 uma família ... e é o caso de outras mulheres cegas.

"Mas a sociedade ainda impõe limites do que as mulheres 🌟 podem fazer ... ainda mais para mulheres cegas. Então, quando as pessoas ouvem mim tocar goze uta, espero que as 🌟 pessoas tenham um verdadeiro sentido das lutas que as mulheres comuns japonesas experimentaram há tantos anos."

Com o cão-guia Sophia a 🌟 seus pés, a Hirosawa se prepara para outra música: "Eu gosto de vir aqui e cantar enquanto estou diante das 🌟 montanhas", ela diz. Não há dúvida de que as montanhas estão ouvindo.


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