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A primeira linha de ensino na cidade começou na década de 1880.Embora a cidade tivesse uma

Itacoatiara.

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Crédito, William Hernández Guerrero

A instituição rural atende 380 alunos

Esta é a história de um sucesso altamente improvável.

Aconteceu no Huila, a 👍 região mais produtora de café da Colômbia, o país que fornece um dos cafés mais ricos e populares do mundo.

Lá, 👍 na área de San Francisco, assim como em qualquer outra região rural desse país, ser criança, adolescente e estudar para 👍 obter o diploma de ensino médio é uma verdadeira proeza.

De acordo com um estudo recente da Universidade Javeriana, 79,8% das 👍 instituições educacionais em áreas rurais colombianas não têm acesso à internet, 18,1% nem mesmo têm fornecimento de energia elétrica, e 👍 61,5% dos estudantes rurais precisam se deslocar a pé até suas escolas, muitas vezes em territórios extensos.

Portanto, não é surpreendente 👍 que hoje a Instituição Educativa Montessori, unidade San Francisco, não possua biblioteca nem sala de professores.

Fim do Matérias recomendadas

O que 👍 é extraordinário é que, com os recursos limitados com os quais opera, conseguiu conquistar mais de 30 prêmios nacionais e 👍 internacionais porfazer aposta online lotofacilabordagem educacional.

E o que é quase milagroso é que recentemente tenha recebido US$50.000 por ganhar o prêmio 👍 de melhor escola do mundo em ação ambiental, superando escolas de países como Emirados Árabes, Filipinas, China, Argentina e Canadá.

Este 👍 prêmio é o resultado de mais de seis anos de esforços da comunidade educacional, sob o nome de CafeLab, um 👍 laboratório inovador inspirado na natureza cafeicultora das famílias de seus 380 alunos.

A fazer aposta online lotofacil Mundo conversou com o diretor do projeto 👍 e com uma das alunas para entender como conseguiram transformar seu ambicioso sonho em realidade.

Crédito, William Hernández Guerrero

Professor Ramón com 👍 um dos moradores da comunidade de Pitalito.

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Ramón Majé Floriano tem 39 anos e 👍 é professor de matemática e física. Ele começou a trabalhar na localidade (zona rural) de San Francisco em 2023. A 👍 primeira coisa que ele percebeu ao chegar foi que a instituição da qual passou a fazer parte, que leva o 👍 nome Montessori, não é afiliada e não pratica o famoso método de educação italiano, que atualmente é utilizado principalmente em 👍 escolas de classe alta.

"Perguntei e me disseram que não tinha nada a ver com o método e que colocaram esse 👍 nome porque era bonito", explica. Em seguida, Ramón conheceu seus alunos dos últimos anos do ensino médio. Eles lhe contaram 👍 com muito orgulho que a região, o Huila, é a maior produtora de café do país. De fato, ela manteve 👍 essa posição pelo menos até 2023, segundo um relatório da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia.

"Aqui no município de Pitalito 👍 (onde fica San Francisco), 10.800 famílias vivem do café. O município possui 21 hectares cultivadas com grãos e a produção 👍 atinge pouco mais de 220.000 cargas de pergaminho seco por ano", acrescenta. Assim, a maioria dos alunos cresceu em fazendas 👍 de café, pertence a famílias dedicadas à colheita do café ou está envolvida em alguma atividade econômica relacionada ao grão 👍 de café.

E esse foi o ponto de partida do projeto do professor Ramón, como é chamado na escola. "Comecei a 👍 desenvolver um exercício de aprendizado baseado em projetos, pensando que o que é ensinado ao aluno deve ter significado para 👍 ele. Não adianta ensinar à criança, por exemplo, o número complexo se ela não o usará emfazer aposta online lotofacilvida cotidiana 👍 e, portanto, o esquecerá".

O professor e seus alunos começaram então com uma primeira fase de observação, realizaram saídas pedagógicas e 👍 focaram em entender as práticas de produção da comunidade. "Foi assim que começamos a descobrir que por trás da produção 👍 da xícara de café de alta qualidade existe um impacto ambiental sobre o qual não se fala na Colômbia. Fala-se 👍 do melhor café do mundo, mas por trás desse café há um enorme problema de contaminação."

Especificamente, perceberam que em toda 👍 a cadeia de produção de café existem cinco tipos de resíduos naturais que, quando descartados, contaminam e alteram o meio 👍 ambiente e os ecossistemas nativos. O caule da planta, a casca do fruto chamada de polpa na região, o revestimento 👍 gelatinoso da semente chamado de mucílago, a casca que sobra depois de torrar o grão de café e, por fim, 👍 o resíduo que fica no fundo da xícara de café.

"Alguém pode dizer que, por serem resíduos naturais e orgânicos, podem 👍 ser descartados sem problema para se decompor. No entanto, o problema é que o ecossistema não está preparado para uma 👍 alta carga desses resíduos orgânicos. Vinte mil hectares gerando, por exemplo, a polpa (casca) que é altamente ácida, vão alterar 👍 a acidez do solo e, portanto, o ecossistema. Além disso, vários resíduos acabam nos riachos e rios da região, contaminando 👍 a água".

Crédito, William Hernández Guerrero

Alunos com teste experimental de bateria elétrica baseada na casca e mucilagem (substâncias químicas) do fruto 👍 do café.

Com o problema identificado, o professor e os estudantes começaram a trabalhar em possíveis soluções. A ideia deles era 👍 criar uma relação direta entre a escola e a comunidade, e entre a comunidade e o território. Cada proposta de 👍 solução foi tratada como um projeto independente que deveria passar por três etapas: imersão, transferência e comunicação.

"Começamos com a imersão, 👍 lendo antecedentes e fazendo trabalhos de campo. Ou seja, vamos até a zona e fazemos pesquisas, entrevistas, medições com sensores, 👍 ensinamos aos alunos a programar sensores para medir a qualidade da água, qualidade do ar, pH, do solo, e umidade. 👍 Também ensinamos a usar o drone para fazer medições de perímetros."

Mas conseguir os equipamentos e ferramentas mencionados pelo professor não 👍 tem sido nada fácil; os poucos que possuem foram adquiridos com muito esforço. "Às vezes as pessoas comentam que talvez 👍 tenhamos ganhado os prêmios com sorte, mas não imaginam tudo o que tivemos que fazer. A instituição hoje não tem 👍 sala de professores, não tem biblioteca e até oito meses atrás não tinha conexão com a internet."

Ao longo do caminho, 👍 participaram de várias feiras de ciências locais, nacionais e internacionais, ganhando 30 prêmios. Essas feiras costumam ser eventos nos quais 👍 projetos classificados em diferentes temáticas são apresentados e os melhores são premiados, alguns prêmios incluem reconhecimento e a oportunidade de 👍 viajar para a feira, enquanto outros podem ser equipamentos ou recursos econômicos.

Lucía, uma estudante do décimo ano, atualmente com 16 👍 anos, teve a oportunidade de viajar para o Brasil com um colega para representar a escola na Expo Milset, uma 👍 feira de ciências. "Viajamos no ano passado para Fortaleza. Competimos com aproximadamente dez países e mais de 30 projetos, e 👍 ganhamos o primeiro lugar internacional."

Essa oportunidade também marcoufazer aposta online lotofacilprimeira viagem de avião efazer aposta online lotofacilprimeira saída da Colômbia. "Foi 👍 muito impactante, quando me disseram que viajaria, comecei a chorar de emoção, não acreditava porque eu nem mesmo tinha passaporte... 👍 Amei o Brasil, agora gostaria de ter a experiência de morar e exportar nosso café para lá."

Hoje em dia, Lucía 👍 trabalha em um projeto de sabão feito a partir do resíduo que fica na xícara de café. "Eu quis criar 👍 um sabão esfoliante. Pensei nisso, consultei e passei pelas três fases do projeto CaféLab. Depois fiz o protótipo, o design, 👍 o teste e a avaliação. Levei um ano tentando até conseguir, porque você tem que trabalhar até atingir a meta; 👍 se se propõe, consegue", conta.

Mas essa é apenas uma das várias soluções que foram criadas e aprimoradas ao longo desses 👍 quase sete anos de trabalho no laboratório. "Com a polpa (casca), fazemos bebidas aromáticas, vinhos, doces e farinhas. Com o 👍 mucílago, estamos gerando energia capaz de acender uma lâmpada. Com o caule da planta, devido àfazer aposta online lotofacilalta densidade e 👍 resistência, fabricamos móveis. Por exemplo, a sala de matemática onde nos reunimos tem mesas e cadeiras feitas de caules de 👍 café", explica o professor Ramón.

Crédito, Divulgação

Professor Ramón, Lucía, funcionário do Ministério de Ciências da Colômbia e estudante Alan James.

Além disso, 👍 o projeto adotou uma abordagem de gênero para contribuir na redução da lacuna de desigualdade. "Geralmente diziam: 'Como você é 👍 mulher, sirva como secretária' ou 'Como você é mulher, encarregue-se de trazer os materiais', então decidimos virar essa situação de 👍 cabeça para baixo e dar espaço para que as mulheres liderem e coordenem os grupos de trabalho".

Por essa razão, estudantes 👍 como Lucía têm tido acesso a diversas oportunidades que geralmente não estão disponíveis para mulheres em contextos rurais. "Cada equipe 👍 de trabalho tem papéis definidos, mas incentivamos que a líder da equipe seja uma mulher, porque a porcentagem de mulheres 👍 que ingressam em carreiras STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) é muito baixa", acrescenta.

Lucía, por exemplo, se formará no próximo 👍 ano e sonha em fazer parte da Força Aérea para ter uma renda estável e deseja criar seu próprio empreendimento. 👍 "Quero me profissionalizar e gerar renda para exportar minha própria marca de café. Gostaria que a fazenda dos meus pais, 👍 dos meus avós e da minha família se tornasse um ponto central de café de alta qualidade com consciência ambiental."

Crédito, 👍 Divulgação

Vista aérea da escola rural

Em 3 de novembro de 2023, a escola rural de San Francisco estava cheia de pessoas. 👍 Foi a primeira vez que a ministra da Educação da Colômbia visitou, acompanhada por jornalistas de vários veículos locais, nacionais 👍 e internacionais. A visita ocorreu porque a plataforma global T4, sediada em Londres, anunciaria os vencedores do prêmio de educação 👍 entregue anualmente em quatro categorias diferentes, e a instituição rural estava entre os finalistas.

"Na nossa sede, somos 16 professores, somos 👍 poucos, mas estamos fazendo barulho, até internacionalmente", explica o professor Ramón. Ele explica que nesse dia foi anunciado que a 👍 Instituição Educativa Montessori, com sede em San Francisco, era a vencedora do prêmio de ação ambiental, superando outros dois finalistas 👍 das Filipinas e dos Emirados Árabes.

O prêmio "reconhece e celebra as escolas que desempenham um papel ativo na luta contra 👍 a crise climática, por meio da educação de seus alunos e da comunidade em geral, ajudando-os a tomar medidas para 👍 proteger seu futuro", conforme explicado pela T4 em seu site.

Desta vez, além do reconhecimento internacional que atraiu a atenção de 👍 várias instituições e destacou essa pequena comunidade no sudeste colombiano, a escola recebeu US$50.000 que ajudarão a aprimorar o laboratório.

"Esperamos 👍 poder criar três salas especializadas para cada etapa do projeto: um laboratório de ciências, uma oficina de agroindustrialização e um 👍 espaço para desenvolver competências de comunicação. Pretendemos usar esses recursos para começar a equipar as salas de aula", explica o 👍 professor.

O projeto já possui várias linhas de ação em diferentes temas ambientais, como energias renováveis, materiais, alimentação e recursos agrícolas. 👍 Um de seus maiores feitos é ter alterado o currículo de todas as sedes da instituição educacional.

"Agora, não impactamos apenas 👍 os 380 alunos desta escola, mas os 3.300 de toda a instituição, e o novo currículo é para ser trabalhado 👍 por 126 professores. Todos estamos seguindo as três fases de imersão, transferência e comunicação. É um feito imenso, pois quebrou 👍 um paradigma da educação tradicional. Não foi fácil, mas estamos conseguindo", destaca o professor.

O professor e os alunos não permitiram 👍 que a precariedade os limitasse. "Estou muito orgulhosa de estudar aqui. Depois de me formar, continuarei vindo à minha escola 👍 e espero vê-la tornar-se uma referência para outras escolas. Quero que os alunos cheguem com toda a confiança e digam: 👍 'Sou parte do CaféLab Colômbia, tenho consciência ambiental e estou contribuindo para reduzir a poluição'", conclui Lucía.

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