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Professor de Gestão de Políticas Públicas na USP

Professor de Gestão de Políticas Públicas na USP

13/04/2024 00h05 Atualizado ⚾️ 13/04/2024

Acaba de sair nos Estados Unidos o novo livro do psicólogo social Jonathan Haidt, “The anxious generation”, pela editora ⚾️ Penguin. No livro, Haidt argumenta que o uso intensivo de mídias sociais rouba das crianças e dos jovens tempo de ⚾️ experimentação e de convívio, causa imediata da atual epidemia de ansiedade e depressão. Mas as raízes do problema, segundo ele, ⚾️ estão nas mudanças culturais que levaram os pais da Geração X a superproteger os filhos.

O livro de Haidt começou como ⚾️ blog na plataforma Substack. Lá, ele propôs a tese —naquele momento controversa —de que o grande aumento nos indicadores de ⚾️ depressão, ansiedade, automutilação e suicídio entre os jovens nos anos 2010 estava ligado ao uso de mídias sociais.

No blog, Haidt ⚾️ nota que, na literatura anterior correlacionando a incidência de problemas mentais ao uso de telas pelos jovens, as evidências eram ⚾️ fracas e contraditórias. Propõe então que não olhássemos para telas em pixbets gratis geral (incluindo televisão, computador e videogame), mas apenas ⚾️ para as mídias sociais. Com o novo recorte, a correlação que surge é muito mais forte, especialmente se os dados ⚾️ forem filtrados por gênero, evidenciando o tamanho do problema entre as meninas.

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No livro, Haidt desenvolve o argumento, sugerindo relação causal entre uso de mídias sociais nos smartphones e a ⚾️ epidemia de doenças mentais entre os jovens. Essa causalidade é reforçada pela coincidência temporal entre a difusão do uso de ⚾️ smartphone e a explosão nos indicadores de problemas mentais, pela forte correlação entre uso de mídias sociais e a incidência ⚾️ de depressão e ansiedade e pela ausência de uma explicação alternativa. Para Haidt, o uso intensivo de mídias sociais limita ⚾️ as interações sociais presenciais que produzem laços afetivos fortes e estimula comparações com padrões estéticos inalcançáveis, gerando ansiedade e depressão.

A ⚾️ segunda parte do livro tem como ponto de partida a inquietação explorada noutra obra de Haidt, escrita em pixbets gratis parceria ⚾️ com Greg Lukianoff, “The coddling of the American mind” (Penguin, 2024). Nela, Lukianoff observa a consolidação de certa cultura universitária ⚾️ “segurista”. Por um lado, diz ele, a proibição nos campi de literatura acadêmica considerada ofensiva (por ser racista ou machista) ⚾️ e a criação de espaços seguros superprotegem os jovens, que não são mais expostos à diversidade e à pluralidade de ⚾️ pensamento. Além disso, a valorização de pequenas ofensas e microagressões pelos movimentos sociais funciona como uma espécie de terapia reversa ⚾️ — enquanto a função da terapia é minorar o trauma, os movimentos sociais terminam supervalorizando ofensas menores e, com isso, ⚾️ involuntariamente, amplificam traumas. É essa última intuição que instiga Haidt a investigar as raízes mais antigas deste etos superprotetor.

Haidt aponta ⚾️ uma mudança cultural significativa: os pais da Geração X (como o autor desta coluna) criaram seus filhos de maneira diferente ⚾️ daquela como eles mesmos foram educados. Nos anos 1980 e 1990, fomos criados com muita liberdade, brincando livremente, sem supervisão, ⚾️ desde os 7 ou 8 anos. Nossos filhos, porém, são superprotegidos, permanecem sob cuidadosa supervisão adulta praticamente até a adolescência.

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Isso faz com que as crianças de hoje não desenvolvam a autonomia e não aprendam a ⚾️ lidar com riscos e perigos — habilidade essencial para enfrentar desafios maiores que surgem na vida adulta. Dados mostram que ⚾️ crianças mais velhas e adolescentes pararam de quebrar braços e pernas — pararam de explorar seus limites, desenvolvendo autonomia e ⚾️ senso de perigo. Qualquer um de nós consegue lembrar como jogávamos bola, brincávamos de pega e saíamos à rua sem ⚾️ a presença de adultos a partir da segunda infância. Nossos filhos, porém, só podem brincar e se locomover sob a ⚾️ supervisão constante de um adulto, ou nos sentimos negligentes.

O tempo que os adultos dedicam ao cuidado das crianças disparou na ⚾️ segunda metade dos anos 1990. Outros dados mostram acentuado declínio desde os anos 1990 na experimentação de atividades adultas pelos ⚾️ adolescentes — coisas como sexo, trabalho, consumo de álcool e direção de veículos. As mídias sociais viciantes que prendem os ⚾️ adolescentes à tela do celular e limitam suas interações sociais e afetivas são, para Haidt, apenas o apogeu da tendência ⚾️ anterior e mais profunda de superproteção e fragilização das crianças.

Ele propõe no final do livro um conjunto de ações ou ⚾️ reformas que poderiam minorar o problema. Por um lado, sugere proibir smartphones nas escolas e proibir o uso de qualquer ⚾️ mídia social até os 16 anos. Talvezpixbets gratisproposta mais desafiadora seja o convite para que deixemos nossos filhos brincar ⚾️ sem supervisão adulta, exatamente como fazíamos até os anos 1980 e 1990.


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