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Crédito, Divulgação

No ano passado, 93% dos juízes brasileiros ganharam mais por mês do que os salários dos ministros do Supremo 💯 Tribunal Federal (STF) – de R$ 39,3 mil até março de 2024 e depois reajustado para R$ 41,7 mil, valor 💯 que pela Constituição deveria ser o teto do funcionalismo.

Até 2026, os fiscais da Receita Federal devem ganhar mais de R$ 💯 11 mil por mês para além de seus salários na forma de um "bônus de eficiência", cujo pagamento independe do 💯 desempenho individual de cada auditor fiscal.

Com isso, a categoria poderá receber a partir daquele ano vencimentos de mais de R$ 💯 40 mil, somando salário e bônus.

Os titulares de cartórios são a categoria profissional com renda mais alta do país – 💯 uma média de R$ 142 mil por mês, segundo dados do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2024.

Mas, 💯 no Distrito Federal, um titular de cartório – cargo provido por concurso público – chega a ganhar em casino fantasia média 💯 meio milhão de reais mensais.

Como essas e outras categorias da elite do serviço público conquistaram essas remunerações exorbitantes que, em 💯 casino fantasia última instância, são financiadas pelo bolso de todos nós – seja através do pagamento de impostos ou do pagamento 💯 pela prestação de serviços, no caso dos cartórios?

É o que responde o mestre em casino fantasia economia e doutor em casino fantasia 💯 direito Bruno Carazza, em casino fantasia seu novo livro O país dos privilégios – Volume 1: Os novos e velhos donos 💯 do poder, lançado pela Companhia das Letras na terça-feira (25/6).

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"Temos esse modo de funcionamento do Estado brasileiro, que permite que alguns grupos muito bem 💯 organizados, com poder de pressão, muito bem articulados com as esferas de poder – no Executivo, no Legislativo e no 💯 Judiciário –, consigam extrair do Estado uma série de benefícios", diz Carazza, em casino fantasia entrevista à casino fantasia News Brasil.

"É por 💯 isso que eu concebi essa obra com três volumes, porque não é algo restrito às carreiras públicas do funcionalismo. É 💯 algo também muito bem explorado pelo setor empresarial e pelas classes mais altas – os ricos e os super ricos", 💯 diz o professor da Fundação Dom Cabral, já antecipando os temas de seus próximos volumes, previstos para serem lançados respectivamente 💯 em casino fantasia 2025 e 2026.

"A meu ver, isso explica muito do nosso atraso, da nossa desigualdade de renda, porque todos 💯 esses privilégios são acessíveis a um grupo restrito da sociedade e que acaba concentrando boa parte da renda. E são 💯 benefícios que se perpetuam no tempo", acrescenta Carazza.

No primeiro volume decasino fantasiatrilogia, dedicado aos privilégios no setor público, o 💯 pesquisador deixa claro que o problema do Brasil não é de excesso de servidores.

Apesar de o país contar com 10,8 💯 milhões de vínculos formais de trabalho no setor público em casino fantasia 2024, ante 4,8 milhões em casino fantasia 1985 (num crescimento 💯 de 124% em casino fantasia 36 anos), o contingente de servidores públicos brasileiros não destoa da média internacional, demonstra Carazza.

Entre os 💯 membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por exemplo, os servidores públicos representavam em casino fantasia média 17,9% da 💯 população economicamente ativa em casino fantasia 2024, cita o analista.

No Brasil, considerando todos os níveis da federação e incluindo os militares, 💯 o setor público empregava 12% da força de trabalho do país naquele ano.

Ou seja, menos do que a média dos 💯 países ricos e menos até do que os Estados Unidos (14,9%), considerado um país menos estatizante.

No entanto, analisando o peso 💯 da remuneração dos servidores na economia, a história é outra.

O Brasil gastava 13% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em 💯 casino fantasia 2024 com a folha de pagamentos do funcionalismo, acima de países ricos como Alemanha (7,6%), Reino Unido (8,9%), Itália 💯 (9,3%) e França (11,8%) e muito acima de vizinhos latino-americanos como México (4,7%) e Chile (7,2%).

Carazza também observa que, embora 💯 o setor público pague em casino fantasia média salários mais altos do que o setor privado, o problema mais grave está 💯 no governo federal, onde essa diferença chega a 93,4%, comparando trabalhadores de mesmo gênero, raça, idade, escolaridade, experiência e ocupação 💯 nos dois setores.

Nos Estados, o diferencial de salários em casino fantasia favor dos trabalhadores do setor público é de 27,9%.

Já nos 💯 municípios – que empregam uma maioria de professores, assistentes sociais, médicos e enfermeiros da saúde pública, atendentes de repartição pública 💯 e outros profissionais que atuam no atendimento direto à população – o diferencial chega a ser negativo em casino fantasia -2,46%, 💯 conforme estudo dos pesquisadores Gabriel Tenoury e Naercio Menezes Filho, do Insper, citado no livro.

Essas desigualdades internas ao funcionalismo também 💯 ficam evidentes quando se analisa a mediana de rendimentos mensais no setor público, nos diferentes poderes e níveis federativos.

Carazza destaca 💯 que reconhecer essas diferenças entre os servidores públicos é fundamental para pensar qual é a reforma administrativa necessária para o 💯 país.

Discussões sobre essa reforma existem desde a Constituinte, lembra o pesquisador.

Depois disso, houve uma reforma no governo Fernando Henrique Cardoso, 💯 que foi aprovada, porém, muitos pontos não foram regulamentados. Desde então, não houve nenhuma proposta robusta aprovada pelo Congresso, diz 💯 o professor.

Segundo ele, a proposta de reforma apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro (PEC 32/2024), ainda que volta e meia 💯 seja lembrada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é considerada por especialistas como uma reforma muito ruim.

"Temos um 'não 💯 debate' no Brasil a respeito da reforma administrativa", avalia o professor da Fundação Dom Cabral.

"É um tema discutido de uma 💯 forma muito rasa no país. De um lado, temos aqueles radicais de direita, que entendem que o Estado deve ser 💯 o mínimo possível – o que não faz sentido, pois, pelos desafios que temos no Brasil, o Estado é muito 💯 necessário", avalia o pesquisador.

"De outro, temos várias pessoas na esquerda que têm uma visão de que não se deve mudar 💯 nada na forma como o Estado está estruturado hoje. Como se o Estado não tivesse todas essas distorções, que geram 💯 uma má prestação de serviços públicos e uma concentração de renda, agenda que a esquerda se posiciona corretamente contra."

Crédito, Fórum 💯 dos Servidores Estaduais de Santa Catarina

Carazza avalia que, apesar das visões radicais de ambos os lados, que interditam um debate 💯 necessário, é possível encontrar pontos comuns para uma reforma administrativa.

No livro, ele analisa duas propostas de reforma, uma elaborada por 💯 Armínio Fraga, Ana Carla Abrão e Carlos Ari Sundfeld, especialistas considerados mais ligados ao mercado financeiro; e outra publicada pelo 💯 Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), organização formada por 37 associações e sindicatos, que representam mais de 💯 200 mil servidores públicos.

"Quando você vê as propostas apresentadas por esses dois grupos, você vê que há muito mais pontos 💯 em casino fantasia comum, do que discordâncias", observa o pesquisador.

Entre esses pontos em casino fantasia comum, que podem servir de norte para 💯 uma reforma consensual, ele cita:

Além de pesquisador e professor universitário, Carazza é também ele mesmo funcionário público de carreira, com 💯 passagem pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e por diversos órgãos do Ministério da Fazenda.

No entanto, está atualmente licenciado 💯 – o que ele também considera uma forma de privilégio.

"Por um bom tempo, eu acreditei que muitos dos privilégios que 💯 eu tenho, eram fruto do meu mérito", observa o pesquisador.

Ele cita, entre o que considera como privilégios, as universidades públicas 💯 onde fez graduação e pós-graduação de forma gratuita; os alto salários que recebeu como servidor público; estar licenciado do setor 💯 público, mas com a vaga assegurada se desejar voltar, um benefício que não existe no setor privado; além do fato 💯 de receber a maior parte de seus rendimentos atualmente como pessoa jurídica, não estando sujeito à tributação de lucros e 💯 dividendos.

"Ao longo da minha trajetória, não só no serviço público, mas desde que me licenciei para atuar com pesquisa, para 💯 mim fica cada vez mais claro que, para termos um país mais próspero, justo e sustentável, precisamos repensar esse modelo 💯 de distribuição de privilégios para grupos isolados da sociedade", diz Carazza.

"Meu propósito neste livro não foi atacar as pessoas ou 💯 as empresas que se beneficiam dessa rede de privilégios, mas convidar as pessoas a repensarem esse modelo."

Para repensar nosso modelo 💯 de distribuição de benesses, confira oito grupos privilegiados no Brasil, de acordo com o novo livro de Bruno Carazza.

"Talvez o 💯 Poder Judiciário seja a categoria em casino fantasia que essa questão dos privilégios esteja mais visível hoje em casino fantasia dia", observa 💯 o economista.

Ele lembra que o Judiciário tem autonomia funcional e administrativa e que, por isso, não está sujeito a todos 💯 os rigores do ajuste fiscal, como está sujeito o Poder Executivo, por exemplo.

Além disso, por se tratarem de juízes, muitas 💯 vezes eles arbitram sobre os próprios benefícios.

Crédito, Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Isso ajuda a explicar como 93% dos juízes, desembargadores e ministros 💯 de tribunais superiores brasileiros tiveram rendimento médio mensal superior aos ministros do STF em casino fantasia 2024, já contabilizados todos os 💯 descontos legais.

E por que pelo menos 1.002 magistrados ganharam mais de R$ 1 milhão no acumulado daquele ano, equivalente a 💯 uma renda de R$ 83 mil por mês.

A explicação é simples: os salários do Judiciário são inflados pelos chamados "penduricalhos", 💯 uma série de adicionais, auxílios, bonificações e outros pagamentos que turbinam os contracheques dos magistrados Brasil afora.

No Tribunal de Justiça 💯 do Rio de Janeiro, por exemplo, em casino fantasia 2024, um magistrado tinha direito a:

Outro exemplo de benefício da categoria são 💯 as férias de 60 dias anuais a que os magistrados têm direito, para compensarcasino fantasiacarga de trabalho supostamente exaustiva 💯 – o dobro do previsto pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Acontece que boa parte dos juízes prefere não tirar 💯 essas férias adicionais, optando por converter os dias extras de férias em casino fantasia dinheiro.

Um único desembargador do Tribunal de Justiça 💯 de São Paulo, por exemplo, chegou a receber R$ 649 mil referentes a férias não usufruídas entre 2024 e 2024, 💯 isso para além de seus vencimentos básicos, de R$ 37,6 mil.

"Por causa desses benefícios que são criados pelo próprio Judiciário, 💯 sem controle dos outros poderes, esses juízes, às vezes de primeira instância, acabam ganhando muito mais do que um ministro 💯 do Supremo, o que não faz sentido", conclui Carazza.

Segundo o pesquisador, membros do Judiciário e do Ministério Público (MP), as 💯 duas carreiras jurídicas de elite do Brasil, competem entre si para ver quem turbina mais seus contracheques.

Assim, sempre que uma 💯 categoria conquista um "penduricalho", a outra recorre ao STF para pedir a equiparação.

Com isso, os vencimentos das duas carreiras vão 💯 se afastando cada vez mais do teto do serviço público e do padrão salarial da sociedade brasileira.

Mas o Ministério Público 💯 é ainda mais opaco do que a Justiça quanto à publicação dos rendimentos de seus membros, destaca o analista.

Crédito, José 💯 Cruz/Agência Brasil

"É até uma incoerência, porque o Ministério Público é o órgão que deveria fiscalizar a transparência dos outros [órgãos 💯 do poder público]", aponta Carazza. "Ele fiscaliza a transparência dos outros, mas ele próprio não publica amplamente seus dados."

Mesmo com 💯 essa falta de transparência, o pesquisador conseguiu estimar, com base nos dados disponíveis de quatro MPs da União e de 💯 13 MPs estaduais, que 92% dos membros do Ministério Público recebiam acima do teto do funcionalismo em casino fantasia 2024.

E pelo 💯 menos 1,2 mil membros do MP ganharam, em casino fantasia média, mais de R$ 50 mil por mês naquele ano, com 💯 os salários turbinados por indenizações, auxílios, gratificações, pagamentos retroativos e aditivos de todo tipo.

Na verdade, essa é uma categoria que 💯 não existe formalmente, esclarece Carazza.

Foi uma nomenclatura que surgiu na época da reforma do Estado proposta pelo governo de Fernando 💯 Henrique Cardoso (1995-2002).

Seriam algumas carreiras que teriam estabilidade contra demissões e uma série de proteções, frente à perspectiva de que 💯 funções mais operacionais do serviço público pudessem ser exercidas por empregados celetistas, sem garantia de estabilidade.

Nesse grupo informal estão diplomatas, 💯 auditores fiscais da Receita Federal e do Trabalho, advogados da União, procuradores da Fazenda Nacional e policiais federais, assim como 💯 analistas do Banco Central, do Tesouro Nacional, do Orçamento e da CGU, além de gestores governamentais e analistas de comércio 💯 exterior – para citar apenas as carreiras principais.

Crédito, Divulgação/Polícia Federal

"Essa ideia não foi para frente, não foi aprovada. Mas essas 💯 carreiras meio que se auto intitulam assim, 'carreiras típicas de Estado', que são carreiras muito poderosas, porque são muito articuladas 💯 dentro dos ministérios, e exercem funções muito relevantes para o funcionamento do Estado."

Como estas são carreiras do Executivo, elas estão 💯 de fato sujeitas ao teto do funcionalismo – diferentemente do Judiciário e de algumas carreiras do Legislativo que conseguiram contornar 💯 a limitação constitucional.

No entanto, essas carreiras têm feito de tudo para ganhar cada vez mais, com salários já muito maiores 💯 do que a média geral do serviço público e se aproximando cada vez mais do teto.

"Temos observado isso acontecer e 💯 é uma situação que, inclusive, tem criado muitos constrangimentos para o próprio governo", observa Carazza.

"Por exemplo, a recente greve nas 💯 universidades federais e a greve dos gestores ambientais do Ibama expõem essa desigualdade dentro do Poder Executivo."

Essas carreiras costumam ter 💯 salários iniciais acima de R$ 20 mil e topos de carreira que se aproximam ou ultrapassam os R$ 30 mil 💯 – com a possibilidade se chegar ao rendimento máximo em casino fantasia cerca de dez anos, com avaliações de desempenho que 💯 são mera formalidade.

Em qualquer ação no Judiciário em casino fantasia que há uma parte ganhadora, o juiz decide um valor que 💯 deve ser pago pela parte que perdeu para compensar custos da disputa judicial. São os chamados "honorários de sucumbência".

Tradicionalmente, esses 💯 valores eram destinados à parte vencedora da ação – a pessoa física, empresa ou União que foi acionada na Justiça 💯 e provou que estava correta.

Na advocacia privada, no entanto, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) conseguiu junto ao Congresso 💯 a aprovação de uma lei, que determinou que essa verba passasse a ser destinada ao advogado, e não mais à 💯 parte vencedora.

Os advogados da União, procuradores da Fazenda e de autarquias federais, e seus colegas nos Estados e municípios, foram 💯 então em casino fantasia busca da mesma vantagem, lembra Carazza.

Crédito, Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Após algumas tentativas frustradas, a categoria conquistou essa benesse 💯 com a aprovação do novo Código de Processo Civil, em casino fantasia 2024.

"Desde então, em casino fantasia qualquer ação que a União, 💯 Estados ou municípios vençam na Justiça, uma parte do valor que antes ia para os cofres públicos, hoje em casino fantasia 💯 dia é distribuído para os advogados públicos federais, estaduais ou municipais", explica o pesquisador.

Isso tem feito com que um advogado 💯 público da União, que já tem rendimentos na casa dos R$ 30 mil, receba todo mês, a título de honorários, 💯 um pagamento adicional de cerca de R$ 12 mil.

"Então, hoje em casino fantasia dia, apesar do teto ser respeitado dentro do 💯 Poder Executivo, praticamente todos os advogados públicos, procuradores da Fazenda Nacional e procuradores do Banco Central recebem o teto do 💯 ministro do Supremo, o que também não faz muito sentido", aponta o professor.

Os fiscais da Receita Federal adotaram estratégia parecida 💯 à dos advogados públicos.

Desde 2024, os auditores fiscais conseguiram, em casino fantasia negociação com o governo, que uma parte da receita 💯 das multas tributárias arrecadadas e da venda de mercadorias apreendidas fosse destinada a eles mesmos, na forma de um "bônus 💯 de eficiência e produtividade".

Mas o recebimento desse bônus independe do desempenho individual de cada fiscal e o valor do benefício, 💯 que era inicialmente de R$ 3 mil por mês, deve chegar a R$ 5 mil no segundo semestre de 2024, 💯 R$ 7 mil em casino fantasia 2025, atingindo finalmente R$ 11,5 mil mensais por servidor em casino fantasia 2026.

Crédito, Marcelo Camargo/Agência Brasil

"Isso 💯 vai fazer com que, novamente, praticamente todo fiscal da Receita Federal ganhe o equivalente ao ministro do Supremo", observa Carazza.

"Tudo 💯 bem incorporar na remuneração uma parcela variável atrelada ao desempenho. Isso, inclusive, é uma boa prática que várias empresas já 💯 adotam", pondera o especialista.

"Mas não faz sentido ter essa estrutura em casino fantasia que se ganha um salário básico já altíssimo, 💯 em casino fantasia torno dos R$ 30 mil, e mais uma parcela variável que não está atrelada ao desempenho individual de 💯 cada um dos setores. Como elas não estão atreladas a uma avaliação efetiva de entrega, de mérito, acabam virando mero 💯 penduricalho para turbinar o salário dessas carreiras, que já é bem alto."

Os militares são um exemplo de como os privilégios 💯 nem sempre estão restritos à remuneração, observa Carazza.

Ele destaca duas vantagens principais da categoria: a Justiça Militar e o fato 💯 de os militares contarem com um regime especial de Previdência – tema que voltou ao debate público recentemente, após a 💯 ministra do Planejamento, Simone Tebet, defender uma reforma no benefício dos militares.

Crédito, Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O pesquisador observa que, desde 💯 o tempo do Império, os militares têm um ramo próprio da Justiça, originalmente criado para tratar de assuntos ligados à 💯 guerra.

Mas, após a redemocratização da América latina, o Brasil é um dos poucos países democráticos da região a manter até 💯 hoje um foro militar – o que Carazza avalia como uma "excrescência".

"Quando os vários países da América Latina encerraram suas 💯 ditaduras militares, essas justiças militares foram extintas e causas militares agora são julgadas pela Justiça comum", diz o pesquisador.

"Mas, no 💯 Brasil, permanecemos com essa estrutura que, com o passar do tempo, foi expandindo suas competências. Então a Justiça Militar deixa 💯 de julgar apenas casos relacionados à disciplina militar e começa a julgar casos de crimes envolvendo militares, inclusive em casino fantasia 💯 operações com civis."

Carazza destaca ainda que, além de a Justiça Militar ter o costume de absolver ou aplicar penas drasticamente 💯 reduzidas aos militares que vão a julgamento por crimes, ela também tem custos completamente desproporcionais ao número de processos que 💯 movimenta.

Enquanto o funcionamento do Supremo Tribunal Militar (STM) consumiu cerca de R$ 600 milhões em casino fantasia 2024, tendo cerca de 💯 3,7 mil processos pendentes, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) custa quase o triplo (R$ 1,6 bilhão), mas tem quase 💯 70 vezes mais processos em casino fantasia andamento (256 mil).

Na Previdência militar o fenômeno é parecido. Embora o Instituto Nacional do 💯 Seguro Social (INSS) tivesse o maior peso no déficit previdenciário do governo federal em casino fantasia 2024 (representando 73,3% do déficit 💯 total), ele atende a mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas (95,9% do total).

Já o regime de previdência dos 💯 militares representava então 13% do déficit, para apenas 519 mil aposentados militares e seus pensionistas (ou 1,6% do total de 💯 beneficiários).

"Essa é uma briga que nenhum presidente quis comprar ainda", observa Carraza.

"Mas vamos ver se o governo Lula vai ter 💯 coragem de colocar a mão nesse vespeiro que é atacar os privilégios que os militares têm na questão previdenciária."

A lista 💯 de privilégios da classe política é extensa, enumera o professor da Fundação Dom Cabral.

Começa com as cotas parlamentares para custear 💯 passagens aéreas, aluguel de veículos, publicidade, pesquisa e consultorias e a manutenção de escritórios em casino fantasia redutos eleitorais.

Passa pelos cargos 💯 comissionados, as verbas do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral, as emendas parlamentares do Orçamento, e a proteção contra punições 💯 gerada pelo sistema de indicações dos tribunais de contas e pela instituição do foro privilegiado.

Crédito, Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O resultado 💯 de tudo isso é uma condição de concorrência diferente entre o parlamentar eleito e seus adversários num processo eleitoral, considera 💯 o pesquisador.

"Isso desequilibra o jogo e aumenta as chances de reeleição de um parlamentar que já exerce o cargo. Há 💯 um combo de benefícios eleitorais, remuneratórios, de proteção judicial, orçamentários e de cargos, que acabam beneficiando muito a classe política 💯 estabelecida."

Por fim, chegamos aos cartórios, incluídas por Carazza à lista por prestarem um serviço por delegação pública, terem a titularidade 💯 auferida por concurso público de provas e títulos, mas gerarem lucros (gigantescos) privados.

Aqui a coisa já foi pior, é verdade. 💯 No passado, a titularidade dos cartórios passava de pai para filho, com indicações por critérios políticos. Desde a Constituição de 💯 1988, passaram a valer as regras atuais, pondo fim à hereditariedade.

O pesquisador observa, porém, que os titulares de cartórios seguem 💯 desfrutando de uma série de privilégios, como o fato de não haver limites para a remuneração, o que leva, por 💯 exemplo, ao rendimento de R$ 500 mil dos donos de cartórios do Distrito Federal, citados no início desse texto.

Crédito, Pedro 💯 França/Agência Senado

Embora esse seja um valor fora da curva, não há nenhum Estado da federação onde a remuneração média de 💯 um titular de cartório seja inferior a R$ 40 mil mensais, segundo os dados da Receita Federal.

Além disso, há pouca 💯 fiscalização quanto à qualidade dos serviços prestados.

"É um serviço que impõe um ônus muito grande para as transações econômicas no 💯 Brasil, desde a compra e venda de imóveis, transferências de veículos, abertura de uma empresa, até atos corriqueiros de firmas 💯 e contratos."

"Então é uma atividade com uma remuneração altíssima, pouco regulada e que onera em casino fantasia termos de tempo e 💯 de custo, de uma forma muito significativa, a população brasileira em casino fantasia geral."

Carazza avalia que algumas soluções possíveis aqui incluiriam 💯 a limitação dos rendimentos de cartórios; eliminação de exclusividades territoriais nos registros de imóveis; a padronização da qualidade do atendimento; 💯 e a digitalização da escrituração.

"Há um amplo caminho para baratear e elevar a eficiência das trocas na economia brasileira."

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