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Por Elisa Clavery, Isabela Camargo, Luiz Felipe Barbiéri — Brasília

23/04/2024 00h00 Atualizado 23/04/2024

CCJ discute se estados 🌞 podem legislar sobre armas

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara pode votar nesta terça-feira (23) um projeto de 🌞 lei que autoriza os estados e o Distrito Federal a legislarem sobre a posse e o porte de armas de 🌞 fogo em blaze onde jogar caso de defesa pessoal, práticas desportivas e de controle de espécies exóticas invasoras.

O texto chegou a entrar 🌞 na pauta do colegiado na terça-feira passada (16), mas a votação foi adiada por um pedido de vista (mais tempo 🌞 para análise).

Segundo deputados governistas, o prazo para as vistas só se encerra na quarta-feira (24) — já que o regimento 🌞 exige duas sessões do plenário da Casa e, na última quinta-feira (18), não houve sessão. O projeto, contudo, já consta 🌞 como terceiro item da sessão da CCJ desta terça, marcada para as 14h30.

De autoria da presidente da CCJ, deputada Caroline 🌞 de Toni (PL-SC), a proposta foi aprovada no fim do ano passado na Comissão de Segurança Pública.

Segundo o substitutivo adotado 🌞 no colegiado:

a lei local sobre o tema estará sujeita à apreciação das assembleias locais;a autorização para posse ou porte de 🌞 arma não pode tratar de armas ou munição proibidas por lei nacional;as autorizações valem apenas para o território e só 🌞 podem ser concedidas a quem "comprovadamente" residir no estado. Segundo o projeto, a comprovação será feita por meio de comprovante 🌞 de endereço válido ou declaração de residência.

Segundo a proposta, o estado ou o DF deve comprovar "declaração de componente cultural 🌞 e tradicionalista no uso de armas de fogo" e, ainda, a capacidade de fiscalizar quem possui a arma por meio 🌞 de um sistema de controle integrado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Inconstitucionalidade

Na CCJ, os deputados não avaliam 🌞 o conteúdo dos projetos, mas sim a admissibilidade de uma proposta — ou seja, se ele é constitucional ou não.

Desde 🌞 a última semana, parlamentares contra e a favor do texto discutem dois artigos da Constituição para embasar opiniões divergentes.

Quem é 🌞 a favor da proposta, aponta o artigo 22 da Constituição, que diz que “compete privativamente à União legislar sobre normas 🌞 gerais de material bélico”.

Contudo, um parágrafo do mesmo artigo acrescenta que “uma lei complementar pode autorizar os Estados a legislar 🌞 sobre questões específicas das matérias relacionadas neste artigo”.

Já parlamentares contrários ao projeto citam o artigo imediatamente anterior, que diz que 🌞 “compete à União autorizar e fiscalizar a produção e o comércio de material bélico.”

É também por conta do artigo 21 🌞 que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e interlocutores do Ministério da Justiça avaliam como inconstitucional a proposta.

Ainda segundo interlocutores 🌞 da pasta, a discussão é apenas uma forma da oposição fazer um aceno para apoiadores armamentistas — ainda que a 🌞 proposta não tenha viabilidade efetiva de avançar.

Discussão

Ao apresentar o projeto, a deputada Caroline de Toni disse que a mudança é 🌞 necessária já que "o novo governo federal vem impondo fortes limitações a este segmento de armas de fogo".

Segundo a parlamentar, 🌞 as limitações são um "retrocesso normativo" e as iniciativas para barrá-las são "bem-vindas, desde que promovidas pacificamente, e dentro da 🌞 legalidade".

Relator do texto, o deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) argumenta, em blaze onde jogar seu parecer, que "realidades distintas nos vários estados 🌞 da federação demandam essas análises específicas conforme as localidades, as quais serão deliberadas com maior eficiência se realizadas nos respectivos 🌞 Poderes Legislativos dos Estados e do Distrito Federal".

Contrária à matéria, a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) cita o artigo 21 para 🌞 justificar que o tema é "matéria exclusiva da União".

"Está lá no art. 21 que compete à União, exclusivamente — não 🌞 pode delegar a ninguém —, autorizar e fiscalizar a produção e o comércio de material bélico", afirmou.

O deputado Chico Alencar 🌞 (PSOL-RJ) disse que a proposta "é muito equivocada".

"Essa ideia torta e torpe que defende que cada cidadão tenha uma arma, 🌞 o que vai levar a agregar mais violência à violência real já existente", disse. "É uma disputa política menor que 🌞 acha que, com o poder da arma de fogo, resolve-se a questão estrutural da violência.

‘Consequências negativas’

Além da inconstitucionalidade do texto, 🌞 o Instituto Sou da Paz argumenta que em blaze onde jogar países em blaze onde jogar que é possível adotar legislações estaduais sobre o 🌞 tema, os efeitos para segurança pública são negativos.

Nos Estados Unidos, uma dessas consequências é o aumento no número de armas 🌞 roubadas. Segundo o instituto, estudos que se dedicam à origem de armas roubadas identificaram que a maioria dessas são fornecidas 🌞 em blaze onde jogar estados onde o acesso de armas é menos restrito.

“Além dos impactos sobre a circulação geral de armas de 🌞 fogo no país e sobre indicadores criminais, permitir que as unidades da federação adotem diferentes normativas relacionadas à posse e 🌞 ao porte de armas acrescenta um fator de grande complexidade à fiscalização dessas regras e ao cotidiano do policiamento, dada 🌞 a natureza do livre trânsito entre divisas estaduais”, afirma o Sou da Paz.

Um estudo de 2024 de pesquisadores das faculdades 🌞 de direito e políticas públicas de Stanford mostra que a aprovação de leis que flexibilizam o porte de armas estão 🌞 associadas a um aumento de 35% nas armas roubadas.

“Em outras palavras, em blaze onde jogar um período em blaze onde jogar que se roubavam 🌞 3 armas antes da lei, passam para 4 armas que migram para mão do crime após esta flexibilização ao porte”, 🌞 diz nota técnica do instituto.

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