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Por Daniel Médici, vai bet bonus
15/06/2024 07h00 Atualizado 15/06/2024
Avião fantasma: a história do voo Helios 522
Dois caças da 🛡 Força Aérea Helênica, da Grécia, decolaram para interceptar um Boeing 737-300 que voava normalmente, mas não respondia a nenhum contato 🛡 por rádio. O que os militares viram foi uma cena macabra: passageiros e pilotos inconscientes, e um único ocupante acordado, 🛡 com uma máscara de oxigênio, tentando desesperadamente pousar o avião.
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Nada mais podia ser feito para salvar as 121 pessoas a bordo, porém. O voo 522 da Helios 🛡 Airways permaneceu em vai bet bonus piloto automático, em vai bet bonus uma trajetória em vai bet bonus círculos pelos céus de Atenas, até o combustível 🛡 acabar, seus dois motores pararem —e a aeronave bater em vai bet bonus uma área desabitada perto da capital grega.
O acidente, em 🛡 vai bet bonus 14 de agosto de 2005, é um dos piores da aviação comercial na Europa neste século, ocasionando até o 🛡 encerramento das operações da companhia aérea, uma “low cost” baseada no Chipre.
Leme do voo Helios 522, que caiu na Grécia 🛡 em vai bet bonus 2005 após pilotos sofrerem hipóxia —
: Petros Giannakouris/AP
O voo 522 da Helios Airways partiu do aeroporto de 🛡 Larnaca, no Chipre, com destino a Praga, na República Tcheca. Na noite anterior, a aeronave havia voltado de Londres e 🛡 a tripulação havia reportado um congelamento na vedação de uma das portas, o que poderia indicar uma falha na pressurização. 🛡 Por isso, um teste foi solicitado.
Foi quando a sequência fatal de erros teve início. Para realizar o teste, o engenheiro 🛡 da companhia aérea mudou, na cabine de comando, a chave da pressurização do modo automático para o manual. Ao fim 🛡 do procedimento, ele deveria ter recolocado a chave no modo automático —mas ela permaneceu na posição incorreta.
Os pilotos designados para 🛡 o voo até Praga eram experientes. O comandante tinha 59 anos e 5.500 horas à frente do 737. O copiloto, 🛡 de 51 anos, acumulava 3.900 horas no modelo.
Antes da decolagem, os pilotos devem fazer uma checagem de diversos parâmetros que 🛡 asseguram que a aeronave está em vai bet bonus condição de voar – desde a quantidade correta de combustível para o peso 🛡 e a distância do trajeto, até as condições dos componentes e as posições dos comandos no painel.
Checar a posição da 🛡 chave de pressurização é obrigatório antes de qualquer decolagem, apesar de ela estar quase sempre no modo automático e quase 🛡 nunca ter a posição alterada. Na cabine do 737-300, este comando fica do lado do copiloto; cabe a ele fazer 🛡 a verificação.
O procedimento é tão importante que é feito duas vezes antes de a aeronave sair do chão. Por algum 🛡 motivo, porém, a tripulação levou a cabo a decolagem com o dispositivo em vai bet bonus modo manual.
Helios 522: a queda do 🛡 'voo fantasma' na Grécia —
: Arte/vai bet bonus
Sinais ignorados
Uma pessoa consegue respirar normalmente, sem auxílio de máscaras, a 10 mil pés, 🛡 ou cerca de 3.000 metros —e foi exatamente a 10.000 pés que se deu a última comunicação entre tripulação e 🛡 torre. O piloto solicitou subir até 34 mil pés (10,3 mil metros) para seguir o voo de cruzeiro e os 🛡 controladores autorizaram o procedimento.
Voar com a pressurização em vai bet bonus modo manual não é um impeditivo para a decolagem, porque é 🛡 possível que os pilotos controlem o mecanismo já com a aeronave no ar. Segundo o relatório do acidente, produzido pelas 🛡 autoridades gregas, provavelmente a tripulação não se atentou à indicação, mesmo com um sinal luminoso aparecendo em vai bet bonus verde no 🛡 painel.
O mesmo relatório também aponta que as indicações de pressão interna da cabine estavam mostrando que o ar estava ficando 🛡 cada vez mais rarefeito, mas mesmo assim comandante e copiloto seguiram ganhando altitude.
Nesse momento, a perda de pressão fez um 🛡 alarme alto e irritante soar na cabine. Quando este alarme é acionado em vai bet bonus voo, o procedimento padrão é que 🛡 piloto e copiloto coloquem suas máscaras de oxigênio (elas não “caem”, ao contrário da dos passageiros). A atitude do comandante, 🛡 revista graças à análise dos dados da caixa-preta, chamou a atenção dos investigadores. Em vez de tentar colocar a máscara, 🛡 ele desliga o alarme e realiza alguns procedimentos de checagem, como desligar e ligar o piloto automático.
Logo depois, ele entra 🛡 em vai bet bonus contato com a equipe da base da Helios Airways e diz que a aeronave está indicando “problemas na 🛡 configuração de decolagem”.
No 737, o alarme de configuração de decolagem é idêntico ao de falta de pressurização. A diferença é 🛡 que ele só indica algum erro de configuração se estiver no solo – caso ele soe no ar, o alarme 🛡 estará se referindo à pressão do ar.
Com a aeronave ganhando cada vez mais altitude, e os pilotos sem as máscaras, 🛡 é provável que eles tenham começado a sentir os efeitos da hipóxia.
Morte silenciosa
Hipóxia é a falta de oxigenação do cérebro 🛡 em vai bet bonus altas altitudes —pode afetar, por exemplo, com alpinistas que escalam o Everest, com quase 9 mil metros. “Ela 🛡 causa diversas disfunções, tanto cognitivas, quanto motoras, afetando o julgamento e provocando a perda de consciência, chegando a causar até 🛡 a convulsão e a morte”, explica a médica Thais Russomanno, especializada em vai bet bonus medicina aeroespacial.
Ela diz que a hipóxia causa 🛡 reações diferentes nas pessoas. Hoje em vai bet bonus dia, recomenda-se que os pilotos façam testes a cada cinco anos em vai bet bonus 🛡 câmaras hipobáricas, que simulam a falta de oxigênio em vai bet bonus altitudes elevadas, para que eles aprendam a identificar o momento 🛡 em vai bet bonus que ocorre a hipóxia, de modo a reagir o mais rápido possível.
“A hipóxia é insidiosa, ela vai agindo 🛡 aos poucos, sem que a gente perceba”, afirma. “Às vezes, é comum ver em vai bet bonus filmes as pessoas tossindo com 🛡 a falta de ar, mas isso não acontece. Um dos sintomas mais comuns é a euforia.”
“Nesse aspecto”, diz Thais Russomanno, 🛡 “a hipóxia não deixa de ser semelhante ao álcool. Ela não percebe a intoxicação no começo, mas depois de um 🛡 tempo, a pessoa perde a capacidade crítica.”
A médica diz que, dependendo da altitude e do tempo de exposição a um 🛡 ambiente a um ar rarefeito, a hipóxia pode ser severa e levar muito pouco tempo para incapacitar o indivíduo.
“É por 🛡 isso que, nas instruções antes do voo, os comissários pedem para que, se as máscaras de oxigênio caírem, você coloque 🛡 primeiro em vai bet bonus você mesmo e depois tente ajudar outra pessoa, se necessário."
Na cabine do voo Helios 522, os efeitos 🛡 da hipóxia provavelmente se faziam sentir pelo comandante e pelo copiloto, o que lhes comprometia a capacidade de decisão. As 🛡 máscaras de oxigênio dos passageiros caem, o que dispara uma luz no painel da cabine, mas os pilotos não fazem 🛡 menção a isso na conversa via rádio com o engenheiro da companhia aérea; em vai bet bonus vez disso, perguntam sobre outro 🛡 aviso. O engenheiro chega a perguntar se o comando de pressurização está em vai bet bonus “automático”, mas não há resposta.
Polícia faz 🛡 buscas em vai bet bonus meio a destroços do voo Helios 522, que caiu na Grécia em vai bet bonus 2005 —
: Petros 🛡 Giannakouris/AP
O engenheiro tenta se comunicar com piloto e copiloto pela última vez quando a aeronave está a pouco menos de 🛡 20 mil pés (9.000 metros) de altitude. O mais provável, segundo a investigação do acidente, é que ambos tenham perdido 🛡 a consciência.
Máscaras de oxigênio e voo em vai bet bonus círculos
Atrás da cabine de comando, os passageiros e os comissários do Boeing 🛡 737-300 da Helios estão com as respectivas máscaras de oxigênio. É provável que os comissários estejam esperando que o piloto 🛡 desça para 10 mil pés (cerca de 3.000 metros), onde há oxigênio suficiente.
As máscaras são projetadas para fornecer oxigênio por 🛡 pouco mais de 10 minutos, tempo mais do que suficiente para que o piloto desça da altitude de cruzeiro. Mas 🛡 isso não acontece.
Nesse momento, o Boeing está em vai bet bonus piloto automático —dispositivo que mantém o avião em vai bet bonus altitude, direção 🛡 e velocidade estabelecidas pela tripulação. Assim, a aeronave segue a 24 mil pés (7.315 metros) e, ao chegar em vai bet bonus 🛡 Atenas, seguindo a configuração do plano de voo, começa a voar em vai bet bonus círculos, sozinho, em vai bet bonus um padrão de 🛡 espera, como se o piloto aguardasse autorização para pouso.
Ninguém no assento do piloto
Não é comum que a tripulação de uma 🛡 aeronave e o controle de tráfego aéreo fique muito tempo sem se comunicar. É praxe que pilotos relatem e peçam 🛡 autorização ao mudar de altitude, por exemplo.
A torre do aeroporto de Atenas, responsável pelo tráfego aéreo da região por onde 🛡 o avião estava, nota algo de estranho quando não recebe resposta da tripulação do voo 522 —decide, então, acionar a 🛡 Força Aérea para interceptar o Boeing.
Familiares com retratos de vítimas do voo Helios 522, que caiu na Grécia em vai bet bonus 🛡 2005 —
: Petros Karadjias/AP
Alguém vivo na cabine
Os pilotos dos caças reportam que não conseguem ver ninguém no assento do 🛡 comandante. Há uma pessoa inconsciente no assento do copiloto, sem máscara, e pelo menos três passageiros pelas escotilhas, todos inconscientes 🛡 e com suas máscaras de oxigênios acopladas no rosto.
Uma pessoa vestida como um comissário chega a entrar na cabine de 🛡 comando, colocar a máscara de oxigênio e fazer sinais para os pilotos dos caças. Posteriormente, descobriu-se que alguns tubos de 🛡 oxigênio que são levados no voo para emergências médicas foram utilizados –não se sabe por quantas pessoas.
Essa pessoa na cabine 🛡 de comando provavelmente era um comissário que tentava pilotar o Boeing 737-300. Analisada durante a investigação, a caixa-preta registrou movimentos 🛡 em vai bet bonus um dos manches, o instrumento que comanda os movimentos do avião. Um dos comissários do Helios 522 tinha 🛡 licença de pilotagem, mas não para pilotar uma aeronave como o 737.
Pouco depois, os motores pararam de funcionar, por pane 🛡 seca, com dois minutos de diferença entre um e outro. A queda, nas colinas da cidade de Grammatiko, matou os 🛡 115 passageiros e 6 tripulantes imediatamente.
A médica aeroespacial Thais Russomanno considera improvável que os passageiros tenham sofrido antes da fatalidade: 🛡 “Como a hipóxia é insidiosa e progressiva, muito provavelmente elas ficaram inconscientes sem se dar conta”.
Criança coloca vela em vai bet bonus 🛡 memorial para as vítimas do voo Helios 522, que caiu na Grécia em vai bet bonus 2005 —
: Petros Karadjias/AP
Como costuma 🛡 acontecer depois de acidentes aéreos, a indústria mudou procedimentos desde o desastre na Grécia: atualmente, há um sinal visual vermelho, 🛡 mais óbvio, no painel de todos os Boeings 737, indicando falta de pressurização, para que o acidente do voo Helios 🛡 522 não se repita.
“Voos fantasmas” já aconteceram outras vezes após a tragédia do Helios Airways, seja por problemas técnicos ou 🛡 erros humanos, com aviões particulares, mas nunca mais houve um caso semelhante em vai bet bonus voos comerciais.
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