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Eleições não alteram países à noite. Elas revelam alterações que estavam escondidas - ou visíveis, mas negligenciadas - sob camadas 🧾 de complacência política e hábitos culturais. O evento sísmico que entregou ao Labour um grande número de assentos conta com 🧾 pressão tectônica que começou a se construir há muito tempo, roleta de 1 a 10 uma terra que já parece distante.
Embora as pesquisas de 🧾 opinião tivessem feito do Partido Conservador uma derrota quase certa, há uma diferença entre prever a mudança de regime e 🧾 acordar roleta de 1 a 10 uma Grã-Bretanha que despachou decenas de deputados conservadores para a obscuridade política e escolheu Keir Starmer para ser 🧾 primeiro-ministro com uma maioria esmagadora.
É difícil mensurar até que ponto os resultados expressam uma aprovação positiva do Labour e de 🧾 seu líder. A imperiosa necessidade de punir os Conservadores por anos de má conduta política era palpável na campanha de 🧾 uma maneira que o entusiasmo starmerita não era. Mas desdém por um governo incumbente e entusiasmo pelo único substituto disponível 🧾 nunca são exatamente correspondentes. O volume de ganhos do Partido Liberal Democrata roleta de 1 a 10 algumas antigas fortalezas conservadoras é parcialmente uma 🧾 aprovação do partido de Ed Davey, mas os eleitores indecisos nessas circunscrições sabiam que expulsar o local Tory ajudaria a 🧾 impulsionar Starmer para o Downing Street. Eles estavam felizes roleta de 1 a 10 correr esse risco.
A aliança tácita de votação que esmagou os 🧾 Conservadores para um nível possivelmente recorde de representação parlamentar revela uma força de moderado, centro-direita que tem sido latente na 🧾 política britânica, mas desmoralizada e dividida.
Starmer pode não ter querido falar sobre a Brexit durante a campanha (exceto roleta de 1 a 10 afirmação 🧾 defensiva de que nunca reverterá), mas o espírito de fúria que devastou os Tories roleta de 1 a 10 alguns de seus redutos contém 🧾 uma cepa de vingança remanescente.
A mesma falha cultural mostra-se no punhado de assentos que a Reforma ganhou e roleta de 1 a 10 🧾 muitos mais onde Nigel Farage empurrou os Tories para o terceiro lugar. Em território preparado pela votação de saída da 🧾 UE de 2024, a Reforma se consolidou como o repositório natural da insatisfação com o status quo. Farage, finalmente alcançando 🧾 penetração no Commons após sete tentativas fracassadas, atuará como um farol de reação anti-Westminster, anti-imigração e nacionalista. Ele explorarároleta de 1 a 10🧾 nova cadeira parlamentar da mesma forma que usou a plataforma que teve como membro do Parlamento Europeu, sabotando a instituição 🧾 de dentro, se alimentando dos privilégios que lhe são concedidos enquanto denuncia todo o sistema como corrupto.
O erro estratégico definidor 🧾 do tempo de Sunak no Downing Street foi não compreender que não poderia competir com o posturismo faragista enquanto tentava 🧾 dirigir um governo sério e credível.
O primeiro-ministro saído teve a oportunidade de se apresentar como um antídoto ao estilo de 🧾 governo irresponsável e cavalheiro encarnado por Boris Johnson. A reabilitação da credibilidade econômica conservadora pode não ter sido factível depois 🧾 do reinado calamitoso de Liz Truss, mas alguma restauração da "integridade, profissionalismo e responsabilidade" que Sunak prometeu ao entrar no 🧾 No 10 deveria estar ao seu alcance.
Mas isso não podia ser feito com uma agenda política moldada às vontades de 🧾 uma facção Tory de direita dura. Sunak aprendeu à custa que se oferecer aos eleitores um ato de tributo populista, 🧾 eles podem votar no real.
Se essa lição pode ser absorvida pela massa de deputados conservadores restantes no parlamento é menos 🧾 certo. Muitos observarão as participações combinadas da Reforma e do Partido Conservador e imaginarão um caminho para a renovação por 🧾 meio de fusão. Resistindo-lhes será a facção Tory moderada de longa data que reconhece a loucura de abandonar qualquer tentativa 🧾 de recuperar eleitores que acham o faragismo repulsivo.
Alguma da frustração foi dada voz por Robert Buckland, recentemente expulso de seu 🧾 assento roleta de 1 a 10 Swindon South, quando incentivou seus colegas a acabar com a "política de performance" e "parar de dizer coisas 🧾 estúpidas". Mas a melhor incentivo contra atos de estupidez política imprudente deve ser a responsabilidade que vem com o cargo 🧾 ministerial. Os Tories não estavam vinculados a essa restrição quando estavam no poder, o que é a principal razão pela 🧾 qual se encontram banidos tão longe dele.
Em certa medida, o fracasso de Sunak foi semeado na coalizão eleitoral instável que 🧾 Johnson montou roleta de 1 a 10 2024 com a promessa de "fazer a Brexit". Implementar uma agenda no governo que possa satisfazer os 🧾 interesses divergentes de um bloco eleitoral cultural e geograficamente incoerente - a classe trabalhadora ex-laburista do norte e as tradicionais 🧾 fazendas conservadoras do sul - era uma façanha impossível de alquimia política.
Um desafio equivalente agora cai sobre Starmer. O tamanho 🧾 da maioria trabalhista oferece vasto poder legislativo, mas o mar vermelho no mapa cobre uma complexidade de interesses e demandas 🧾 concorrentes que o novo governo lutará para satisfazer. Assentos recapturados na antiga "paredão vermelha" não se assentarão de volta na 🧾 antiga aliança tribal.
A era da afiliação partidária automática, passada de geração roleta de 1 a 10 geração e usada como insígnia de identidade 🧾 cultural inabalável, acabou. A dissolução dessa força beneficiou Johnson roleta de 1 a 10 2024. Agora, ele facilitou a vitória muito maior de Starmer. 🧾 Mas uma sequência de saltos drásticos de um partido para o outro e de volta sugere que a volatilidade e 🧾 a afiliação rasas são a nova normalidade.
A cadeira segura se tornou um conceito ameaçado. A Grã-Bretanha pode ter balançado para 🧾 o Labour por uma avalanche, mas algo do humor político e das pressões sobre Starmer ainda se sentirá marginal.
Esse efeito 🧾 não está limitado à convenção feudal trabalhista-conservadora. Muitos dos novos MPs starmeritas terão a Reforma como o desafiante local. Os 🧾 Verdes construíram sobre ganhos recentes nas eleições do conselho para emergir como uma força que pode incomodar o Labour do 🧾 lado esquerdo. Houvera também um aviso de instabilidade subjacente na expulsão de Jonathan Ashworth de Leicester South por um candidato 🧾 independente que mobilizou a ira da comunidade muçulmana local contra a posição do Labour sobre Gaza.
Com representação massivamente aumentada no 🧾 parlamento, os Liberal Democratas querem se estabelecer como algo diferente de companheiros de viagem e accomplices eleitorais do governo Starmer. 🧾
Quando um partido tem uma grande maioria, costuma incubar oposição interna. Uma das forças organizacionais do projeto Starmer é suposto 🧾 ser a ruthlessness roleta de 1 a 10 selecionar candidatos obedientes. (Isso parece ter dado errado roleta de 1 a 10 Chingford e Wood Green, onde Iain Duncan 🧾 Smith manteve seu assento porque o voto de oposição estava dividido entre uma candidata anterior do Labour, Faiza Shaheen, e 🧾 roleta de 1 a 10substituta apressada.) E a gama de escolhas de governo difíceis à frente - restrição de gastos públicos, habitação, política 🧾 externa - podem fazer dissidentes de MPs que foram avaliados por lealdade.
Esses são problemas relativamente luxuosos para um novo primeiro-ministro 🧾 contemplar roleta de 1 a 10 seu primeiro dia no No 10 com uma grande maioria. E há razões para esperar que Starmer gerencie 🧾 seu partido e as tribos eleitorais que ele representa melhor do que Sunak poderia seus.
Para um, o líder trabalhista chega 🧾 ao cargo com seu próprio mandato, quando o Tory que ele substitui usava roupas de escritório de Johnson, via Truss. 🧾 Mais importante, Starmer não é um ideólogo. Ele é trabalhista roleta de 1 a 10 seu núcleo - o nome Keir foi relatado ter 🧾 sido escolhido por seus pais como um tributo ao partido do primeiro líder - mas o processo de tornar seu 🧾 partido elegível novamente apósroleta de 1 a 10derrota roleta de 1 a 10 2024 revela um compromisso feroz com o ethos pragmático do "o que funciona".
Starmer 🧾 espera que uma exibição sustentada de competência possa construir popularidade real roleta de 1 a 10 fundações eleitorais largas, mas rasas. É otimista esperar 🧾 gratidão de um eleitorado cínico que não dá o benefício da dúvida a nenhum político, mas haverá folga temporária disponível 🧾 para o Labour pela mérito de não ser os Tories.
Para aqueles à direita que internalizaram a argumentação de que os 🧾 remanescentes eram inimigos do povo e que a lei do governo era uma conspiração de woke contra o controle de 🧾 fronteira, será difícil aceitar que Starmer é um representante mais autêntico do fluxo nacional do que Johnson ou Farage. Com 🧾 assentos recuperados do SNP na Escócia, o Labour também tem credenciais fortalecidas como o principal partido de todo o Reino 🧾 Unido.
A complexidade da imagem abaixo da cabeça da maioria não justifica uma repetição da reivindicação de Tony Blair de ter 🧾 feito o Labour "a asa política do povo britânico". Mas pela simples aritmética da democracia parlamentar, a Grã-Bretanha foi revelada 🧾 à noite para ser substancialmente mais Starmer's país do que é conservador.
O caráter da mudança não é apenas um balanço 🧾 de pêndulo da direita para a esquerda, mas de ética política. A era de Downing Street capturada pela mania ideológica 🧾 chegou ao fim. Ele dá lugar a algo que não deveria sequer ser notável, mas virá como uma mudança refrescante 🧾 - a perspectiva, apesar de mais volatilidade ainda por vir, de um governo que realmente governa.
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Rafael Behr é 🧾 um colunista do Guardian
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