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Por sete sete loterias
12/02/2024 10h04 Atualizado 12/02/2024
Tapa-sexos medievais masculinos —
: Getty
via sete sete loterias
Mais ou menos no 😗 ano de 1536, o pintor suíço Hans Holbein, o Jovem, estava finalizando o desenho da virilha de Henrique 8º no 😗 seu famoso quadro do rei da Inglaterra.
Com um pincel fino nas mãos e uma paleta de aquarela ao lado, o 😗 artista enfrentava dificuldades para dar a devida proeminência ao volume nas calças do seu cliente.
Costuma-se dizer que, no desenho de 😗 Holbein – um rascunho em sete sete loterias tamanho natural para um mural que, um dia, cobriu toda a parede do Palácio 😗 de Whitehall, em sete sete loterias Londres –, o rei aparece majestoso e viril.
Os pés de Henrique 8º estão firmemente plantados a 😗 certa distância e suas duas mãos repousam sugestivamente abaixo da cintura. Tudo parece direcionar o observador para os genitais do 😗 rei, absurdamente desproporcionais.
Um relato da época afirma que a pintura final deixava todos que a viam "envergonhados e aniquilados".
Por um 😗 breve momento na Renascença, entre a invenção do microscópio, da imprensa e dos lápis (entre tantas outras tecnologias que sustentaram 😗 a sociedade moderna), homens da classe superior estavam mais preocupados em sete sete loterias promover outra inovação: o tapa-sexo.
Esses "belos palácios pessoais 😗 para o pênis", como chamou certa vez um escritor, consistiam de bolsos de tecido costurados sobre a genitália e almofadados 😗 para formar uma série bizarra de formatos sugestivos: espirais, esferas e linguiças voltadas para cima. Alguns tinham até rostos estampados.
Era 😗 uma oportunidade rara para que os homens dessem um toque de charme às suas partes íntimas. E muitos optavam por 😗 confecções de tecidos suntuosos, como seda, veludo e cetim, embelezados com joias, ouro e belos arcos – a verdadeira expressão 😗 da fertilidade masculina.
Mas para que serviam os tapa-sexos? E por que eles desapareceram?
Henrique 8º aparece em sete sete loterias seu retrato mais 😗 famoso coberto de peles, ouro e rubis. Mas o seu tapa-sexo é o que realmente chama a atenção —
: 😗 Alamy
Início recatado
No princípio, os tapa-sexos eram feitos de aço e acrescentados às armaduras, para ajudar a proteger a fertilidade dos 😗 cavaleiros no campo de batalha. Mas eles logo representaram uma solução prática para um problema constrangedor do dia a dia 😗 da época.
Até o final do século 15, era comum que os homens usassem uma longa túnica ou gibão – essencialmente, 😗 um vestido – com meias-calças cobrindo as pernas. Mas a moda logo mudou.
Os gibões gradualmente diminuíram de tamanho ao longo 😗 dos anos, até ficarem tão curtos que não cobriam mais a virilha. Isso era particularmente perigoso, já que as meias-calças 😗 que os homens vestiam na época eram separadas por perna, deixando espaços abertos que poderiam ser bastante reveladores.
"Basicamente, você colocava 😗 uma perna em sete sete loterias uma das meias e a amarrava ao gibão. E, depois, fazia o mesmo com a outra 😗 perna", explica a historiadora da Itália do início da Era Moderna Victoria Bartels, do Centro da Universidade de Syracuse em 😗 sete sete loterias Florença, na Itália.
Mas, com a moda das novas versões mais curtas de roupa, "meio que ficou uma área que 😗 precisava ser coberta", segundo ela.
O problema foi particularmente ilustrado no poema medieval Contos da Cantuária. No prólogo da história, um 😗 personagem conhecido como "a pessoa", reclama:
"Infelizmente, alguns deles mostram o volume das suas formas e os horríveis membros dilatados, que 😗 parecem a enfermidade da hérnia."
Os vãos abertos geraram um pânico moral. Padres recearam que a nova moda se tornasse irresistível 😗 para os "sodomitas" e levasse à corrupção dos jovens.
Tapa-sexos de cores contrastantes ajudavam os homens a fazer dos seus genitais 😗 o centro das atenções —
: Alamy
Os primeiros tapa-sexos eram triângulos de tecido soltos que eram introduzidos para cobrir as 😗 aberturas entre cada uma das pernas das roupas. Mas não demorou muito para que os homens aproveitassem essa nova vestimenta 😗 e começassem a incluir enchimentos.
Duas décadas depois, os triângulos soltos haviam se transformado em sete sete loterias objetos fálicos de proporções gigantescas.
Os 😗 primeiros aspirantes a conquistadores recheavam seus tapa-sexos com pelos de cavalos, tecido e palha. Às vezes, eles escondiam objetos úteis, 😗 como lenços e dinheiro.
Bartels chegou a encontrar relatos do seu uso para armazenar flores secas, mas apenas em sete sete loterias textos 😗 satíricos.
Das ruas de Florença, onde eram conhecidos como sacco, até Paris, onde receberam o nome francês braguettes, os jovens se 😗 exibiam comsete sete loteriasgenitália postiça, atraindo olhares para baixo aonde quer que fossem.
O que havia começado como um instrumento recatado 😗 passou a ser usado com o efeito oposto.
E o simbolismo dessa peça de roupa protuberante não se restringiu aos homens 😗 renascentistas que a usaram. A própria palavra em sete sete loterias inglês para designá-la – codpiece – vem de "cod", que, em 😗 sete sete loterias inglês arcaico, significava "escroto".
Um texto satírico encontrado por Bartels comparava a proteção oferecida pelos tapa-sexos (especialmente nas armaduras) com 😗 a fornecida pelas cascas de nozes e sementes. Afinal, da mesma forma que as "braguettes naturelles" (tapa-sexos naturais), eles ajudavam 😗 a garantir a propagação da nova geração.
Alguns homens da Renascença gostavam de enfeitar suas virilhas com pequenos laços —
: 😗 Alamy
O drama de Henrique 8º para ter um herdeiro legítimo o levou a criar um novo ramo do Cristianismo. Sua 😗 busca pela fertilidade também fazia com que o rei inglês usasse as associações figurativas do tapa-sexo ao máximo.
O mural no 😗 Palácio de Whitehall foi destruído em sete sete loterias um incêndio em sete sete loterias 1698, mas o desenho original sobreviveu e levou outros 😗 artistas a copiá-lo. Por isso, o tapa-sexo usado pelo rei pode ser visto até hoje em sete sete loterias dezenas de pinturas, 😗 transmitindo a quem o observa a mensagem de que Henrique 8º era mais do que capaz de produzir um herdeiro.
Duzentos 😗 anos depois dasete sete loteriasmorte, admiradores ainda podiam visitar a estátua de Henrique 8º na Torre de Londres e se 😗 maravilhar com asete sete loteriasfertilidade.
Na obra, uma efígie de madeira pintada era ornada com um manto de tecido flutuante e 😗 possuía um mecanismo secreto que revelava um tapa-sexo oscilante.
"Se você pressionar um ponto no chão com os pés, irá ver 😗 algo surpreendente em sete sete loterias relação a essa figura, mas não vou dizer mais do que isso", escreveu um visitante, segundo 😗 o livro Thrust: A Spasmodic Pictorial History of the Codpiece in Art ("Impulso: uma história pictórica espasmódica do tapa-sexo na 😗 arte", em sete sete loterias tradução livre).
As mulheres costumavam até inserir alfinetes na efígie, em sete sete loterias uma espécie de ritual para as 😗 ajudar a ter filhos.
Naquela época, essas atrevidas exibições de virilidade não eram algo incomum.
No portão frontal de ferro fundido da 😗 Capela Colleoni em sete sete loterias Bérgamo, na Itália, construída no final do século 15, fica o brasão dos Colleoni. Sobre ele, 😗 existem três formas parecidas com vírgulas.
Estas formas representam testículos. Acredita-se que eles tenham sido incluídos para exibir a força masculina 😗 da linhagem.
Também há uma similaridade entre o nome da família Colleoni e a expressão em sete sete loterias italiano coglioni, que faz 😗 referência aos testículos.
As próprias armaduras de Henrique 8º contavam com sugestivas protuberâncias —
: Alamy
Os homens também usavam adornos na 😗 região da virilha para transmitirsete sete loteriasbravura militar.
Inicialmente, os tapa-sexos realmente costumavam ser acrescentados às armaduras. Mas Bartels explica que 😗 a ascensão dessas peças coincidiu com as Guerras Italianas (1494-1559).
Durante esses conflitos, mercenários do norte da Europa saíram em sete sete loterias 😗 batalha em sete sete loterias nome da Espanha, França e Itália.
Um dos benefícios recebidos pelos soldados era a isenção das Leis Suntuárias, 😗 que determinavam até que ponto poderia chegar o desregramento de cada grupo social. E eles aproveitaram essa oportunidade no vestuário.
"Eles 😗 se vestiam de forma superchamativa... eles usavam esses enormes tapa-sexos", segundo Bartels. E assim se formou mais um laço entre 😗 o tapa-sexo e a cultura militar.
Mesmo para os seus contemporâneos, essas abertas e declaradas exibições de masculinidade, muitas vezes, eram 😗 objeto de grande ridicularização.
Segundo o historiador Will Fisher, no livro Materializing Gender in Early Modern English Literature and Culture ("Materialização 😗 do gênero na cultura e literatura inglesa do início da idade moderna", em sete sete loterias tradução livre), os humoristas da época 😗 entusiasmavam seu público com cenas sugestivas em sete sete loterias que um personagem parecia estar a ponto de revelar seus genitais... até 😗 que eles retiravam algo inesperado das calças, como uma laranja.
Outros objetos incomuns encontrados em sete sete loterias tapa-sexos fictícios incluíam "poemas, garrafas, 😗 guardanapos, pistolas, cabelos e até espelhos".
Alguns tapa-sexos eram mais provocativos que outros —
: Alamy
O tapa-sexo já estava em sete sete loterias 😗 declínio no final do século 16. Nessa época, as fontes disponíveis começam a se referir a ele como algo fora 😗 de moda, segundo Victoria Bartels.
Curiosamente, pouco antes desses volumosos acessórios começarem a desaparecer, eles passaram a ser reduzidos para assumir 😗 proporções diminutas.
"Você começa a ver outra tendência de moda chamada 'barriga de ervilha'", explica Bartels. Eram jaquetas distendidas e sem 😗 enchimento, que eram vestidas sobre a camisa, criando uma pretuberância na região da barriga. "Parece ridículo aos olhos modernos."
Elas costumavam 😗 ser acompanhadas de calções almofadados ou até em sete sete loterias forma de saias. Bartels explica que essa combinação ressaltava a mesma 😗 região do corpo que o tapa-sexo, já que ambos incorporavam os genitais.
Atualmente, poucas 'barrigas de ervilha' ainda sobrevivem.
Entre as que 😗 foram conservadas estão bojos metálicos de armaduras, um conjunto de lã e veludo que pertenceu a um conde sueco e 😗 seus filhos e um conjunto de peças que fazem parte do Museu de Londres, inicialmente classificadas como almofadas de ombro 😗 por um curador vitoriano, segundo a historiadora Lucy Worsley.
Além desses objetos remanescentes, podemos apenas observar a grandeza priápica dessa vestimenta 😗 perdida em sete sete loterias pinturas e esculturas da época.
Mas, embora os tapa-sexos renascentistas autênticos agora sejam raros, o entusiasmo do público 😗 por eles não desapareceu por completo.
Nos anos 1970 e 1980, bandas de rock como Jethro Tull e Kiss começaram a 😗 surpreender o público com versões de tapa-sexo com estampas de leopardo, de couro, cravejadas ou enfeitadas com rostos de demônios.
A 😗 banda Kiss chegou a tersete sete loteriasprópria costureira de tapa-sexos, até o encerramento da banda, no ano passado.
Os tapa-sexos também 😗 vêm marcando seu retorno na alta costura, como parte de uma tendência chamada "power dressing dos Tudor", e em sete sete loterias 😗 séries de TV históricas, como a britânica Wolf Hall.
Mas os produtores modernos ainda não conseguiram fazer tapa-sexos grandes como os 😗 de antigamente.
Leia a versão original desta reportagem (em inglês) no site sete sete loterias Future.
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