Como posso fechar/bloquear meu
Conta?
Bill Viola: Um Artista Que Descobriu o Poder da Vídeo Arte
Em 1957, numa férias sm sport bet família, Bill Viola caiu sm sport bet 🍊 um lago. Ele tinha seis anos. Sessenta anos depois, Viola, que morreu aos 73 anos, lembrou do evento. "Eu não 🍊 segurei o meu ponto de flutuação quando entrei na água e fui diretamente para o fundo", disse. "Experimentei a sensação 🍊 de flutuação e um sentido visual profundo que nunca esqueci. Foi como um sonho e azul e claro, e pensei 🍊 que estava no céu, pois era a coisa mais bonita que eu já havia visto." E então... "meu tio me 🍊 puxou para fora."
Parecia um começo promissor para uma carreira artística. No entanto, sm sport bet 1977, Viola começou uma série de cinco 🍊 obras intitulada The Reflecting Pool. Quatro anos após se formar na universidade, este foi o primeiro trabalho multipartes de seu 🍊 autor, cujos filmes o ocuparam por três anos. No filme título, um homem sem camisa - Viola - sai de 🍊 um bosque, caminha sm sport bet direção a um lago, finge pular e congela no ar. A piscina registrasm sport betentrada, não 🍊 obstante, seu surface se agita como se perturbada; o homem voador desvanece-se lentamente; e, após sete minutos longos, Viola emerge, 🍊 molhado, do lago e caminha de volta ao bosque. The Reflecting Pool foi influenciado pelo nearly-naufrágio de seu eu de 🍊 seis anos. Também foi clássico Viola, com suas características mais notáveis - lentidão, água, um sentido espiritual sagrado - recorrendo 🍊 sm sport bet seu trabalho dos próximos meio século.
Foi o brilho subaquático azul da tela de uma câmera de
Sony Portapak, 🍊 doada àsm sport betescola no Flushing, Nova York, que primeiro atraiu Viola para a mídia. Ele cresceu no subúrbio de 🍊 classe média baixa vizinho de Queens. Não era, lembrou Viola, uma casa culta, massm sport betmãe, Wynne (nascida Lee) "tinha 🍊 alguma habilidade e me ensinou um pouco a desenhar, então, quando eu tinha três anos, eu podia fazer barcos motorizados 🍊 bastante bons". Um ano antes desm sport betquase morte por afogamento, um desenho à mão de um tornado ganhou elogios 🍊 públicos desm sport betprofessora. Foi então, disse Viola, que ele decidiu ser um artista.
Seu pai, um gerente de serviço da 🍊 Pan Am transformado sm sport bet atendente de bordo, tinha outros planos. Temendo que uma educação artística deixasse seu filho desempregado, Viola 🍊 sênior insistiu que ele estudasse para um diploma de artes liberais na Syracuse, uma universidade respeitada sm sport bet Nova York. "E, 🍊 ao dizer isso", admitiu Viola, "ele me salvou."
Com sorte, a Syracuse, sm sport bet 1970, estava entre as primeiras universidades a promover 🍊 a experimentação sm sport bet novos meios de comunicação. Um colega havia montado um estúdio onde os projetos poderiam ser feitos usando 🍊 uma câmera de
. Inscrevendo-se nele, Viola foi convertido instantaneamente: "Algo sm sport bet meu cérebro disse que faria isso toda a 🍊 minha vida", lembrou. Ele passou o verão seguinte acertando o sistema de cabo de televisão da universidade, assumindo um emprego 🍊 como zelador sm sport bet seu centro de tecnologia para que pudesse passar as noites dominando o novo sistema de
a 🍊 cores.
Em 1972, ele criousm sport betprimeira obra de arte, Tape I, um estudo desm sport betprópria reflexão sm sport bet um espelho. 🍊 Isto, também, seria marca registrada Viola, fascinado pela capacidade simultânea da
de ver e ser visto, mas também por 🍊 sm sport betprópria imagem. O I no título da obra não era um número romano, mas um pronome pessoal.
Tape I e 🍊 trabalhos como este foram o suficiente para chamar a atenção de Maria Gloria Bicocchi, cujo estúdio pioneiro sm sport bet Florença, ART/TAPES/22, 🍊 fazia
s para artistas do Arte Povera. Quando Viola assumiu um emprego lá sm sport bet 1974, ele se encontrou trabalhando ao 🍊 lado de gigantes como Mario Merz e Jannis Kounellis. Em 1977,sm sport betreputação no pequeno, mas crescente mundo da arte 🍊 da
o levou a ser convidado a mostrar seu trabalho na La Trobe University sm sport bet Melbourne,sm sport betaceitação incentivada 🍊 pela oferta de voos grátis da Pan Am de seu pai.
A convite veio de La Trobe's diretor de cultura, Kira 🍊 Perov. O seguinte ano, Perov mudou-se para Nova York para estar com Viola, e eles se casaram sm sport bet 1978. Eles 🍊 permaneceram na casa sm sport bet Long Beach, Califórnia, que se mudaram há três anos, pelo resto de suas vidas casadas. Em 🍊 1980-81, o casal passou 18 meses no Japão, Viola trabalhando simultaneamente como o primeiro artista-em-residência nos laboratórios Atsugi da Sony 🍊 Corporation e estudando Zen Budismo.
Esta fusão do sagrado e profano tecnologicamente profano marcou o trabalho de Viola nas quatro décadas 🍊 seguintes. Viola listou "tradições espirituais orientais e ocidentais, incluindo Zen Budismo, Islãm Sufismo e Cristianismo místico" como influências sm sport betsm sport bet🍊 arte, embora o último deles fosse o mais aparente. Na universidade, ele disse, ele "odiava" os mestres antigos, e a 🍊 proximidade dos maiores deles sm sport bet Florença não mudou essa visão. Foi apenas com a morte desm sport betmãe sm sport bet 1991 🍊 que ele começou a sentir o peso da história da arte ocidental e a reconhecer sm sport bet seu próprio trabalho.
Depois de 🍊 lutar com um bloqueio criativo desde os anos 80, ele encontrou que o luto desm sport betmãe o libertou. Filmou 🍊 primeiro a mulher morrendo e então o seu corpo sm sport bet um caixão aberto. Este pé-de-filme seria usado sm sport bet uma obra 🍊 de 54 minutos intitulada The Passing, e então novamente no ano seguinte no Triptych de Nantes, suas três telas mostrando 🍊 simultaneamente uma mulher dando à luz, Viola's morrendo mãe e, entre eles, um homem submerso sm sport bet um tanque de água.
O 🍊 primeiro dos dois filhos de Viola e Perov havia nascido sm sport bet 1988. Triptych de Nantes foi, ou parecia ser, uma 🍊 meditação sobre o nascimento, a morte e a renascimento através do batismo. Se o assunto era tradicional, a forma de 🍊 Viola também o era. Suas referências aos mestres antigos se tornariam mais diretas ainda. Em 1995, Viola foi escolhido para 🍊 representar os EUA na Bienal de Veneza. Uma parte do trabalho que ele mostrou no pavilhão americano, Buried Secrets, tirou 🍊 abertamente de uma pintura de Jacopo da Pontormo da visitação da Virgem Maria àsm sport betprima idosa, Elizabeth.
Não é surpreendente 🍊 sm sport bet nossos tempos seculares, o assunto de Viola não foi universalmente popular. O mundo da arte estava particularmente dividido. Quando 🍊 seus
s foram exibidos entre a coleção permanente do National Gallery sm sport bet Londres sm sport bet uma exposição intitulada The Passions sm sport bet 🍊 2003, um crítico indignado o rotulou de "mestre do barulho exagerado, arte de grande orçamento, hocus-pocus de multidão, lágrimas e 🍊 religiosidade".
A associação sm sport bet 2024 de seu trabalho com desenhos de Michelangelo da Royal Collection no Royal Academy despertou o comentário 🍊 afiado do crítico do Guardian de que "a arte de Viola é tão do seu tempo que está morta na 🍊 água".
Predictavelmente, ele foi mais popular com o público sm sport bet geral, uma pesquisa sm sport bet uma retrospectiva de Viola no Grand Palais 🍊 sm sport bet Paris mostrando que os visitantes passaram uma média de duas horas e meia na exposição. Homens de igreja, também, 🍊 foram conquistados por seu trabalho, particularmente aqueles da Igreja da Inglaterra. Em 1996, o artista foi convidado a fazer uma 🍊 peça de
, The Messenger, para a Catedral de Durham. Em 2014, a primeira parte de uma comissão de dois 🍊 partes intitulada Martyrs e Mary foi instalada na Catedral de São Paulo, a segunda se juntando a ela dois anos 🍊 depois. O projeto, graças aos conflitos eclesiásticos, levou uma década para ser concluído. "A igreja funciona de uma maneira um 🍊 pouco lenta", observou Viola, com calma.
Esta calma e a religiosidade de seus temas podem ter levado os críticos a subestimar 🍊 a rigidez de seu trabalho. Goste ou não de seu arte, ele era um mestre dele. Sua apreciação da promessa 🍊 - e da ameaça - da tecnologia era profunda. Viola se desgostava da primitividade da
antiga, vendo cada desenvolvimento 🍊 na mídia como uma oportunidade a ser agarrada. Os retratos de close-up da série Passions, por exemplo, faziam uso da 🍊 tecnologia de tela plana quase como ela foi inventada.
Por outro lado, a natureza binária do mundo moderno o incomodava. "A 🍊 era dos computadores é uma época muito perigosa porque eles trabalham com 'sim' ou 'não', '1' ou '0'", se lamentou 🍊 Viola. "Não há talvez, talvez ou ambos. E acho que isso está afetando nossa consciência." A disseminação da
como 🍊 forma de arte não foi como a propagação da pintura a óleo pelos irmãos Van Eyck 500 anos antes, disse 🍊 Viola, a
tendo aparecido sm sport bet todos os lugares e ao mesmo tempo. Fiel a essas crenças, Viola não via 🍊 contradição sm sport bet tratar assuntos renascentistas e um sistema de crença renascentista com as últimas invenções da Sony.
"As duas estão realmente 🍊 muito próximas", disse. "Eu vejo a era digital como a junção do material e o espiritual sm sport bet um todo ainda 🍊 por ser determinado."
Em 2012, Viola foi diagnosticado com doença de Alzheimer precoce. Seu trabalho depois disso foi cada vez mais 🍊 feito com a ajuda de Perov, um fato que lhe deu uma nova poesia aos temas de memória e perda 🍊 que frequentemente corriam por ele.
Viola é sobrevivido porsm sport betesposa e seus filhos, Blake e Andrei, e por seus irmãos, 🍊 Andrea e Robert.
próxima:blaze original
anterior:casas de aposta dando bonus