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O milionário da criptomoeda Sam Bankman-Fried foi condenado a 25 anos de prisão por sete acusações de fraude fiscal. Mas, 🌝 o plano dele era imoral?

Porwww sportebet betprópria conta, Bankman-Fried pretendia acumular riqueza para causas filantrópicas: "ganhar para dar", na expressão 🌝 da comunidade do altruísmo eficaz, da qual ele era um apoiador. Bilbordes dawww sportebet betbolsa de criptomoedas, FTX, proclamavam: "Estou 🌝 dentro da criptomoeda porque quero ter o maior impacto global para o bem." Altruístas eficazes frequentemente defendem o utilitarismo, de 🌝 acordo com o qual devemos promover o maior equilíbrio líquido de benefícios sobre danos, por meios necessários. Em outras palavras, 🌝 estamos justificados www sportebet bet causar dano a alguns - por exemplo, por fraude fiscal - se os danos forem superados pelos 🌝 benefícios para outros. Conforme o juiz que o sentenciou: "Ele sabia que estava errado; ele sabia que era criminal." Mas 🌝 mesmo se ele soubesse da lei, Bankman-Fried pode não ter acreditado que estava fazendo algo de errado. Após todo, ele 🌝 planejava doar bilhões para ajudar aqueles www sportebet bet necessidade. Ele pode ter pensado que ele tinha a resposta para essa antiga 🌝 questão moral: se é OK causar dano para o bem maior.

Ideias filosóficas raramente vão à tona. O altruísmo eficaz é 🌝 um deles; outro é "o problema do bonde" - uma fonte de inúmeros memes nas redes sociais e um dispositivo 🌝 de enredo proeminente www sportebet bet The Good Place. O que se perde nos memes é por que o problema do bonde 🌝 importa. A questão não é gerar casos de incerteza moral cada vez mais abstrusos, mas precisamente investigar a encruzilhada de 🌝 Bankman-Fried.

No caso clássico, concebido pelo meu falecido colega Judy Thomson www sportebet bet 1976, você é um espectador www sportebet bet um interruptor que 🌝 desviará de um bonde de trilhos - www sportebet bet direção a cinco vítimas que certamente morrerão quando o atingi-los - para 🌝 uma via lateral com uma única vítima que será morta no lugar. Apresentações populares dele sugerem que a questão é 🌝 saber o que fazer: você deve virar o bonde para a via lateral ou não? Mas o problema do bonde 🌝 começa com o fato de que a maioria de nós tem pouca dúvida: você deve desviar o bonde para o 🌝 trilho lateral, tomando uma vida para salvar cinco. Este julgamento coloca pressão sobre aqueles que respondem "não" à encruzilhada de 🌝 Bankman-Fried - aqueles que acreditam que não é OK causar dano a alguns apenas porque esses danos serão superados por 🌝 benefícios para outros.

Mas por que, então, se estamos certos de virar o interruptor, é errado empurrar um transeunte na frente 🌝 do bonde www sportebet bet alta velocidade, trazendo-o a um fim? Ou para um médico transplantar matar um paciente inocente e usar 🌝 seus órgãos para salvar cinco vidas - ambos dos quais a maioria de nós considera grossamente imorais? Para décadas, eticistas, 🌝 incluindo Thomson, lutaram para conciliar nossos julgamentos contrastantes quando se trata de virar o interruptor www sportebet bet vez de empurrar o 🌝 transeunte ou matar o paciente: www sportebet bet cada caso, tomamos uma vida para salvar cinco. Se não pudermos identificar uma diferença 🌝 moral significativa, devemos concluir que, desde que seja OK virar o interruptor, é OK empurrar o transeunte ou matar o 🌝 paciente depois de todo. Esta conclusão leva inevitavelmente a uma visão moral mais utilitária, na qual está bem causar dano 🌝 www sportebet bet serviço do bem maior. E permite uma defesa moral de Bankman-Fried. Ele pode ter mal calculado danos e benefícios, 🌝 riscos e recompensas, mas havia um argumento filosófico respeitável de seu lado.

A volta emocionante nesta história é que Judy Thomson 🌝 acabou mudando de ideia. Em um artigo publicado www sportebet bet 2008, ela questionou a ideia de que é certo virar esse 🌝 interruptor, tomando uma vida para salvar cinco. Seu argumento gira www sportebet bet torno de uma variante do caso clássico www sportebet bet que 🌝 você tem uma opção adicional: além de desviar o bonde para um trilho com uma única vítima, você pode desviá-lo 🌝 www sportebet bet si mesmo. A visão de Thomson é que você não é obrigado a sacrificarwww sportebet betvida, mas se você 🌝 não o fizer, então você não pode então virar o bonde www sportebet bet alguém, sacrificando-os no lugar. Se você não estaria 🌝 disposto a darwww sportebet betvida para salvar os cinco, como você pode justificar a decisão de tomar a deles? Esta 🌝 questão tem força mesmo quando o auto-sacrifício não é uma opção, como no caso com o qual começamos: a ausência 🌝 de uma opção que você não tomar não deve afetarwww sportebet betescolha entre as opções que permanecem.

A mensagem da reviravolta 🌝 de Thomson é que, www sportebet bet vez de enfraquecer nossa relutância www sportebet bet causar dano, uma reflexão cuidadosa sobre o problema do 🌝 bonde deve fortalecê-lo. Não há diferença moral entre virar o interruptor no caso original do problema do bonde e empurrar 🌝 um transeunte na frente do bonde, não porque ambas as ações estão certas, mas porque - apesar de um senso 🌝 comum - ambas as ações estão erradas. Nós não devemos virar esse interruptor porque nós geralmente não estamos dispostos a 🌝 sacrificar nós mesmos.

Há situações www sportebet bet que está OK causar dano a alguns para o benefício de outros: atuar www sportebet bet defesa 🌝 própria, por exemplo. Mas não é permitido fazê-lo sempre que os benefícios ultrapassem os danos. Nós não devemos permitir que 🌝 algum futuro Bankman-Fried justifique suas ações apelando para o bem maior.

Leitura adicional

  • Would You Kill the Fat Man? O Problema 🌝 do Bonde e O Que Sua Resposta Nos Diz Sobre o Certo e o Errado por David Edmonds (Princeton, £12.99)

  • Justiça: 🌝 O Que É a Coisa Certa a Fazer? por Michael J Sandel (Penguin, £10.95)

  • Direitos, Restituição e Risco: Ensaios www sportebet bet Teoria 🌝 Moral por Judith Jarvis Thomson (Harvard, £37.95)


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